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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UERR , CETREDE , Instituto Consulplan , IDCAP , CEPERJ , FSPSS , ACEP , UFRR , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CONTEMAX , Marinha , UPENET/IAUPE , Quadrix , décio , IF MT , FURB , Aprender-SC , CEV , Instituto Excelência , CEPS-UFPA , FUMARC , ADVISE , UFU-MG , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Copeiro , MetroCapital Soluções , Aroeira , URI , Questão Inédita , Décio Terror , IF TO , FUVEST , MS Concursos , CEV-URCA , Instituto IASP , Faepesul , Cesgranrio , Ministério Público Goiás , FUNCERN , Aeronáutica , Unesc , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , COPEVE - UFAL , Asconprev , VUNESP , SELECON , Dédalus Concursos & Treinamentos , IF-PE , GANZAROLI , NBS , CIESP , Instituto Quadrix , FAFIPA , cesgren , COPS - UEL , MPE-GO , Fund. Dom Cintra , AGIRH , Unicentro , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , GS Assessoria e Concursos , ASSCONPP , Simulado FCC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , IGEDUC , Nosso Rumo , Colégio Pedro II , Instituto Tupy , FAPEC , CESPE/CEBRASPE , Coseac , Fundação CEFETMINAS , Alternative Concursos , UNIOESTE , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , GUALIMP , AV MOREIRA , Técnico Administrativo - Inglês , Enfermeiro - Oncologia , IMPARH , NUCEPE , COMPERVE , Instituto Unifil , FAU , Prefeitura Municipal de Picos - PI , COTEC , IDECAN , Fundação Cesgranrio , Alternative Concursos Ltda , UniREDENTOR , IADES , Avança SP , UDESC , ESAF , INAZ do Pará , UFES , Objetiva Concursos LTDA , COMVEST , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FAUEL , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CPCON , IDECAN. , Fundação FAFIPA , AMAUC , Universidade Federal de Alfenas , IBADE , Big Advice , UECE CEV , Exército Brasileiro , INEP , UFMG , OMNI Concurso Públicos , CONSULPAM , IOPLAN , FCC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Crescer Consultoria , IDESUL , FUNDATEC , AMEOSC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Access , IBAM , BIO-RIO , UEPB , FACET Concursos , ACAFE , UFMT , PM-MG , Consulplam , IPEFAE , FCM , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CS-UFG , IDIB , FUNDEP , AMIGA PÚBLICA , FADESP , Instituto Ânima Sociesc , IBFC , CCV-UFC , UERJ , FEPESE , ACAPLAM , UFPEL , Prefeitura de Ipira - SC , Consulplan , Itame Consultoria e Concursos , Unoesc , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , DAE-Bauru , IESES , FUNDEPES , ANPAD , Instituto AOCP , IBGP , CECIERJ , UERJ. , FGV , ACCESS Seleção , UFPR , Prefeitura de Lontras - SC , CONSULTEC , Legalle Concursos , UPE , PS concursos , de , IF - GO , Funrio , AOCP Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

No excerto acima, foi suprimida uma parte importante do texto, indicada com um tracejado, que lhe dá continuidade de sentido.

Assinale a alternativa que, ao ser inserida nessa parte, completa o sentido do texto.
  • A: Se você sempre pensa nos outros primeiro, é natural que se dê ao trabalho de devolver um item perdido.
  • B: Os roubos só ocorreram porque não havia absolutamente ninguém, nenhuma força policial ou alguém por perto para testemunhar o malfeito.
  • C: De modo geral, as pessoas no leste da Ásia compartilham traços coletivistas que beneficiam o grupo.
  • D: A abundância de policiais e tradições culturais fizeram com que as pessoas pensassem primeiro nos outros.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto, assinale a alternativa cujo emprego do termo ou da expressão NÃO estabelece relação com o segmento anterior para promover a continuidade do texto e marcar sua temática.
  • A: Além disso
  • B: Embora
  • C: Mas
  • D: Da mesma forma

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto acima, assinale a alternativa cujo trecho requer novas informações a fim de permitir rever opiniões e crenças desfavoráveis ao fato narrado.
  • A: “A previsão é que o sensor possa incrementar tecnologias vestíveis em áreas diversas.”
  • B: “O dispositivo foi batizado de AISkin (de pele iônica artificial em inglês), e os primeiros resultados foram publicados na revista Materials Horizons.”
  • C: “Outro teste foi feito com um touch pad (painel sensível ao toque) grudado à mão de uma pessoa, no qual foi possível controlar ações em um jogo eletrônico no computador.”
  • D: “A inspiração para o novo sensor veio diretamente da pele humana, uma rede polimérica com presença de uma variedade de sensores neurais".

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto e com suas características, assinale a alternativa que explicita o objetivo do autor.
  • A: Teorizar sobre a complexidade da ciência matemática.
  • B: Partilhar com o leitor um conjunto de saberes.
  • C: Ironizar a forma como fazemos cálculos matemáticos.
  • D: Agregar valor a um tipo de conhecimento que lhe é caro.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto, o trecho negritado tem por função
  • A: contrapor duas informações distintas.
  • B: desmistificar uma expectativa criada pela proposição anterior.
  • C: retificar uma informação veiculada anteriormente.
  • D: revelar uma informação nova, não inferível pelo contexto precedente.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto, a função correta dos dois pontos é introduzir
  • A: em (3) uma explicação; em (4) a fala do interlocutor.
  • B: em (1) e em (2) explicações.
  • C: em (1) e em (3) sínteses.
  • D: em (2) e em (4) justificativas.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  • A: O fato de o longa ter sido filmado de modo a imitar um plano-sequência, sem cortes, gera, no espectador, a sensação de estar presenciando uma cena em tempo real.
  • B: A inclusão da transcrição da fala de Mackay reforça o argumento da dificuldade de o filme ser rodado em tomada única e contínua.
  • C: O 1º parágrafo do texto constitui uma sequência descritiva cujo objetivo é caracterizar para o espectador o cenário do filme.
  • D: Em: “E eles não desgrudam nos mais de cem minutos seguintes do filme — somos sugados pelo verdadeiro labirinto que é a guerra [...]”, a alternância entre as pessoas do discurso revela o posicionamento da autora do texto.

Leia o texto abaixo para responder à questão.
  “A diretora artística do Paço, Priscila Arantes, diz que as obras de renovação — ainda em curso quando a repórter visitou o endereço — tiveram como objetivo adequar o local às normas museológicas, tornando os banheiros acessíveis e implementando rampas, por exemplo.”
De acordo com o texto, assinale a alternativa que NÃO mantém a mesma relação de sentido estabelecida no período acima.
  • A: Para adequar o local às normas museológicas, os banheiros tiveram que ficar acessíveis e foram implementadas rampas.
  • B: Ao se tornarem os banheiros acessíveis e implementando rampas, o local ficou adequado às normas museológicas.
  • C: Os banheiros ficaram acessíveis e foram implementadas rampas porque o local precisava se adequar às normas museológicas.
  • D: Desde que se tornassem os banheiros acessíveis e fossem implementadas rampas, o local seria adequado às normas museológicas.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A: Em: “Ainda assim, Arantes comemora a mudança para o casarão. Mas um período de adaptação é certo.”, a expressão negritada mantém relação de concessão com a proposição que lhe antecede.
  • B: Em: “Desde então, a instituição ocupava uma pequena sala no Museu da Imagem e do Som, o MIS — ambos são administrados pela mesma organização social.”, a expressão negritada mantém relação temporal com a proposição que lhe antecede.
  • C: Em: “Agora, além da mudança no perfil do bairro onde funciona, ele terá uma entrada pelo shopping ao lado e deve dividir o restante do espaço do casarão [...]”, o termo negritado expressa relação de adição de ideias com a proposição que lhe antece
  • D: Em: “Segundo, porque a convivência com o campus da USP era estreita.”, o termo negritado expressa conexão com os períodos anteriores e introduz uma justificativa.

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