Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: SELECON , IDESUL , Fund. Dom Cintra , Exército Brasileiro , ANPAD , Unesc , CONSULPAM , CECIERJ , NBS , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , VUNESP , Crescer Consultoria , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , FAPEC , AOCP , Simulado FCC , IDIB , Fundação CEFETMINAS , FACET Concursos , Unicentro , Consulplam , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , CS-UFG , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , FAU , FADESP , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , Fundação Cesgranrio , Instituto AOCP , IADES , UNIOESTE , Consulplan , CEPS-UFPA , NUCEPE , DAE-Bauru , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , FAUEL , Aroeira , UDESC , IF - GO , Fundação FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Consulplan , IBADE , UniREDENTOR , CONSULTEC , Cesgranrio , de , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , FCC , CETREDE , Asconprev , UECE CEV , IF MT , FUNDATEC , UFES , OMNI Concurso Públicos , Instituto Excelência , IBAM , Universidade Federal de Alfenas , CONTEMAX , cesgren , décio , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FCM , UFMG , CEV , ASSCONPP , UEPB , IF TO , FUNDEP , PM-MG , Instituto IASP , IBFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Copeiro , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFMT , CEV-URCA , AV MOREIRA , UERJ , IF-PE , FUNDEPES , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , IBGP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , FGV , UFPEL , CIESP , Avança SP , UERJ. , IGEDUC , Funrio , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , IDCAP , Unoesc , FSPSS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AMAUC , PS concursos , UFPR , Colégio Pedro II , Big Advice , UERR , IMPARH , FURB , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , UPE , Quadrix , IDECAN , FUMARC , Enfermeiro - Oncologia , AMEOSC , UFRR , COMPERVE , BIO-RIO , INAZ do Pará , FUVEST , COTEC , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , UPENET/IAUPE , Questão Inédita , IDECAN. , FUNCERN , ESAF , AMIGA PÚBLICA , UFU-MG , COMVEST , CCV-UFC , MS Concursos , INEP , GANZAROLI , URI , CPCON , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Analise esta sentença e responda ao que se pede:

Deus ajuda-me!
Se se colocasse uma vírgula após a palavra “Deus”, a única consideração INCORRETA seria:
  • A: A colocação pronominal ficaria facultativa.
  • B: A correção gramatical seria mantida.
  • C: O valor semântico alteraria plenamente.
  • D: O modo verbal mudaria radicalmente.
  • E: A palavra “Deus” mudaria completamente sua sintaxe.

A ausência do acento grave NÃO provocaria alteração semântica apenas em:
  • A: Aquele frentista cheirava à gasolina.
  • B: O jovem Fernando escreve à Camões.
  • C: Neste desespero, só vendo à vista.
  • D: Refiro-me apenas à sua situação.
  • E: José sempre estudou à noite.

Observe este período:

Por sua vez, compõe o núcleo desse modelo o princípio democrático e todos os direitos e liberdades que dele decorrem, sendo atribuído papel essencial à liberdade de voto do cidadão no processo eleitoral.

A reescrita desse período, além de estar gramaticalmente CORRETA, preserva os sentidos originais do texto
em:
  • A: Por sua vez, compõem o núcleo desse modelo o princípio democrático e todos os direitos e liberdades que dele decorrem, sendo atribuído papel essencial à liberdade de voto do cidadão no processo eleitoral.
  • B: Por sua vez, o núcleo desse modelo é composto pelo princípio democrático e todos os direitos e liberdades que dele decorrem, sendo atribuído papel essencial à liberdade de voto do cidadão no processo eleitoral.
  • C: O núcleo desse modelo compõe o princípio democrático e todos os direitos e liberdades que dele decorrem por sua vez, sendo atribuído papel essencial à liberdade de voto do cidadão no processo eleitoral.
  • D: Compõem o núcleo desse modelo o princípio democrático e todos os direitos e liberdades que dele decorrem, sendo atribuído papel essencial à liberdade de voto do cidadão no processo eleitoral.
  • E: Por sua vez, compõe o núcleo desse modelo o princípio democrático e todos os direitos e liberdades que dele decorrem, pois atribui-lhe papel essencial à liberdade de voto do cidadão no preito eleitoral.

A única sentença que NÃO apresenta Pleonasmo vicioso é:
  • A: A enchente dessa noite levou a ponte que não existe mais.
  • B: O visitante que vir aqui receberá atendimento em diversas áreas.
  • C: Com o tempo, nosso pai ficou meio cauteloso demais.
  • D: A hipótese mais concreta é que ele tenha realmente nos roubado.
  • E: Quando sai para fora do carro, vi aquela enxurrada que corria do quintal.

O uso da preposição é imprescindível para a coerência textual pois, além de ligar as estruturas, determina o valor semântico da construção. Isso SÓ ocorre em uma das opções a seguir:
  • A: O Flamengo e o Vasco fizeram um grande espetáculo.
  • B: O Flamengo com o Vasco fez um grande espetáculo.
  • C: O Flamengo contra o Vasco fizeram um grande espetáculo.
  • D: O Flamengo, e o Vasco, fez um grande espetáculo.
  • E: O Flamengo, com o Vasco, fizeram um grande espetáculo.

Nestes trechos de noticiários, NÃO contém erro gramatical ou incoerência argumentativa apenas em:
  • A: Brasil cai em ranking mundial de educação em matemática e ciências; e fica estagnado em leitura.
  • B: A maioria dos estudantes piauienses teve excelente desempenho do ENEM.
  • C: O prejuízo foi equivalente a mais de 500 mil...
  • D: A quantidade de clientes e turistas que estarão à sua volta irão provocar-lhe essa sensação.
  • E: 1 milhão de piauienses saíram da pobreza.

A única construção que NÃO contém nenhum tipo de deslize gramatical é:
  • A: A casa que me venderam está em mau estado de conservação.
  • B: A obra a qual me referi ontem está esgotada.
  • C: O cargo porque anseias está a cada dia que passa mais distante.
  • D: A mulher para que dedicaste-lhe aquela poesia não existe mais.
  • E: Certos autores, os cujos me nego a declinar, parecem não pisarem no chão.

A frase que está escrita de acordo com as novas regras de Ortografia da Língua Portuguesa é:
  • A: Há heróis que têm idéias nada heróicas.
  • B: O semi-árido não aguenta uma mega-seca.
  • C: Um pára-brisa não detém o pôr-do-sol.
  • D: O colégio estadual fez uma Mega Revisão.
  • E: Um governo antissocial defende ideias anti-imigratória.

De acordo com o texto, analise e responda à questão.

A ideia central do texto defendida pelo autor é que:
  • A: O financiamento de campanha eleitoral é inconstitucional.
  • B: A Carta Constitucional de 1988 veda a influência do poder econômico no processo eleitoral.
  • C: Os mecanismos de angariação, limitação e controle dos recursos devem dar condições igualitárias a todos os candidatos.
  • D: O poder econômico não permite a disputa eleitoral em nível de igualdade.
  • E: O Estado Democrático de Direito garante a liberdade do voto do eleitor.

Exibindo de 1 até 10 de 11 questões.