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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: AGIRH , CETREDE , SELECON , IF MT , FUNDATEC , Unoesc , NBS , Instituto Excelência , IBAM , ASSCONPP , CONTEMAX , MetroCapital Soluções , FCM , UFPR , CESPE/CEBRASPE , décio , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Alternative Concursos , CEV , Simulado FCC , IF TO , FUNDEP , UPE , Nosso Rumo , Instituto IASP , IBFC , AV MOREIRA , Copeiro , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFRR , Décio Terror , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Alternative Concursos Ltda , CEV-URCA , Técnico Administrativo - Inglês , IF-PE , FUNDEPES , UPENET/IAUPE , NUCEPE , Instituto Quadrix , IBGP , Avança SP , COPEVE - UFAL , MPE-GO , FGV , UFU-MG , Dédalus Concursos & Treinamentos , Prefeitura Municipal de Picos - PI , AMAUC , CIESP , UDESC , IGEDUC , Funrio , URI , COPS - UEL , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Tupy , IDCAP , Big Advice , FSPSS , Unesc , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , AMEOSC , Colégio Pedro II , UECE CEV , IMPARH , FURB , VUNESP , BIO-RIO , Coseac , OMNI Concurso Públicos , Instituto Unifil , IDECAN , FUMARC , Unicentro , ACAFE , Enfermeiro - Oncologia , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , AMIGA PÚBLICA , COMPERVE , UEPB , INAZ do Pará , FUVEST , CCV-UFC , COTEC , PM-MG , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IDECAN. , FUNCERN , UNIOESTE , ACAPLAM , ESAF , INEP , GANZAROLI , ANPAD , COMVEST , UERJ , CECIERJ , CPCON , Prefeitura de Ipira - SC , IOPLAN , FAFIPA , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , IDESUL , Fund. Dom Cintra , UniREDENTOR , ACCESS Seleção , Exército Brasileiro , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , AOCP , CONSULPAM , UERJ. , CEPERJ , Crescer Consultoria , Prefeitura de Lontras - SC , IPEFAE , FAPEC , UFES , PS concursos , IDIB , Fundação CEFETMINAS , Universidade Federal de Alfenas , ACEP , FACET Concursos , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , Aprender-SC , Consulplam , UERR , CEPS-UFPA , CS-UFG , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Itame Consultoria e Concursos , FAU , UFMG , FADESP , Quadrix , IESES , Fundação Cesgranrio , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ADVISE , Instituto AOCP , IADES , Aroeira , Consulplan , Cesgranrio , DAE-Bauru , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Legalle Concursos , FAUEL , UFMT , Aeronáutica , Questão Inédita , IF - GO , Fundação FAFIPA , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto Consulplan , IBADE , Asconprev , CONSULTEC , MS Concursos , cesgren , de , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Marinha , FCC , UFPEL Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

O texto é uma notícia de jornal. Da sua leitura, infere-se que o objetivo do autor é:
  • A: comprovar a existência de médicos e pacientes preconceituosos no Brasil.
  • B: esclarecer a população sobre o trabalho de médicos com deficiência.
  • C: conscientizar pacientes e médicos para o combate ao preconceito por meio de um texto informativo.
  • D: provocar a existência de um novo Código de Ética Médica para o atendimento de pessoas com deficiência.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

As aspas, no texto em análise, têm como função:
  • A: exprimir ironia conferindo destaque a uma palavra ou expressão empregada fora de seu contexto habitual.
  • B: abrir e fechar citações diretas.
  • C: delimitar o título de outros textos.
  • D: ressaltar a ocorrência de empréstimos linguísticos (estrangeirismos) no texto.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Qual fragmento de texto, se reescrito sem o acento indicador de crase, mantém a obediência à norma padrão da Língua Portuguesa?
  • A: Foram 11 meses de recuperação motora após à cirurgia.
  • B: Dos pacientes, a receptividade tendeu à ser outra:
  • C: Ali, alterna entre uma cadeira de rodas elétrica e outra manual e atende os pacientes em uma maca adaptada à sua altura.
  • D: Três deles disseram à Silva que ele devia estar fazendo sessões de fisioterapia, e não frequentando a faculdade.



O SEI apresenta diferentes tipos de documentos pré-formatados. Dentre eles, os mais usados são o ofício e despacho administrativo.

Em relação ao signatário desses gêneros textuais e excluindo as comunicações assinadas pelo Presidente da República, as comunicações oficiais devem informar:
  • A: o cargo da autoridade destinatária da comunicação, grafado em letras maiúsculas na parte inferior de cada página, se a comunicação tiver mais de uma página.
  • B: o cargo da autoridade que expede o documento, redigido com letras maiúsculas, incluindo as preposições que ligam as palavras do cargo.
  • C: o nome da autoridade que as expede, grafado em letras maiúsculas, sem negrito e não se deve usar linha acima do nome do signatário.
  • D: o nome e o cargo de quem as expede, grafados com as iniciais maiúsculas, alinhando-os à esquerda.

No serviço público, o texto de uma comunicação oficial exige padronização, clareza, concisão. Além disso, especificamente na parte introdutória do texto, é preferível:
  • A: informar o motivo da comunicação e utilizar a forma direta: “Informamos”, “Solicitamos”, “Comunicamos”.
  • B: evitar o uso das formas: “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que.” E preferir empregar a forma direta: “Informo”, “Solicito”, “Comunico.”
  • C: detalhar o assunto apresentando diferentes ideias num mesmo parágrafo.
  • D: referenciar o destinatário destacando a importância de seu papel na instituição.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Na oração “A criança não era nem divertida nem agradável”, ocorre um recurso de estilo caracterizado:
  • A: pela omissão de um verbo já anteriormente expresso.
  • B: pela simples negação de um atributo infantil.
  • C: pela oposição entre duas qualidades.
  • D: pela inversão da ordem sintática.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Em relação ao trecho “outro sentimento da infância que estudamos no capítulo anterior”, o vocábulo que desempenha o mesmo papel coesivo na passagem:
  • A: “que repugna à razão sadia”.
  • B: “e que se fizesse delas homens racionais e cristãos”.
  • C: “não é mais do que o esboço grosseiro do homem racional”.
  • D: “Mas esse interesse impunha que se desenvolvesse nas crianças uma razão ainda frágil”.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

“Pois não convinha ao adulto se acomodar à leviandade da infância”. Nesse trecho, o sujeito da oração principal é:
  • A: a expressão ao adulto.
  • B: a oração subordinada se acomodar à leviandade da infância.
  • C: elíptico, pois não aparece explicitamente na oração.
  • D: indeterminado, pois não é possível determiná-lo sintaticamente.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

No trecho “apego à infância e à sua particularidade”, quanto ao emprego do acento indicador de crase, tem-se:
  • A: dois casos de uso facultativo desse sinal.
  • B: dois casos de uso obrigatório desse sinal.
  • C: um caso de uso obrigatório e outro facultativo, respectivamente.
  • D: um caso de uso facultativo e outro obrigatório, respectivamente.

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