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Foram encontradas 36 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UFES , IDCAP , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Técnico Administrativo - Inglês , CEV-URCA , Alternative Concursos Ltda , FSPSS , IDECAN. , NUCEPE , COPEVE - UFAL , Avança SP , Universidade Federal de Alfenas , INEP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Dédalus Concursos & Treinamentos , FURB , UFMG , IOPLAN , UDESC , CIESP , AMAUC , FUMARC , IDESUL , Objetiva Concursos LTDA , COPS - UEL , Big Advice , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Access , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FUVEST , Colégio Pedro II , AMEOSC , UFMT , Faepesul , IPEFAE , UECE CEV , FUNCERN , IDIB , OMNI Concurso Públicos , Coseac , BIO-RIO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , GANZAROLI , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Enfermeiro - Oncologia , ACAFE , COMPERVE , AMIGA PÚBLICA , UFPEL , FAFIPA , Itame Consultoria e Concursos , UEPB , Unoesc , Fund. Dom Cintra , IESES , PM-MG , COTEC , CCV-UFC , GS Assessoria e Concursos , Instituto AOCP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ESAF , ACAPLAM , UERJ , COMVEST , ANPAD , UFPR , FAPEC , Legalle Concursos , UPE , Fundação CEFETMINAS , IF - GO , Prefeitura de Ipira - SC , CPCON , CECIERJ , GUALIMP , Instituto Consulplan , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Exército Brasileiro , ACCESS Seleção , Marinha , UERJ. , CONSULPAM , AOCP , UFRR , FAU , UPENET/IAUPE , Fundação Cesgranrio , IF MT , Prefeitura de Lontras - SC , Crescer Consultoria , CEPERJ , IADES , Instituto Excelência , PS concursos , FACET Concursos , ACEP , MetroCapital Soluções , UERR , Consulplam , Aprender-SC , UFU-MG , FAUEL , URI , Fundação FAFIPA , IF TO , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CS-UFG , CEPS-UFPA , IBADE , Instituto IASP , Quadrix , FADESP , ADVISE , Ministério Público Goiás , Consulplan , Aroeira , Unesc , FCC , DAE-Bauru , Cesgranrio , VUNESP , FUNDATEC , IF-PE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , IBAM , Instituto Quadrix , Questão Inédita , Aeronáutica , FCM , MPE-GO , MS Concursos , CONSULTEC , Asconprev , Unicentro , de , cesgren , FUNDEP , IGEDUC , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IBFC , Instituto Tupy , SELECON , CETREDE , AGIRH , FEPESE , NBS , CONTEMAX , ASSCONPP , UNIOESTE , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , décio , CESPE/CEBRASPE , FUNDEPES , IMPARH , IBGP , Instituto Unifil , Simulado FCC , CEV , Alternative Concursos , FGV , IDECAN , Nosso Rumo , Copeiro , AV MOREIRA , UniREDENTOR , INAZ do Pará , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Décio Terror , Funrio Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Em relação à tipologia textual, tomando por base que o texto apresenta como foco ideias, classificando-se como dissertativo, qual outra tipologia presente no texto e predominante é empregada para comprovar as ideias defendidas?
  • A: Injuntiva.
  • B: Narrativa.
  • C: Descritiva.
  • D: Epistolar.

Em relação à leitura e às inferências do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. A vinculação entre anatomia e mente consistiu num dos grandes achados de Darwin, que impulsionou os estudos da Psicologia e cujas teorias apontam para a compreensão contemporânea das reações emocionais humanas.

II. Apesar de se terem identificado áreas cerebrais responsáveis por algumas emoções, não é possível estabelecer um padrão universal, uma vez que há pessoas que não manifestam sentimentos como outras.

III. Não é possível afirmar que as estruturas neuronais tenham papéis preestabelecidos e únicos, mesmo em interação com um ou vários outros.

Assinale
  • A: se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B: se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C: se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D: se todas as afirmativas estiverem corretas.

Na linha 22, o pronome “essa” desempenha papel
  • A: anafórico.
  • B: catafórico.
  • C: dêitico.
  • D: exofórico.

Na época surgiam descobertas de que exatos locais cerebrais cuidavam de funções restritas como linguagem e visão. Por que não existiriam áreas que guardam raiva, medo e alegria? (L.17-20)
A pergunta guarda relação com a afirmativa anterior. Essa relação se estabelece na associação, da pergunta e da afirmativa, respectivamente, entre
  • A: sentimento e sentido.
  • B: sentido e sentimento.
  • C: restrição e amplidão.
  • D: amplidão e restrição.

São obras difusas de nossos cérebros e instáveis, nenhuma sensação é exatamente a mesma que acabou de acontecer. (L.97- 99)

A palavra que expressa a ideia contida no segmento sublinhado no período acima é
  • A: perenidade.
  • B: efemeridade.
  • C: inexorabilidade.
  • D: indelebilidade.

Primatas cujos sistemas límbicos – um conjunto de estruturas da base cerebral – haviam sido danificados, mudaram de animais ferozes para dóceis. (L.23-26)

O segmento sublinhado no período acima, em relação ao termo anteriormente indicado, estabelece uma relação de
  • A: explicitação.
  • B: enumeração.
  • C: especificação.
  • D: explicação.

Por que não existiriam áreas que guardam raiva, medo e alegria? (L.19-20)

No período acima, grafou-se corretamente uma das formas do PORQUÊ.

Assinale a alternativa em que isso não tenha acontecido.
  • A: Não haveria por que existir alguma diferença entre eles.
  • B: Não entendiam por que, após aquela etapa, ainda não tinham sido promovidos.
  • C: Por que os demais foram promovidos, todos também deveriam ser?
  • D: Ainda sem entendermos por quê, as mudanças se impuseram rapidamente.

Assinale a alternativa em que a palavra indicada tenha sido acentuada seguindo regra distinta da das demais.
  • A: órgão (L.62)
  • B: Vários (L.64)
  • C: atribuímos (L.80)
  • D: insustentável (L.87)

Charles Darwin, em 1872, defendeu: emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas. (L.1-3)

Assinale a alternativa em que se transpôs corretamente a fala de Darwin (discurso direto) para o discurso indireto, ou seja, “reportando” a fala dele.
  • A: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções eram estados mentais que causavam reações corpóreas estereotipadas.
  • B: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções seriam estados mentais que causariam reações corpóreas estereotipadas.
  • C: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções foram estados mentais que causaram reações corpóreas estereotipadas.
  • D: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas.

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