Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 25 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: PM-MG , ACCESS Seleção , UPENET/IAUPE , Consulplam , Legalle Concursos , FUMARC , CS-UFG , IF - GO , FUVEST , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , AOCP , Faepesul , UERJ , CEPERJ , UFU-MG , FADESP , Instituto Consulplan , Prefeitura de Ipira - SC , ACEP , URI , Consulplan , Marinha , FUNCERN , Aprender-SC , DAE-Bauru , IF MT , GANZAROLI , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FAFIPA , UERJ. , CEPS-UFPA , Unesc , Instituto Excelência , Prefeitura de Lontras - SC , ADVISE , VUNESP , CONSULTEC , MetroCapital Soluções , Fund. Dom Cintra , PS concursos , Aroeira , de , IF TO , GS Assessoria e Concursos , Instituto IASP , FAPEC , UERR , Cesgranrio , Unicentro , CETREDE , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Aeronáutica , CONTEMAX , Ministério Público Goiás , Fundação CEFETMINAS , Quadrix , Asconprev , décio , IF-PE , GUALIMP , Instituto Quadrix , FAU , cesgren , UNIOESTE , CEV , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , AGIRH , Copeiro , MPE-GO , Fundação Cesgranrio , Questão Inédita , ASSCONPP , Décio Terror , IGEDUC , IADES , Instituto Tupy , FAUEL , MS Concursos , CESPE/CEBRASPE , UniREDENTOR , CEV-URCA , Fundação FAFIPA , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Alternative Concursos , COPEVE - UFAL , SELECON , AV MOREIRA , UFES , Dédalus Concursos & Treinamentos , IMPARH , IBADE , CIESP , Instituto Unifil , FCC , NBS , Universidade Federal de Alfenas , FUNDATEC , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Alternative Concursos Ltda , COPS - UEL , IDECAN , Simulado FCC , Avança SP , UFMG , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , INAZ do Pará , IBAM , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Colégio Pedro II , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FCM , Nosso Rumo , FUNDEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , AMAUC , Coseac , IDECAN. , Técnico Administrativo - Inglês , Big Advice , UFMT , Enfermeiro - Oncologia , INEP , IBFC , NUCEPE , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COMPERVE , IOPLAN , FEPESE , IDESUL , FUNDEPES , Prefeitura Municipal de Picos - PI , AMEOSC , COTEC , UDESC , BIO-RIO , UFPEL , ESAF , Instituto Access , IBGP , Objetiva Concursos LTDA , ACAFE , Unoesc , COMVEST , IPEFAE , FGV , IDIB , Funrio , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , AMIGA PÚBLICA , CPCON , UECE CEV , CCV-UFC , UFPR , Exército Brasileiro , Instituto Ânima Sociesc , IDCAP , OMNI Concurso Públicos , ACAPLAM , UPE , CONSULPAM , Itame Consultoria e Concursos , FSPSS , IESES , FURB , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , ANPAD , Crescer Consultoria , UEPB , CECIERJ , UFRR , FACET Concursos , Instituto AOCP Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

”... como também em alguns casos,...” A palavra sublinhada em relação ao texto representa:
  • A: Advérbio.
  • B: Conjunção.
  • C: Preposição.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Assinale o trecho que apresenta dois verbos no infinitivo:
  • A: “Se levarmos em conta o nosso cotidiano está marcado por ações como,...”
  • B: “De todo modo, informações não faltam e se formos separar em grupos as explicações ...”
  • C: “.... o uso de forças de segurança como forma de tentar manter a ordem pública.
  • D: Nenhuma das alternativas.

“com o intuito de compreendermos o fenômeno e manter a saúde pessoal e coletiva,” as palavras sublinhadas podem ser classificadas de acordo com a sequência em:
  • A: Ditongo decrescente – hiato.
  • B: Hiato- ditongo crescente.
  • C: Ditongo crescente – hiato.
  • D: Nenhuma das alternativas

Leia o texto e responda a questão.

As palavras “subnotificados” e “descrentes” retiradas do texto apresentam:
  • A: Derivação parassintética.
  • B: Derivação regressiva.
  • C: Derivação prefixal.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“A favor – respeito as normas sanitárias, ficar em casa preservando a vida, colaborando para a diminuição da infecção (pensar no próximo) principalmente nos idosos e nas pessoas do grupo de risco. Contra – não respeitam as normas sanitárias, descrentes das políticas de controle da Covid 19, acreditam no isolamento vertical isolamento somente para os idosos e pessoas do grupo de risco, ou seja, não refletem sobre a transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.[...]” Em relação as figuras de linguagem o contexto acima refere-se a:
  • A: Paradoxo.
  • B: Personificação.
  • C: Eufemismo.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“... transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.” De acordo com a sequência as palavras sublinhadas em relação aos substantivos, assinale a alternativa CORRETA:
  • A: Sobrecomum - biforme - comum de dois gêneros.
  • B: Sobrecomum - comum de dois gêneros – biforme.
  • C: Comum de dois gêneros – biforme- sobrecomum.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“ ...em grupos as explicações tanto a favor e contra seriam assim divididas...” No trecho acima as palavras favor e contra apresentam sentido contrário, assinale a alternativa que apresenta palavras de sentido contrário:
  • A: benefício – serventia.
  • B: cortesia – impolidez.
  • C: benevolência –altruísmo.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“ Se levarmos em conta o nosso cotidiano está marcado por ações como , acompanhar, ouvir, interpretar e repassar informações sobre a Covid 19, em muitos casos com o intuito de compreendermos o fenômeno e manter a saúde pessoal e coletiva, o que perpassa na compreensão geral da quantidade de infectados, casos subnotificados, isolamento social e a letalidade da doença ”. Referente ao contexto acima assinale alternativa correspondente:
  • A: Atualmente a rotina das pessoas sobre as informações da Covid 19, tem como objetivo, a questão social levando em consideração apenas o isolamento social.
  • B: Relativo ao cotidiano das pessoas ,sabemos que devem estar informadas sobre a Covid 19 para se protegerem e cuidarem da saúde pessoal e coletiva.
  • C: As pessoas em relação ao Covid 19 recebem informações sobre a doença mas a rotina não se modifica, pois as ações das pessoas são para manter seu bem estar pessoal.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“Contra – não respeitam as normas sanitárias, descrentes das políticas de controle da Covid 19, acreditam no isolamento vertical isolamento somente para os idosos e pessoas do grupo de risco, ou seja, não refletem sobre a transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.[...]”Sobre o trecho acima assinale a alternativa que corresponde ao mesmo:
  • A: A respeito do isolamento vertical podemos concluir que trata-se de isolar as pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus.
  • B: As pessoas que defendem o isolamento vertical, estão cientes que as pessoas saudáveis não correm o risco da transmissão da Covid 19.
  • C: Pessoas que não respeitam as normas sanitárias podem afirmar que são imunes transmissão do coronavírus.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Exibindo de 1 até 10 de 25 questões.