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Foram encontradas 27 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CCV-UFC , Faepesul , Instituto Consulplan , UFPR , Objetiva Concursos LTDA , décio , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CEV , ACAPLAM , FUNCERN , Marinha , UPE , Copeiro , ANPAD , GANZAROLI , IF MT , UECE CEV , CECIERJ , FAFIPA , Instituto Excelência , UFRR , OMNI Concurso Públicos , Décio Terror , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CEV-URCA , ACCESS Seleção , Fund. Dom Cintra , MetroCapital Soluções , UPENET/IAUPE , COPEVE - UFAL , AOCP , GS Assessoria e Concursos , IF TO , UEPB , CEPERJ , FAPEC , Instituto IASP , UFU-MG , PM-MG , Dédalus Concursos & Treinamentos , URI , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CIESP , ACEP , Fundação CEFETMINAS , Ministério Público Goiás , COPS - UEL , Aprender-SC , GUALIMP , IF-PE , UERJ , CEPS-UFPA , FAU , Instituto Quadrix , Unesc , Prefeitura de Ipira - SC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , MPE-GO , VUNESP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Colégio Pedro II , ADVISE , Fundação Cesgranrio , Coseac , Aroeira , IADES , IGEDUC , UERJ. , Enfermeiro - Oncologia , Cesgranrio , FAUEL , Instituto Tupy , Unicentro , Prefeitura de Lontras - SC , Fundação FAFIPA , PS concursos , COMPERVE , Aeronáutica , UERR , COTEC , Asconprev , IBADE , IMPARH , ESAF , cesgren , FCC , Instituto Unifil , UNIOESTE , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , AGIRH , FUNDATEC , IDECAN , Quadrix , COMVEST , CPCON , ASSCONPP , IBAM , INAZ do Pará , Exército Brasileiro , CESPE/CEBRASPE , FCM , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UniREDENTOR , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Alternative Concursos , FUNDEP , IDECAN. , Questão Inédita , CONSULPAM , MS Concursos , Crescer Consultoria , AV MOREIRA , IBFC , INEP , UFES , FACET Concursos , FEPESE , IOPLAN , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Alternative Concursos Ltda , FUNDEPES , IDESUL , SELECON , Consulplam , UFMG , NBS , CS-UFG , Avança SP , IBGP , Instituto Access , FADESP , FGV , IPEFAE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , AMAUC , Funrio , IDIB , Simulado FCC , Consulplan , UFMT , Nosso Rumo , DAE-Bauru , Big Advice , IDCAP , Instituto Ânima Sociesc , FSPSS , Itame Consultoria e Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CONSULTEC , AMEOSC , FURB , IESES , Técnico Administrativo - Inglês , Instituto AOCP , UFPEL , NUCEPE , de , BIO-RIO , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CETREDE , ACAFE , FUMARC , Legalle Concursos , Unoesc , CONTEMAX , AMIGA PÚBLICA , FUVEST , IF - GO , UDESC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Releia e responda: “Outra expressão que a ignorância rancorosa considera insulto racista é “a coisa está preta”,...” Qual é a função sintática do termo sublinhado?
  • A: adjunto adnominal
  • B: objeto direto
  • C: objeto indireto
  • D: aposto
  • E: complemento nominal

Releia e responda: “Além disso, há pessoas especialmente dotadas de verve, que nos surpreendem (e a si próprias) com expressões às vezes irônicas, sarcásticas ou simplesmente engraçadas.” Dê a classificação morfológica das palavras grifadas, apontando a classe gramatical a que pertencem:
  • A: pronome
  • B: substantivo
  • C: adjetivo
  • D: advérbio
  • E: verbo

Releia e responda: “Minha sorte é que vivemos numa democracia, e o nosso povo, por índole, é pouco afeito ao fanatismo desvairado, em que pesem as exceções.” Dê a função sintática do termo grifado:
  • A: complemento nominal
  • B: predicativo do sujeito
  • C: predicativo do objeto
  • D: objeto indireto
  • E: agente da passiva

Releia e responda: “Do mesmo modo agiria com o juiz Nicolau, a quem nunca trataria de “Lalau”, embora certamente não lhe revelasse a senha de meu cartão de crédito.” Classifique a conjunção destacada:
  • A: aditiva
  • B: explicativa
  • C: final
  • D: condicional
  • E: concessiva

Releia e responda: “Como se vê, isso de falar politicamente correto envolve muitos problemas,...” Identifique a relação de sentido que o conectivo sublinhado fixa com a construção antecedente:
  • A: concessão
  • B: finalidade
  • C: oposição
  • D: conformidade
  • E: negação

Releia a passagem e responda: “Doutor urubu, a coisa está preta”. Dê a função sintática do termo grifado:
  • A: vocativo
  • B: aposto
  • C: adjunto adverbial
  • D: adjunto adnominal
  • E: sujeito

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda à questão pertinente:

Releia a passagem e responda: “Adiantaria alegar que não fui eu quem pintou o urubu de preto?” A respeito dessa declaração, podemos afirmar o seguinte:
  • A: A ironia não é cabível, haja vista que foge inteiramente à linha argumentativa da composição.
  • B: A inserção de uma ave – o urubu – acrescenta um elemento estranho ao texto, ensejando incoerência nas ponderações.
  • C: O narrador brinca com as palavras e expressões e, num tom divertido, ironiza e dá leveza ao texto.
  • D: Não faz qualquer sentido inserir o verbo “pintar”, cujo campo semântico contrasta na estrutura compositiva.
  • E: A admissibilidade de impotência do narrador atesta sua resignação com a força imponderável do dito em contrário.

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda à questão pertinente:

O título do texto faz referência significativa a uma expressão inserta no universo das chamadas “expressões politicamente corretas”. Marque a alternativa CORRETA, de acordo com o texto, em relação ao sentido contido no título:
  • A: O título evidencia um trocadilho que indica um jogo de cores opostas, construído ao longo da composição.
  • B: O título incursiona pelo sentido do dito popular, aduzindo, ironicamente, seu entendimento em relação à expressão do falar politicamente correto.
  • C: O título sugere uma concordância do narrador com os termos ponderados por seu amigo.
  • D: A expressão do título traz uma expressão sinonímica precisa do dito popular.
  • E: O adjetivo presente na expressão do título remete, apenas, ao preconceito racial.

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