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Foram encontradas 36 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Fund. Dom Cintra , IMPARH , UFES , CEPERJ , Copeiro , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Universidade Federal de Alfenas , ACEP , Décio Terror , Questão Inédita , GS Assessoria e Concursos , Instituto Unifil , Aprender-SC , CEV-URCA , MS Concursos , FAPEC , IDECAN , Fundação CEFETMINAS , INAZ do Pará , UFMG , CEPS-UFPA , COPEVE - UFAL , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ADVISE , Dédalus Concursos & Treinamentos , SELECON , GUALIMP , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Aroeira , CIESP , NBS , FAU , IDECAN. , COPS - UEL , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Fundação Cesgranrio , INEP , UFMT , Cesgranrio , IOPLAN , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Aeronáutica , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Simulado FCC , IADES , Asconprev , Colégio Pedro II , Nosso Rumo , FAUEL , IDESUL , cesgren , Coseac , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Fundação FAFIPA , Instituto Access , UFPEL , IBADE , IPEFAE , Unoesc , AGIRH , Enfermeiro - Oncologia , Técnico Administrativo - Inglês , ASSCONPP , COMPERVE , NUCEPE , FCC , IDIB , UFPR , CESPE/CEBRASPE , COTEC , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FUNDATEC , Instituto Ânima Sociesc , IBAM , Itame Consultoria e Concursos , UPE , Alternative Concursos , ESAF , UDESC , AV MOREIRA , COMVEST , Objetiva Concursos LTDA , FCM , IESES , UFRR , CPCON , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FUNDEP , Instituto AOCP , IBFC , Legalle Concursos , UPENET/IAUPE , Alternative Concursos Ltda , Exército Brasileiro , UECE CEV , Avança SP , CONSULPAM , OMNI Concurso Públicos , FEPESE , IF - GO , UFU-MG , Crescer Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FUNDEPES , Instituto Consulplan , IBGP , Marinha , URI , AMAUC , FACET Concursos , UEPB , Big Advice , Consulplam , PM-MG , FGV , IF MT , Unesc , CS-UFG , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Funrio , Instituto Excelência , FADESP , UERJ , IDCAP , MetroCapital Soluções , VUNESP , AMEOSC , IF TO , BIO-RIO , Consulplan , Prefeitura de Ipira - SC , FSPSS , Unicentro , ACAFE , DAE-Bauru , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FURB , Instituto IASP , AMIGA PÚBLICA , UERJ. , Ministério Público Goiás , FUMARC , IF-PE , CCV-UFC , CONSULTEC , Prefeitura de Lontras - SC , UNIOESTE , ACAPLAM , de , PS concursos , FUVEST , Instituto Quadrix , ANPAD , CETREDE , UERR , Faepesul , MPE-GO , FUNCERN , IGEDUC , CECIERJ , CONTEMAX , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , UniREDENTOR , ACCESS Seleção , décio , Quadrix , GANZAROLI , Instituto Tupy , AOCP , CEV , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Em relação à tipologia textual, tomando por base que o texto apresenta como foco ideias, classificando-se como dissertativo, qual outra tipologia presente no texto e predominante é empregada para comprovar as ideias defendidas?
  • A: Injuntiva.
  • B: Narrativa.
  • C: Descritiva.
  • D: Epistolar.

Em relação à leitura e às inferências do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. A vinculação entre anatomia e mente consistiu num dos grandes achados de Darwin, que impulsionou os estudos da Psicologia e cujas teorias apontam para a compreensão contemporânea das reações emocionais humanas.

II. Apesar de se terem identificado áreas cerebrais responsáveis por algumas emoções, não é possível estabelecer um padrão universal, uma vez que há pessoas que não manifestam sentimentos como outras.

III. Não é possível afirmar que as estruturas neuronais tenham papéis preestabelecidos e únicos, mesmo em interação com um ou vários outros.

Assinale
  • A: se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B: se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C: se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D: se todas as afirmativas estiverem corretas.

Na linha 22, o pronome “essa” desempenha papel
  • A: anafórico.
  • B: catafórico.
  • C: dêitico.
  • D: exofórico.

Na época surgiam descobertas de que exatos locais cerebrais cuidavam de funções restritas como linguagem e visão. Por que não existiriam áreas que guardam raiva, medo e alegria? (L.17-20)
A pergunta guarda relação com a afirmativa anterior. Essa relação se estabelece na associação, da pergunta e da afirmativa, respectivamente, entre
  • A: sentimento e sentido.
  • B: sentido e sentimento.
  • C: restrição e amplidão.
  • D: amplidão e restrição.

São obras difusas de nossos cérebros e instáveis, nenhuma sensação é exatamente a mesma que acabou de acontecer. (L.97- 99)

A palavra que expressa a ideia contida no segmento sublinhado no período acima é
  • A: perenidade.
  • B: efemeridade.
  • C: inexorabilidade.
  • D: indelebilidade.

Primatas cujos sistemas límbicos – um conjunto de estruturas da base cerebral – haviam sido danificados, mudaram de animais ferozes para dóceis. (L.23-26)

O segmento sublinhado no período acima, em relação ao termo anteriormente indicado, estabelece uma relação de
  • A: explicitação.
  • B: enumeração.
  • C: especificação.
  • D: explicação.

Por que não existiriam áreas que guardam raiva, medo e alegria? (L.19-20)

No período acima, grafou-se corretamente uma das formas do PORQUÊ.

Assinale a alternativa em que isso não tenha acontecido.
  • A: Não haveria por que existir alguma diferença entre eles.
  • B: Não entendiam por que, após aquela etapa, ainda não tinham sido promovidos.
  • C: Por que os demais foram promovidos, todos também deveriam ser?
  • D: Ainda sem entendermos por quê, as mudanças se impuseram rapidamente.

Assinale a alternativa em que a palavra indicada tenha sido acentuada seguindo regra distinta da das demais.
  • A: órgão (L.62)
  • B: Vários (L.64)
  • C: atribuímos (L.80)
  • D: insustentável (L.87)

Charles Darwin, em 1872, defendeu: emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas. (L.1-3)

Assinale a alternativa em que se transpôs corretamente a fala de Darwin (discurso direto) para o discurso indireto, ou seja, “reportando” a fala dele.
  • A: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções eram estados mentais que causavam reações corpóreas estereotipadas.
  • B: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções seriam estados mentais que causariam reações corpóreas estereotipadas.
  • C: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções foram estados mentais que causaram reações corpóreas estereotipadas.
  • D: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas.

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