Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 25 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: ACAFE , CETREDE , FUMARC , IPEFAE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFES , CONTEMAX , FUVEST , IDIB , UERJ. , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura de Lontras - SC , CCV-UFC , décio , Faepesul , Instituto Ânima Sociesc , ACAPLAM , CEV , FUNCERN , Itame Consultoria e Concursos , PS concursos , UFMG , Copeiro , GANZAROLI , IESES , UERR , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , Instituto AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CECIERJ , Décio Terror , FAFIPA , ACCESS Seleção , CEV-URCA , Fund. Dom Cintra , Legalle Concursos , Quadrix , UFMT , COPEVE - UFAL , GS Assessoria e Concursos , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , Dédalus Concursos & Treinamentos , FAPEC , Instituto Consulplan , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CEPERJ , ACEP , CIESP , Fundação CEFETMINAS , Marinha , Questão Inédita , UFPEL , Aprender-SC , COPS - UEL , GUALIMP , IF MT , MS Concursos , Unoesc , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FAU , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CEPS-UFPA , UFPR , ADVISE , Colégio Pedro II , Fundação Cesgranrio , MetroCapital Soluções , SELECON , Aroeira , Coseac , IADES , IF TO , NBS , UPE , Enfermeiro - Oncologia , FAUEL , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Cesgranrio , Simulado FCC , UFRR , Aeronáutica , COMPERVE , Fundação FAFIPA , Ministério Público Goiás , Asconprev , COTEC , IBADE , IF-PE , Nosso Rumo , UPENET/IAUPE , ESAF , FCC , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , cesgren , Técnico Administrativo - Inglês , UFU-MG , AGIRH , COMVEST , FUNDATEC , MPE-GO , ASSCONPP , CPCON , IBAM , IGEDUC , NUCEPE , URI , Exército Brasileiro , FCM , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CESPE/CEBRASPE , UDESC , Unesc , Alternative Concursos , CONSULPAM , FUNDEP , AV MOREIRA , Crescer Consultoria , IBFC , IMPARH , Objetiva Concursos LTDA , VUNESP , FACET Concursos , FEPESE , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Consulplam , FUNDEPES , IDECAN , UECE CEV , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , Avança SP , CS-UFG , IBGP , INAZ do Pará , OMNI Concurso Públicos , FADESP , FGV , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Consulplan , Funrio , IDECAN. , UEPB , UNIOESTE , AMAUC , Big Advice , DAE-Bauru , IDCAP , INEP , PM-MG , FSPSS , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CONSULTEC , FURB , IDESUL , UERJ , UniREDENTOR , AMEOSC , Prefeitura de Ipira - SC , BIO-RIO , de , Instituto Access Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

”... como também em alguns casos,...” A palavra sublinhada em relação ao texto representa:
  • A: Advérbio.
  • B: Conjunção.
  • C: Preposição.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Assinale o trecho que apresenta dois verbos no infinitivo:
  • A: “Se levarmos em conta o nosso cotidiano está marcado por ações como,...”
  • B: “De todo modo, informações não faltam e se formos separar em grupos as explicações ...”
  • C: “.... o uso de forças de segurança como forma de tentar manter a ordem pública.
  • D: Nenhuma das alternativas.

“com o intuito de compreendermos o fenômeno e manter a saúde pessoal e coletiva,” as palavras sublinhadas podem ser classificadas de acordo com a sequência em:
  • A: Ditongo decrescente – hiato.
  • B: Hiato- ditongo crescente.
  • C: Ditongo crescente – hiato.
  • D: Nenhuma das alternativas

Leia o texto e responda a questão.

As palavras “subnotificados” e “descrentes” retiradas do texto apresentam:
  • A: Derivação parassintética.
  • B: Derivação regressiva.
  • C: Derivação prefixal.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“A favor – respeito as normas sanitárias, ficar em casa preservando a vida, colaborando para a diminuição da infecção (pensar no próximo) principalmente nos idosos e nas pessoas do grupo de risco. Contra – não respeitam as normas sanitárias, descrentes das políticas de controle da Covid 19, acreditam no isolamento vertical isolamento somente para os idosos e pessoas do grupo de risco, ou seja, não refletem sobre a transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.[...]” Em relação as figuras de linguagem o contexto acima refere-se a:
  • A: Paradoxo.
  • B: Personificação.
  • C: Eufemismo.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“... transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.” De acordo com a sequência as palavras sublinhadas em relação aos substantivos, assinale a alternativa CORRETA:
  • A: Sobrecomum - biforme - comum de dois gêneros.
  • B: Sobrecomum - comum de dois gêneros – biforme.
  • C: Comum de dois gêneros – biforme- sobrecomum.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“ ...em grupos as explicações tanto a favor e contra seriam assim divididas...” No trecho acima as palavras favor e contra apresentam sentido contrário, assinale a alternativa que apresenta palavras de sentido contrário:
  • A: benefício – serventia.
  • B: cortesia – impolidez.
  • C: benevolência –altruísmo.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“ Se levarmos em conta o nosso cotidiano está marcado por ações como , acompanhar, ouvir, interpretar e repassar informações sobre a Covid 19, em muitos casos com o intuito de compreendermos o fenômeno e manter a saúde pessoal e coletiva, o que perpassa na compreensão geral da quantidade de infectados, casos subnotificados, isolamento social e a letalidade da doença ”. Referente ao contexto acima assinale alternativa correspondente:
  • A: Atualmente a rotina das pessoas sobre as informações da Covid 19, tem como objetivo, a questão social levando em consideração apenas o isolamento social.
  • B: Relativo ao cotidiano das pessoas ,sabemos que devem estar informadas sobre a Covid 19 para se protegerem e cuidarem da saúde pessoal e coletiva.
  • C: As pessoas em relação ao Covid 19 recebem informações sobre a doença mas a rotina não se modifica, pois as ações das pessoas são para manter seu bem estar pessoal.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Leia o texto e responda a questão.

“Contra – não respeitam as normas sanitárias, descrentes das políticas de controle da Covid 19, acreditam no isolamento vertical isolamento somente para os idosos e pessoas do grupo de risco, ou seja, não refletem sobre a transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.[...]”Sobre o trecho acima assinale a alternativa que corresponde ao mesmo:
  • A: A respeito do isolamento vertical podemos concluir que trata-se de isolar as pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus.
  • B: As pessoas que defendem o isolamento vertical, estão cientes que as pessoas saudáveis não correm o risco da transmissão da Covid 19.
  • C: Pessoas que não respeitam as normas sanitárias podem afirmar que são imunes transmissão do coronavírus.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Exibindo de 1 até 10 de 25 questões.