Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: ACAFE , CETREDE , FUMARC , IPEFAE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFES , CONTEMAX , FUVEST , IDIB , UERJ. , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura de Lontras - SC , CCV-UFC , décio , Faepesul , Instituto Ânima Sociesc , ACAPLAM , CEV , FUNCERN , Itame Consultoria e Concursos , PS concursos , UFMG , Copeiro , GANZAROLI , IESES , UERR , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , Instituto AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CECIERJ , Décio Terror , FAFIPA , ACCESS Seleção , CEV-URCA , Fund. Dom Cintra , Legalle Concursos , Quadrix , UFMT , COPEVE - UFAL , GS Assessoria e Concursos , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , Dédalus Concursos & Treinamentos , FAPEC , Instituto Consulplan , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CEPERJ , ACEP , CIESP , Fundação CEFETMINAS , Marinha , Questão Inédita , UFPEL , Aprender-SC , COPS - UEL , GUALIMP , IF MT , MS Concursos , Unoesc , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FAU , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CEPS-UFPA , UFPR , ADVISE , Colégio Pedro II , Fundação Cesgranrio , MetroCapital Soluções , SELECON , Aroeira , Coseac , IADES , IF TO , NBS , UPE , Enfermeiro - Oncologia , FAUEL , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Cesgranrio , Simulado FCC , UFRR , Aeronáutica , COMPERVE , Fundação FAFIPA , Ministério Público Goiás , Asconprev , COTEC , IBADE , IF-PE , Nosso Rumo , UPENET/IAUPE , ESAF , FCC , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , cesgren , Técnico Administrativo - Inglês , UFU-MG , AGIRH , COMVEST , FUNDATEC , MPE-GO , ASSCONPP , CPCON , IBAM , IGEDUC , NUCEPE , URI , Exército Brasileiro , FCM , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CESPE/CEBRASPE , UDESC , Unesc , Alternative Concursos , CONSULPAM , FUNDEP , AV MOREIRA , Crescer Consultoria , IBFC , IMPARH , Objetiva Concursos LTDA , VUNESP , FACET Concursos , FEPESE , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Consulplam , FUNDEPES , IDECAN , UECE CEV , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , Avança SP , CS-UFG , IBGP , INAZ do Pará , OMNI Concurso Públicos , FADESP , FGV , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Consulplan , Funrio , IDECAN. , UEPB , UNIOESTE , AMAUC , Big Advice , DAE-Bauru , IDCAP , INEP , PM-MG , FSPSS , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CONSULTEC , FURB , IDESUL , UERJ , UniREDENTOR , AMEOSC , Prefeitura de Ipira - SC , BIO-RIO , de , Instituto Access Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia a seguinte definição para responder à questão CORRETAMENTE:

"Classe gramatical empregada para expressar os sentimentos espontâneos de espanto, alegria, admiração e entusiasmo dos falantes".

Trata-se da classe das:
  • A: Preposições.
  • B: Interjeições.
  • C: Locuções.
  • D: Conjunções.

Nas alternativas a seguir as expressões em negrito correspondem a um adjetivo, EXCETO em:
  • A: O coração de pedra de algumas pessoas parece incurável.
  • B: Hoje em dia, as pessoas estão vivendo sem ânimo por causa da pandemia.
  • C: Ele cantava de mansinho para o bebê dormir.
  • D: A noite caía, e o mendigo seguia seu caminho sem fim.

Assinale a alternativa que apresenta pelo menos uma palavra com erro de acentuação gráfica:
  • A: Algoritmo - itens.
  • B: Parada - antonímia.
  • C: Imprimí-la - algóstase.
  • D: Álbuns - alcácer .

Assinale a alternativa que apresenta conclusão:
  • A: Fui ao cinema e não consegui assistir ao filme inteiro.
  • B: Não fui à escola, porque estava doente.
  • C: Estou muito doente, logo, não poderei ir ao trabalho.
  • D: Somos brasileiros, contudo, não sabemos sambar.

Assinale a alternativa que apresenta denotação:
  • A: A Amazônia é o pulmão do mundo.
  • B: Meu coração está em pedaços.
  • C: O cardiologista cuida do nosso coração.
  • D: É importante mantermos uma linha de raciocínio para sermos coerentes.

"Na Antártida, lugar muito frio e repleto de gelo, o que salta aos olhos são as montanhas tão claras ".

Assinale a alternativa que substitui o termo destacado sem mudar o sentido do texto:
  • A: Magníficas.
  • B: Florescentes.
  • C: Alvas.
  • D: Esplêndidas.

Observe atentamente o seguinte período:

"Enquanto ocorria a _________ com o juiz, ficava cada vez mais ________ o medo do acusado diante da __________ demonstrada por seu advogado de defesa".

Assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento CORRETO das lacunas no texto.
  • A: seção - fragrante - incipiência.
  • B: sessão - flagrante - insipiência.
  • C: sessão - fragrante - incipiência.
  • D: cessão -fagrante - incipiência.

Observe o seguinte período:

" O Brasil possui potencial para conquistar o mundo todo, mas precisa se organizar política e culturalmente antes".

Assinale a alternativa que substitui CORRETAMENTE o termo destacado sem mudar o sentido do enunciado:
  • A: Além disso.
  • B: Portanto.
  • C: Contudo.
  • D: Por isso.

"A língua é a mais viva expressão de nacionalidade. Saber escrever a própria língua faz parte dos deveres cívicos".
Napoleão M. de Almeida

Segundo o autor, pode-se concluir que:
  • A: Quem não é alfabetizado não pode se considerar um cidadão.
  • B: Saber escrever bem é uma exigência das leis federais defendidas pelo código penal.
  • C: Dominar a palavra, quer escrita ou falada, é o que estabelece a cidadania.
  • D: A cidadania só pode ser alcançada por meio do amparo da gramática.

Exibindo de 1 até 10 de 11 questões.