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Foram encontradas 14 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Legalle Concursos , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Crescer Consultoria , IBADE , FACET Concursos , UNIOESTE , FCC , IF - GO , Aroeira , UDESC , FUNDATEC , Instituto Consulplan , Cesgranrio , Objetiva Concursos LTDA , Consulplam , Marinha , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CS-UFG , IBAM , UECE CEV , FADESP , UniREDENTOR , FCM , IF MT , Asconprev , FUNDEP , Instituto Excelência , cesgren , OMNI Concurso Públicos , Consulplan , IBFC , MetroCapital Soluções , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , DAE-Bauru , UFES , UEPB , Universidade Federal de Alfenas , FEPESE , IF TO , ASSCONPP , FUNDEPES , Instituto IASP , CESPE/CEBRASPE , PM-MG , CONSULTEC , IBGP , Ministério Público Goiás , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , de , UFMG , AV MOREIRA , UERJ , CETREDE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , FGV , IF-PE , Funrio , Instituto Quadrix , Prefeitura de Ipira - SC , CONTEMAX , IDCAP , MPE-GO , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , décio , UFMT , IGEDUC , Avança SP , UERJ. , CEV , Universidade Federal do Piauí - UFPI , FSPSS , Copeiro , FURB , Instituto Tupy , Prefeitura de Lontras - SC , AMAUC , PS concursos , Décio Terror , UFPEL , IMPARH , Big Advice , UERR , CEV-URCA , Unoesc , FUMARC , COPEVE - UFAL , FUVEST , Instituto Unifil , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , UFPR , Faepesul , IDECAN , AMEOSC , Quadrix , Dédalus Concursos & Treinamentos , INAZ do Pará , BIO-RIO , CIESP , UPE , FUNCERN , COPS - UEL , GANZAROLI , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , UFRR , FAFIPA , IDECAN. , AMIGA PÚBLICA , Questão Inédita , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fund. Dom Cintra , INEP , CCV-UFC , MS Concursos , Colégio Pedro II , UPENET/IAUPE , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Coseac , GS Assessoria e Concursos , IOPLAN , ACAPLAM , UFU-MG , FAPEC , IDESUL , ANPAD , SELECON , Enfermeiro - Oncologia , Fundação CEFETMINAS , Instituto Access , CECIERJ , NBS , COMPERVE , URI , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , COTEC , GUALIMP , IPEFAE , Unesc , FAU , IDIB , AOCP , Simulado FCC , ESAF , Fundação Cesgranrio , Instituto Ânima Sociesc , CEPERJ , Nosso Rumo , COMVEST , VUNESP , Itame Consultoria e Concursos , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CPCON , IADES , Exército Brasileiro , Unicentro , FAUEL , IESES , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , Fundação FAFIPA , Instituto AOCP , CEPS-UFPA , NUCEPE , CONSULPAM Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstuma de Brás Cubas, ao autor, Machado de Assis e ao estilo literário a que pertencem.

( ) Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, como em outros romances machadianos, evidenciam-se características que fazem parte dos seres humanos, e que o autor procurou retratar de modo realista: o amor, a vaidade, a ditadura da aparência, o conflito entre o bem e o mal.
( ) Machado de Assis escreveu, primeiramente, dentro dos preceitos românticos e, em uma segunda fase, suas obras caracterizam-se pela estética realista. É nessa segunda fase que se encontram algumas obras-primas do autor: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Memorial de Aires e Iaiá Garcia.
( ) O Romance Memórias Póstumas de Brás Cubas introduziu no Brasil, em 1881, a estética Realista, configurando a obra a base para a estética Naturalista.
( ) A estética literária do Realismo, de que Machado de Assis é o principal representante, tem como objetivo o ataque à ordem social, a ênfase à força hereditária e a compreensão da natureza humana.
( ) Um dos recursos estilísticos de que Machado de Assis se utiliza em suas obras, tanto quando narrador ou como na voz do autor é a conversa direta com o leitor, chamando a atenção ao que parece ser fundamental na construção da narrativa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • A: V – F – V – F – V
  • B: F – V – F – V – F
  • C: V – F – F – F – V
  • D: F – F – F – V – V
  • E: V – F – F – V – V

Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, ao Texto 5 e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Nas estruturas “para dá-las à morte” (linhas 5 e 6) e “vinham umas sobre outras, à semelhança” (linha 17) o acento indicativo da crase é obrigatório somente na primeira, porque a regência do verbo dar é transitiva direta e indireta
( ) Da leitura da obra, infere-se que o personagem Brás Cubas, pela posição que ocupa, a de “defunto-autor”, poderá retratar o mundo real e o mundo imaginário, o mundo que existe e o mundo do delírio, pois não precisará responder a questionamentos.
( ) No segmento “sentado entre dois sacos, o da vida e da morte” (linha 5) tem-se a figura de linguagem antítese.
( ) Da leitura do período “se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca” (linhas 11 e 12), percebe-se que o personagem Brás Cubas tinha como meta atingir os objetivos por ele traçados e que, para isso, o tempo era fundamental.
( ) Em “Invenções há, que se transformam ou acabam” (linha 13) o verbo haver está no singular porque é impessoal enquanto a palavra que o precede, invenções, na sintaxe, tem a função de objeto direto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • A: F – V – V – F – V
  • B: V – V – V – F – V
  • C: F – F – V – V – F
  • D: V – V – V – F – F
  • E: F – F – F – V – V

Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, e ao Texto 5.

I. Da leitura da obra, percebe-se que, além da ironia, há também pessimismo exacerbado em relação às atitudes dos homens e desencantamento pela vida, evidenciados, principalmente, no capítulo que encerra a narrativa.
II. Da leitura da obra, infere-se que Brás Cubas desejou criar o “Emplasto Universal Brás Cubas”, principalmente, porque este lhe traria a glória e o reconhecimento social.
III. Em “esse tique-taque soturno” (linha 3) e “devotas que se abalroam” (linha 18), os vocábulos destacados podem ser substituídos por sombrio e vão ao encontro de e, ainda assim, mantêm-se o sentido e a coerência no texto.
IV. Embora a obra pertença à corrente realista, a narrativa apresenta personagens com particularidades românticas, sonhadoras, em busca de um grande amor e dotadas de um grande senso de religiosidade, como se observa nas personagens Eugênia e Marcela.
V. O fato de a narrativa ser em primeira pessoa confere à obra um tom confessional e, desse modo, o personagem Brás Cubas dita o ritmo das memórias e das experiências por ele vivenciadas.

Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
  • B: Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
  • C: Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • D: Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
  • E: Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

Em relação ao Texto 4, assinale a alternativa incorreta.
  • A: Da leitura da estrutura “Perguntou, inicialmente, se desejava perfumes e lenços finos” (linhas 16 e 17), infere-se que Marcola não podia questionar diretamente Falma sobre o segredo das cantoras paralíticas, devendo usar da “malandragem” de vendedor.
  • B: Nas estruturas “se desejava perfumes” (linha 17) e “Retirou-se após a insistência” (linha 17) as palavras destacadas são, morfologicamente, conjunção subordinativa integrante e índice de indeterminação do sujeito, na sequência.
  • C: As palavras “rendoso” (linha 9), “envelhecem” (linha 10), “beleza” (linha 11) e “desconfianças” (linha 12) quanto à formação de palavras são, sequencialmente, derivação sufixal, derivação parassintética, derivação sufixal e derivação prefixal.
  • D: Em “Procurou-a, pela manhã” (linha 16) a palavra destacada, na morfossintaxe, é pronome pessoal oblíquo e objeto direto.
  • E: A ambiguidade está relacionada ao modo como os elementos de uma frase estão organizados, podendo possibilitar mais de uma interpretação, como ocorre, por inferência, em “o velho meneava a cabeça num ritmo alegre, contando para o animal de estimação, uma

Analise as proposições em relação ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto 4, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Nas estruturas “em virtude do raro talento que as domina” (linha 5) e “no quartinho onde costurava e bordava” (linha 16), as palavras destacadas, na morfologia, são pronomes relativos e têm como antecedentes, respectivamente, talento e quartinho.
( ) Da leitura do conto, pode-se, por inferência, fazer a analogia entre a paralisia das cantoras e a juventude eterna delas, como se ambas – paralisia e eternidade – não se movessem, não passassem por modificações, ficando sempre do mesmo modo.
( ) Em “Marcola que, segundo contam, há muito viera” (linhas 8 e 9) a palavra destacada pode ser substituída por desde que e, ainda assim, mantêm-se o sentido e a coerência no texto, pois tanto segundo como desde que, na morfologia, são conjunções subordinativas temporais.
( ) No conto, o fantástico e o maravilhoso transparecem em várias passagens, como ocorre no seguinte segmento: “Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter os habitantes em absoluto silêncio durante o longo período das canções” (linhas 6 e 7).
( ) As palavras “lugarejo” (linha 9), “quartinho” (linha 16), “viajante” (linha 8) e “comprador” (linha 10) apresentam sufixos que designam, sequencialmente, diminutivo, diminutivo, profissão e agrupamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • A: V – F – F – V – V
  • B: V – V – V – V – F
  • C: F – V – F – V – F
  • D: F – F – V – F – V
  • E: V – V – F – V – F

Analise as proposições em relação à obra Os milagres do cão Jerônimo, ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto 4, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Da leitura do fim do conto, infere-se que Marcola, o viajante, apresenta-se cantando no palco, paralítico, porque desvendou o segredo das cantoras paralíticas.
( ) Muitos contos da obra de Péricles Prade assemelham-se aos contos de fadas, às fábulas e, como estas, também, encerram ensinamentos morais. Assim, no conto As nove cantoras paralíticas, o ensinamento é dado pelo seguinte adágio: o tempo é inimigo da perfeição.
( ) No período “Preocupado, pois justo é o receio de provocar desconfianças” (linha 12) a palavra destacada pode ser substituída por porque, não comprometendo o sentido e a coerência no texto, uma vez que “porque” exercerá, também, a função de conjunção coordenativa explicativa.
( ) No conto, Falma, a mulher que revela ao viajante o segredo das cantoras paralíticas, é expulsa da aldeia e amaldiçoada para sempre.
( ) No segmento “em virtude do raro talento que as domina. Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter” (linhas 5 e 6), as palavras destacadas são, na morfologia, sequencialmente, pronome pessoal oblíquo, preposição, artigo definido e artigo definido.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  • A: V – F – V – F – V
  • B: V – V – V – F – V
  • C: V – F – F – V – V
  • D: F – F – V – V – V
  • E: F – V – F – F – V

Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, e ao Texto 3 – SUJEITO INDIRETO.

I. A leitura do poema evidencia uma metalinguagem com duplicidade irônica, pois apresenta uma contestação aos elementos da construção gramatical, e, em consequência desta contestação, desvela um eu poético desiludido.
II. A obra de Leminsky está entre a oralidade e o rigor da construção formal, pois utiliza vários recursos estilísticos, provérbios, humor, trocadilhos da cultura popular, recursos visuais de publicidade, entre outros. No entanto, o poeta também valoriza recursos do poema tradicional – as rimas, essência para a estrutura rítmica dos seus poemas.
III. O poeta faz um jogo de palavras em relação ao título e à inversão do título, no verso 12, como forma de recuperar o sentido mais amplo que o poeta tenciona dar ao poema – uma tentativa de resgatar a essência do poema – a poesia.
IV. Da leitura dos versos “Quem dera eu visse o outro lado, / o lado de lá, lado meio” deduz-se que o poeta está se referindo a um enigma, ou seja, a incógnita que a vida representa.
V. A repetição da estrutura “Quem dera”, nos versos um, cinco e nove, reflete o probabilismo de contestação e o descontentamento do eu-poético no mundo atual, razão pela qual o poeta usa o verbo no pretérito mais que perfeito.

Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
  • B: Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  • C: Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
  • D: Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • E: Todas as afirmativas são verdadeiras.

Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, ao Texto 3 – SUJEITO INDIRETO, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O poeta Leminski desenvolveu apurada sensibilidade para o haicai – poema de origem japonesa, demarcado pela concisão e objetividade; a obra Melhores poemas também está pinçada por este tipo de poema.
( ) Na obra de Leminsky também se identificam características da poesia brasileira da segunda fase do Modernismo, a exemplo, o discurso poético com versos livres ou metrificação em oposição à sintaxe normativa.
( ) O poeta Leminsky, poeta de vanguarda, criou poemas dentro dos princípios que norteiam o Concretismo – movimento poético brasileiro da década de 50; pois sua produção poética é marcada apenas pelo apelo à comunicação não-verbal.
( ) Da leitura do poema, depreende-se a ironia do poeta em relação à gramática, pois ele questiona a funcionalidade do conhecimento da gramática e a aplicabilidade dela, em especial, quanto às nomenclaturas.
( ) O poema comprova que o poeta está dividido entre a subjetividade e a objetividade, no momento em que leva o eu poético à reflexão da própria existência, baseando-se em termos gramaticais e matemáticos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  • A: V – V – F – F – V
  • B: V – F – V – F – V
  • C: F – F – V – V – F
  • D: V – F – V – V – F
  • E: V – V – F – V – F

Analise as proposições em relação à obra O cemitério dos vivos, Lima Barreto, e ao Texto 2.

I. A leitura da estrutura “Seriam como que exercícios para bem escrever, com fluidez, claro, simples, atraente” (linhas 2 e 3) leva o leitor a inferir que o autor refere-se às características do bom uso da linguagem, logo diz-se que há referência à função metalinguística.
II. Da Leitura do fragmento “de modo a dirigir-me à massa comum dos leitores” (linhas 3 e 4), infere-se que o autor, personagem-narrador, está se referindo à camada popular de leitores, ou seja, àquela sem formação acadêmica, não habituada à leitura.
III. Na leitura do final do parágrafo é possível estabelecer, também, uma característica bastante comum ao escritor Machado de Assis – a ironia; pois se infere, a ironia de Mascarenhas, à crítica aos autores com títulos acadêmicos, bagagem europeia, porém medíocres quanto à produção literária.
IV. A palavra “este” (linha 7) é anafórico da expressão “Todo o homem” (linha 6), enquanto “daquele” (linha 7) é catafórico de “me” (linha 7), assim tanto este quanto daquele são elementos que estabelecem coesão na estrutura textual.
V. A leitura da obra leva o leitor à dedução de que os fatos e os detalhes narrados, por Mascarenhas, evidenciam uma questão de acomodação, a partir do casamento dele com Efigênia. Além das muitas dificuldades e dívidas, permeia na obra, também, por parte de Mascarenhas, a não valorização da esposa, enquanto viva.

Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
  • B: Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  • C: Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
  • D: Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
  • E: Todas as afirmativas são verdadeiras.

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