Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 6 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: SELECON , IDESUL , Fund. Dom Cintra , Exército Brasileiro , ANPAD , Unesc , CONSULPAM , CECIERJ , NBS , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , VUNESP , Crescer Consultoria , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , FAPEC , AOCP , Simulado FCC , IDIB , Fundação CEFETMINAS , FACET Concursos , Unicentro , Consulplam , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , CS-UFG , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , FAU , FADESP , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , Fundação Cesgranrio , Instituto AOCP , IADES , UNIOESTE , Consulplan , CEPS-UFPA , NUCEPE , DAE-Bauru , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , FAUEL , Aroeira , UDESC , IF - GO , Fundação FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Consulplan , IBADE , UniREDENTOR , CONSULTEC , Cesgranrio , de , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , FCC , CETREDE , Asconprev , UECE CEV , IF MT , FUNDATEC , UFES , OMNI Concurso Públicos , Instituto Excelência , IBAM , Universidade Federal de Alfenas , CONTEMAX , cesgren , décio , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FCM , UFMG , CEV , ASSCONPP , UEPB , IF TO , FUNDEP , PM-MG , Instituto IASP , IBFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Copeiro , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFMT , CEV-URCA , AV MOREIRA , UERJ , IF-PE , FUNDEPES , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , IBGP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , FGV , UFPEL , CIESP , Avança SP , UERJ. , IGEDUC , Funrio , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , IDCAP , Unoesc , FSPSS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AMAUC , PS concursos , UFPR , Colégio Pedro II , Big Advice , UERR , IMPARH , FURB , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , UPE , Quadrix , IDECAN , FUMARC , Enfermeiro - Oncologia , AMEOSC , UFRR , COMPERVE , BIO-RIO , INAZ do Pará , FUVEST , COTEC , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , UPENET/IAUPE , Questão Inédita , IDECAN. , FUNCERN , ESAF , AMIGA PÚBLICA , UFU-MG , COMVEST , CCV-UFC , MS Concursos , INEP , GANZAROLI , URI , CPCON , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.



Assinale a única alternativa que não apresenta erro.
  • A: Os dois pontos, empregados no último período do primeiro parágrafo (linha 7), introduzem uma explicação à afirmação anterior em relação à mudança de cenário quanto à presença do coronavírus e do número de pessoas contaminadas. Caso os dois pontos sejam s
  • B: A palavra questionadas (linha 13) refere-se à China e à OMS, assim como o adjetivo global (linha 35) refere-se à palavra declaração (linha 35).
  • C: A expressão “o painel de situação da OMS”, citada no final do primeiro parágrafo, refere-se ao “mercado de peixes de Wuhan, na província de Hubei, epicentro do surto” (linhas 17 e 18).
  • D: O sujeito dos verbos indicar (linha 34) e anunciar (linha 35), empregados no último parágrafo do texto, é o mesmo sujeito do verbo receber (linha 15), no primeiro período do terceiro parágrafo.



Considerando os conectores: mas (linha 3), segundo (linha 4), para (linha 20) e porque (linha 36), analise os itens a seguir, indicando-os como certos ( C ) ou errados ( E ).

( ) Os dois primeiros conectores expressam, respectivamente, adversidade e conformidade, enquanto os dois outros denotam ideia de explicação e adição de ideias.

( ) O primeiro conector pode ser substituído pela conjunção portanto, sem que haja alteração de sentido ao contexto do período.

( ) O segundo conector não pode ser substituído por outra palavra, por tratar-se de um numeral que expressa ordenação.

( ) A conjunção porque pode ser substituída pela conjunção pois, visto que ambas denotam sentido de explicação.

( ) O conector para, de acordo com o sentido do texto, expressa sentido de finalidade em relação à oração anterior.

A sequência correta das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:
  • A: E – E – E – C – C
  • B: C – E – C – E – E
  • C: C – C – C – E – C
  • D: E – C – E – E – E



Com base no texto, indique se as afirmações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) O prazo de tempo transcorrido desde a saída do navio Kota Pemimpin da China para o Brasil foi decisivo para mudar não só o cenário em relação à contaminação da tripulação pelo coronavírus, mas também em relação ao número de contaminados e de países com a presença desse vírus.

( ) Pelas informações do texto, em termos de datas e do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus, podemos afirmar que o texto pertence à tipologia descritiva.

( ) O primeiro numeral do texto expressa a mesma circunstância que o segundo numeral do terceiro parágrafo e o primeiro do quarto parágrafo.

( ) No texto predomina o sentido denotativo das palavras e a função referencial da linguagem.

( ) O período “Pode ser que vire uma”, presente no quarto parágrafo do texto (linha 29), expressa, em relação à afirmação anterior, um desejo e uma vontade do presidente Tedros Adhanom em relação à COVID-19.
  • A: F – V – F – F – V
  • B: V – F – V – F – F
  • C: V – F – V – V – F
  • D: F – V – F – V – V



Analise as seguintes afirmações:

I. A entrada do coranavírus no Brasil ocorreu no mês de janeiro de 2020, coincidindo com dois grandes eventos de calamidade pública que foram as fortes chuvas e os desabamentos ocorridos em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

II. Quando o navio Kota Pemimpin partiu para o Brasil, saindo do Porto de Yantian, na província de Guangdong, na China, com paradas em Hong Kong e Singapura, parte da tripulação já estava contaminada pelo coronavírus, fator que contribuiu ainda mais para a disseminação do vírus.

III. Desde as primeiras informações repassadas pela China sobre casos de pneumonia de origem desconhecida, a Organização Mundial da Saúde tratou de divulgar o primeiro boletim epidemiológico da nova doença: COVID-19, inicialmente classificando a situação como risco moderado e depois elevando para alto risco.

IV.As suspeitas sobre a origem da contaminação pelo coronavírus apontavam para o mercado de peixes de Wuhan, na província de Hubei, considerado o epicentro do surto, local onde ocorreu a quarentena de aproximadamente 40 milhões de pessoas, na tentativa de conter o surto, que até então tinha infectado mil pessoas.

De acordo com as informações do texto, assinale a alternativa correta.
  • A: Todas as afirmações são verdadeiras.
  • B: Somente duas afirmações são verdadeiras.
  • C: Somente a afirmação II é falsa.
  • D: Somente a afirmação IV é verdadeira.

Qual das alternativas abaixo completa correta e sequencialmente os espaços pontilhados do texto?
  • A: foi, teria, a, tornou-se, à, viajens
  • B: estava, teria, à, se tornou, a, viagens
  • C: esteve, tinha, à, tornou-se, à, viagens
  • D: estava, tinha, a, se tornou, a, viajens

Exibindo de 1 até 6 de 6 questões.