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Foram encontradas 697 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Copeiro , Cesgranrio , Legalle Concursos , Fund. Dom Cintra , Quadrix , Unicentro , Décio Terror , Aeronáutica , IF - GO , GS Assessoria e Concursos , CEV-URCA , Asconprev , Instituto Consulplan , FAPEC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , COPEVE - UFAL , cesgren , Marinha , Fundação CEFETMINAS , Questão Inédita , UNIOESTE , IF MT , GUALIMP , MS Concursos , Dédalus Concursos & Treinamentos , AGIRH , CIESP , ASSCONPP , Instituto Excelência , FAU , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , COPS - UEL , CESPE/CEBRASPE , MetroCapital Soluções , Fundação Cesgranrio , SELECON , UniREDENTOR , Alternative Concursos , IF TO , IADES , NBS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , UFES , Colégio Pedro II , AV MOREIRA , Instituto IASP , FAUEL , Coseac , Ministério Público Goiás , Fundação FAFIPA , Simulado FCC , Universidade Federal de Alfenas , Alternative Concursos Ltda , IF-PE , IBADE , Nosso Rumo , Enfermeiro - Oncologia , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UFMG , COMPERVE , Avança SP , Instituto Quadrix , FCC , COTEC , MPE-GO , FUNDATEC , Técnico Administrativo - Inglês , Universidade Federal de Uberlândia - MG , AMAUC , IGEDUC , IBAM , NUCEPE , ESAF , Prefeitura Municipal de Picos - PI , UFMT , COMVEST , Big Advice , Instituto Tupy , FCM , CPCON , FUNDEP , UDESC , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Exército Brasileiro , AMEOSC , IMPARH , IBFC , Objetiva Concursos LTDA , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , UFPEL , CONSULPAM , BIO-RIO , Instituto Unifil , FEPESE , Crescer Consultoria , ACAFE , IDECAN , FUNDEPES , UECE CEV , Unoesc , FACET Concursos , AMIGA PÚBLICA , INAZ do Pará , IBGP , OMNI Concurso Públicos , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FGV , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , UFPR , Consulplam , CCV-UFC , UPE , CS-UFG , ACAPLAM , IDECAN. , Funrio , UEPB , FADESP , ANPAD , INEP , IDCAP , PM-MG , CECIERJ , IOPLAN , FSPSS , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , UFRR , Consulplan , UERJ , UPENET/IAUPE , DAE-Bauru , ACCESS Seleção , IDESUL , FURB , AOCP , Instituto Access , Prefeitura de Ipira - SC , CEPERJ , IPEFAE , FUMARC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFU-MG , CONSULTEC , UERJ. , URI , de , ACEP , IDIB , FUVEST , CETREDE , Aprender-SC , Instituto Ânima Sociesc , Faepesul , Prefeitura de Lontras - SC , CEPS-UFPA , Itame Consultoria e Concursos , FUNCERN , PS concursos , Unesc , CONTEMAX , UERR , VUNESP , décio , ADVISE , IESES , GANZAROLI , CEV , Aroeira , Instituto AOCP , FAFIPA , Prefeitura de Santa Bárbara - MG Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Um artigo sobre a vida eclesiástica trazia em seu texto três afirmações em sequência:
- Os religiosos levam uma vida sóbria e isenta de preocupações com a família;
- A vida sóbria e isenta de preocupações com a família a torna apta para trabalhos intelectuais;
- A aptidão para trabalhos intelectuais torna essa vida própria ao ensino.

A conclusão lógica que o artigo deve tirar dessas premissas é:
  • A: todos deviam levar uma vida como a dos religiosos;
  • B: os trabalhos intelectuais só devem ser feitos por religiosos;
  • C: a educação deve levar os alunos a uma vida sóbria;
  • D: a vida isenta de preocupações é própria para a educação;
  • E: os religiosos devem dedicar-se ao ensino.

Uma piada da internet conta que “Na minha cidade, havia um sujeito tão magro que, para ter certeza de que havia entrado no Banco, ele devia passar duas vezes pela mesma porta giratória”.
Essa piada se apoia em um caso de linguagem figurada denominado:
  • A: metáfora, porque mostra uma comparação;
  • B: hipérbole, porque contém um exagero;
  • C: eufemismo, porque traz a atenuação de uma ideia ruim;
  • D: gradação, porque se apoia numa sequência de termos;
  • E: ironia, porque afirma algo por meio do seu contrário.

Observe o seguinte texto retirado de uma seção de piadas de uma revista: “Já que o vento da janela incomodava tanto você, por que você não trocou de lugar com a pessoa que estava em frente? Eu teria feito isso, mas o assento estava vazio.”

O humor dessa piada se apoia na ausência de uma característica textual, que é:
  • A: a coerência;
  • B: a intertextualidade;
  • C: a coesão;
  • D: a correção;
  • E: a relevãncia.

Muitas vezes, as alegações presentes num raciocínio apresentam deficiências argumentativas. Numa redação escolar, havia o seguinte segmento:
“Napoleão só podia mesmo perder a batalha em Waterloo, pois estava gripado, febril, como pude ver num filme de produção americana”.

O problema dessa alegação é que ela:
  • A: não estabelece uma relação lógica entre os fatos;
  • B: contraria as informações históricas;
  • C: se apoia em fato de pouca credibilidade: um filme;
  • D: mostra uma afirmação sem referências;
  • E: se apoia exclusivamente em opiniões pessoais.

A afirmativa abaixo que mostra uma contradição interna é:
  • A: O casal tem dois filhos, mas a menina é mais inteligente que o menino;
  • B: Eu adoro passear sozinho; meu amigo João também, por isso podemos passear juntos;
  • C: Para passar o tempo, os guardas penitenciários jogam cartas durante o expediente;
  • D: O jornaleiro não estava vendendo jornais ontem porque o distribuidor não os entregou em sua banca;
  • E: Os alunos reclamaram das notas de comportamento que lhes foram atribuídas, sem qualquer explicação.

“De acordo com o jornal Deming Headlight, uma brasileira morreu de fome e sede ao tentar entrar clandestinamente nos Estados Unidos. Agentes da fronteira do estado do Novo México encontraram o corpo dela nessa semana.



A família da vítima confirmou ao jornal O Globo que ela se chama Lenilda dos Santos e tinha 49 anos. De acordo com o relato dos familiares, ela cruzou a fronteira dos EUA com o México, no entanto, acabou ficando para trás, sem água nem comida em pleno deserto, porque ficou cansada. O grupo prometeu que voltaria para dar ajuda, porém isso não aconteceu.



Lenilda ainda conseguiu falar com a família por mensagens de celular, inclusive com compartilhamento de localização. Ela parou de responder e, então, eles solicitaram ajuda às autoridades do Novo México, estado no sudoeste dos EUA.” (Catraca Livre, 17/09/2021)

A frase abaixo, retirada do texto, que mostra um erro gramatical é:
  • A: A família da vítima confirmou ao jornal O Globo que ela se chama Lenilda dos Santos e tinha 49 anos”;
  • B: “De acordo com o relato dos familiares, ela cruzou a fronteira dos EUA com o México, no entanto, acabou ficando para trás, sem água nem comida em pleno deserto”;
  • C: “Lenilda ainda conseguiu falar com a família por mensagens de celular, inclusive com compartilhamento de localização”;
  • D: “O grupo prometeu que voltaria para dar ajuda, porém isso não aconteceu”;
  • E: “Agentes da fronteira do estado do Novo México encontraram o corpo dela nessa semana”.

"Neste mês, os incêndios florestais aumentaram de forma significativa em praticamente toda Minas Gerais, com o forte calor e a vegetação seca dificultando o combate e favorecendo a expansão das chamas. Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.
Sem chuva há seis meses em Francisco Sá, no Norte de Minas, uma lagoa que tinha mais de um hectare de lâmina d'água foi reduzida a uma poça de lama.
O flagelo da seca se soma aos impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19, com redução da renda no campo devido à interrupção das feiras livres, que serviam como opção de venda da pequena produção da agricultura familiar.” (Estado de Minas, Luiz Ribeiro 20/09/2021)

O problema citado no texto, que é decorrente da pandemia da Covid-19, é:
  • A: a interrupção das feiras livres;
  • B: a falta de água generalizada;
  • C: o agravamento da longa estiagem;
  • D: o aumento intenso do calor;
  • E: a falta de vagas nos hospitais.

“Neste mês, os incêndios florestais aumentaram de forma significativa em praticamente toda Minas Gerais, com o forte calor e a vegetação seca dificultando o combate e favorecendo a expansão das chamas. Mas, nesse período, um antigo problema decorrente da longa estiagem também se agravou: a falta de água para o abastecimento humano.
Sem chuva há seis meses em Francisco Sá, no Norte de Minas, uma lagoa que tinha mais de um hectare de lâmina d'água foi reduzida a uma poça de lama.

Considerando ser essa uma notícia de jornal, há uma série de problemas citados nos parágrafos do texto, mas o mais relevante deles é:
  • A: a dificuldade de combater as chamas;
  • B: uma lagoa ter-se reduzido a uma poça de lama;
  • C: a expansão dos incêndios;
  • D: a falta de água para o abastecimento;
  • E: a redução da renda no campo.

"Também conhecida como esteatose hepática, ela é uma inflamação do fígado que se caracteriza pela presença de esteatose (acúmulo anormal de gordura em um órgão) associada a evidências de agressão hepática, que é quando as veias do fígado ficam obstruídas, dificultando o fluxo sanguíneo.
Uma das causas da gordura no fígado está relacionada a hábitos pouco saudáveis, como uma alimentação rica em gordura e açúcar e sedentarismo. Então, pessoas com obesidade, colesterol ou triglicerídeos altos, hepatite B ou C crônica, que fazem uso de medicamentos que contribuem para o acúmulo de gordura no fígado, ficam mais vulneráveis, diz um nutricionista.” (Boa Forma, 18/09/2021)

O primeiro parágrafo desse texto dá uma série de informações sobre a gordura no fígado.

A informação que está presente nessa série é:
  • A: outros nomes dados à mesma inflamação;
  • B: associação da inflamação a outro fato;
  • C: as causas da inflamação;
  • D: as consequências permanentes da inflamação;
  • E: o processo indicado para combater esse mal.

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