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No título do texto, Ruth Silviano Brandão usou uma figura de linguagem. Assinale a opção que identifica corretamente essa figura.
  • A: Eufemismo.
  • B: Catacrese.
  • C: Metonímia.
  • D: Hipérbole.
  • E: Prosopopeia.



Leia o trecho a seguir.

"O escrever tem a ver com uma intimidade que, no entanto, sempre se volta para fora [...]." (2º§)

A expressão destacada é classificada como uma conjunção coordenativa com função:
  • A: adversativa.
  • B: conclusiva.
  • C: explicativa.
  • D: aditiva.
  • E: alternativa.



Observe o trecho a seguir.

"Talvez ar, nessa hora, surja um voyeurismo que surpreenda o escritor, lá onde ele não se adivinhava, quando pode se desconhecer em suas palavras, estas que saem de seu pobre teatro do quotidiano e o espreitam, no chão mesmo da poesia, na sua letra, ao pé da letra." (7º§)

O termo sublinhado possui uma variante ortográfica, que substitui o qu - inicial por um c-, podendo, portanto, ser também escrito como "cotidiano", sem implicar qualquer mudança do seu sentido original. Assinale a opção em que o termo apresentado também apresenta essa propriedade.
  • A: Quartel.
  • B: Quadrilha.
  • C: Quadragésimo.
  • D: Quatorze.
  • E: Quaresma.



A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que:
  • A: o leitor de um texto deve manter uma cumplicidade com aquele que o escreveu, para que só assim ele possa compreender integralmente as intenções específicas do autor, visando à correta interpretação do que foi escrito.
  • B: as normas linguísticas e os gêneros textuais têm a função de comandar a escolha das palavras que o escritor utiliza, funcionando como uma prisão da qual elas não conseguem escapar.
  • C: a escrita literária se dá através de um trabalho com as palavras espelhado somente em métodos utilizados por grandes autores clássicos, os quais mostram os caminhos a serem seguidos para a composição de novos textos.
  • D: a escrita pode ser comparada a um elemento vivo, pois pulsa, respira, reagindo ao toque e ao olhar do leitor, o que pode resultar em uma sensação de invasão experimentada por aquele que escreve.
  • E: a literatura se apresenta como uma arte que, ao longo do tempo, torna-se cada vez mais refinada e pretende alcançar o belo, assim como as composições musicais de um violinista, o qual busca produzir sons cada vez mais agradáveis aos ouvidos.



O emprego de informações, ideias e citações de outros autores como Noll, Drummond e Borges, no texto, é um recurso denominado:
  • A: intertextualidade.
  • B: situacionalidade.
  • C: aceitabilidade.
  • D: intencionalidade.
  • E: informatividade



Assinale a opção em que a classificação morfológica do termo em destaque é diferente das demais.
  • A: "Por isso, aquele que escreve, a todo momento, talvez tente se explicar, se suturar, na tentativa de se preservar de um outro intrusivo, que fala de um lugar que nem sempre é o da cumplicidade especular, obrigando a um dizer outro que ele — o que
  • B: "O escrever tem a ver com uma intimidade que, no entanto, sempre se volta para fora, paradoxalmente se mascarando e se desvelando, ao mesmo tempo." (2º§)
  • C: "A escrita não segura todos os riscos, todos os pontos finais, mas alguma coisa ela faz, quando se gastam todos os recursos do semblant, quando, de repente, ela começa a se dizer sozinha, avizinhando-nos do real, este insabido que fascina e
  • D: "Ela, a poesia, vem, sem suas vestimentas-textos, que, de tão decorados, se põem a despir-se, pois todo ator ou atriz tem sua hora de cansaço, quando sua fala já não fala, quando uma brusca opacidade faz que ele ou ela tropece as palavras e as gag
  • E: "Ou mesmo, escrevendo nessa outra tela, a dos nossos fantasmas, bela ou temida janela, ou nessa outra, cujo brilho ofusca, a do computador, que faz voar, correr nas suas teclas as palavras-pássaros, sem pouso, sem pausa." (10º§)



Assinale a opção em que o termo em destaque NÃO exerce a função de demonstrativo no trecho.
  • A: "Tal gesto pode irritar profundamente aquele que escreveu, como se seu corpo sofresse uma agressão ou uma invasão indevida, da qual ele tem que se defender, sob o risco de se ver ferido por um olhar ou mão estranha." (1º§)
  • B: "Por isso, aquele que escreve, a todo momento, talvez tente se explicar, se suturar, na tentativa de se preservar de um outro intrusivo, que fala de um lugar que nem sempre é o da cumplicidade especular, obrigando a um dizer outro que ele - o que
  • C: "Assim, o texto fala e fala mais do que o autor pretende, e não há como evitar essa rebeldia de palavras que fogem de um ilusório comando, mesmo quando se buscam recursos os mais variados [...]" (3º§)
  • D: "A escrita não segura todos os riscos, todos os pontos finais, mas alguma coisa ela faz, quando se gastam todos os recursos do semblant, quando, de repente, ela começa a se dizer sozinha, avizinhando-nos do real, este insabido que fascina e
  • E: "Tudo o que me diz ou nos diz na floresta de símbolos onde nos perdemos, onde perdemos o rumo e o prumo." (10º§)



Assinale a opção em que o termo destacado pode ser substituído pelo termo sugerido, mantendo o mesmo valor semântico no trecho:
  • A: "Por isso, aquele que escreve, a todo momento, talvez tente se explicar, se suturar, na tentativa de se preservar de um outro intrusivo, que fala de um lugar que nem sempre é o da cumplicidade especular [...]" (1º§) - afastar
  • B: "O escrever tem a ver com uma intimidade que, no entanto, sempre se volta para fora, paradoxalmente se mascarando e se desvelando, ao mesmo tempo." (2º§) - encobrindo
  • C: "Daí, a fugaz medida do texto, que o faz se dizer e se desdizer, no palco mesmo da folha branca, onde ele se exibe, com pudor, falso pudor, ou uma espécie de bravata exibicionista." (2º§) - efêmera
  • D: "Textos poéticos ou romanescos querem agradar ou seduzir o incauto leitor com suas manhas e artimanhas, prometendo e faltando à palavra dada, às promessas de respostas, à avidez ingênua de quem espera dele mais do que palavras, letras." (2º§) -
  • E: "Mas também onde inventamos outros itinerários, com outras bússolas, no papel lívido, como disse a voz de um escritor cujo nome esqueci, mas que me fala agora." (10º§) - vívido



Assinale a opção em que o termo destacado funciona, no texto, como um modalizador.
  • A: "Daí, a fugaz medida do texto, que o faz se dizer e se desdizer, no palco mesmo da folha branca, onde ele se exibe, com pudor, falso pudor, ou uma espécie de bravata exibicionista." (2º§)
  • B: "Porque as palavras são "palavras em pássaros", como afirma um personagem de João Gilberto Noll que se diz dominado por elas, no ato mesmo da escrita, como se elas escapassem de seus dedos que dedilham as teclas da máquina, sem conseguir controlá-
  • C: "Talvez ai, nessa hora, surja um voyeurismo que surpreenda o escritor, lá onde ele não se adivinhava, quando pode se desconhecer em suas palavras, estas que saem de seu pobre teatro do quotidiano e o espreitam, no chão mesmo da poesia, na s
  • D: "Tudo o que me diz ou nos diz na floresta de símbolos onde nos perdemos, onde perdemos o rumo e o prumo." (10º§)
  • E: "Mas também onde inventamos outros itinerários, com outras bússolas, no papel lívido, como disse a voz de um escritor cujo nome esqueci, mas que me fala agora." (10º§)



Os elementos da natureza desempenham um papel importante na construção do texto e estão ligados diretamente aos sentimentos vivenciados pelo Menino. Assinale a opção que NÃO apresenta corretamente a relação entre o protagonista e esses elementos.
  • A: O conjunto de árvores no entorno da casa representa as infinitas possibilidades daquele lugar desconhecido, o qual poderia abrigar seres com os quais o Menino nunca havia tido contato, mas que permeavam seu imaginário.
  • B: O primeiro peru é uma alegoria do aspecto transitório da felicidade, uma vez que sua empolgação com aquele ser extremamente belo se perde a partir do momento em que, sem aviso, ele deixa de existir, gerando grande melancolia naquela criança.
  • C: Embebido em sua tristeza após o abate do peru, o Menino começa a prestar atenção no aspecto negativo das obras realizadas para a construção da cidade, as quais causavam grande destruição dos recursos naturais que ali se encontravam.
  • D: A decepção do protagonista, ao ver que o segundo peru não se assemelhava ao primeiro, mostra-o que a realidade nem sempre corresponde àquilo que se espera, o que o impede de se sentir melhor pela presença daquele outro animal.
  • E: O aparecimento do vaga-lume é como um sinal de esperança e de renovação de espírito e alegria do Menino, o qual, apesar das decepções sofridas anteriormente, ' aprende que pode se encantar novamente com o mundo, aliviando sua angústia.

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