Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 2 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Técnico Administrativo - Inglês , IBADE , décio , Universidade Federal de Uberlândia - MG , AGIRH , Instituto IASP , ASSCONPP , Ministério Público Goiás , NUCEPE , FCC , CEV , IF-PE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FUNDATEC , Copeiro , UFMT , CESPE/CEBRASPE , UDESC , IBAM , Décio Terror , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Alternative Concursos , Instituto Quadrix , FCM , CEV-URCA , AV MOREIRA , MPE-GO , Objetiva Concursos LTDA , IGEDUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FUNDEP , COPEVE - UFAL , UFPEL , UECE CEV , IBFC , Dédalus Concursos & Treinamentos , Unoesc , Alternative Concursos Ltda , Instituto Tupy , FEPESE , CIESP , Avança SP , OMNI Concurso Públicos , IMPARH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FUNDEPES , COPS - UEL , UFPR , Instituto Unifil , UEPB , IBGP , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UPE , AMAUC , FGV , Colégio Pedro II , Big Advice , IDECAN , PM-MG , INAZ do Pará , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Funrio , Coseac , UFRR , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UERJ , IDCAP , Enfermeiro - Oncologia , UPENET/IAUPE , AMEOSC , FSPSS , COMPERVE , BIO-RIO , IDECAN. , Prefeitura de Ipira - SC , ACAFE , INEP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FURB , COTEC , UFU-MG , IOPLAN , UERJ. , ESAF , URI , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura de Lontras - SC , FUMARC , COMVEST , CCV-UFC , IDESUL , Unesc , ACAPLAM , Instituto Access , PS concursos , FUVEST , CPCON , IPEFAE , UERR , Faepesul , Exército Brasileiro , VUNESP , ANPAD , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , FUNCERN , CONSULPAM , CECIERJ , IDIB , GANZAROLI , Crescer Consultoria , Unicentro , ACCESS Seleção , Instituto Ânima Sociesc , Quadrix , Itame Consultoria e Concursos , FAFIPA , FACET Concursos , AOCP , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Fund. Dom Cintra , Consulplam , CEPERJ , IESES , GS Assessoria e Concursos , CS-UFG , UNIOESTE , ACEP , Instituto AOCP , Questão Inédita , Legalle Concursos , MS Concursos , FAPEC , FADESP , Aprender-SC , IF - GO , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Fundação CEFETMINAS , Consulplan , CEPS-UFPA , GUALIMP , DAE-Bauru , UniREDENTOR , ADVISE , Instituto Consulplan , SELECON , Aroeira , Marinha , NBS , FAU , IF MT , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Fundação Cesgranrio , CONSULTEC , UFES , Cesgranrio , IADES , de , Universidade Federal de Alfenas , Aeronáutica , Instituto Excelência , Simulado FCC , Asconprev , MetroCapital Soluções , Nosso Rumo , FAUEL , CETREDE , IF TO , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Fundação FAFIPA , CONTEMAX , UFMG , cesgren Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o trecho abaixo:

Este tipo de regulamentação faz com que os servidores públicos não estejam sujeitos às leis do mercado próprias da atividade do setor privado, já que suas funções têm um caráter essencialmente social.

Mantendo-se a correção gramatical e o sentido, o conectivo “já que” pode ser substituído por:

 
  • A: conquanto
  • B: portanto
  • C: porquanto
  • D: contanto que
  • E: no entanto

Exibindo de 1 até 2 de 2 questões.