Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 34 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Faepesul , Enfermeiro - Oncologia , UFU-MG , IF-PE , Asconprev , Quadrix , COMPERVE , URI , Instituto Quadrix , cesgren , FUNCERN , AGIRH , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , GANZAROLI , COTEC , MPE-GO , FAFIPA , ESAF , Unesc , IGEDUC , ASSCONPP , Questão Inédita , COMVEST , VUNESP , Instituto Tupy , MS Concursos , CESPE/CEBRASPE , Fund. Dom Cintra , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , GS Assessoria e Concursos , CPCON , AV MOREIRA , SELECON , FAPEC , Exército Brasileiro , Unicentro , IMPARH , CONSULPAM , Instituto Unifil , NBS , Fundação CEFETMINAS , IDECAN , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , GUALIMP , Crescer Consultoria , Avança SP , Simulado FCC , FAU , FACET Concursos , UNIOESTE , INAZ do Pará , Consulplam , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Nosso Rumo , Fundação Cesgranrio , IDECAN. , AMAUC , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , IADES , CS-UFG , Big Advice , Técnico Administrativo - Inglês , FAUEL , FADESP , UniREDENTOR , INEP , Fundação FAFIPA , Consulplan , IOPLAN , NUCEPE , UFES , IDESUL , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IBADE , DAE-Bauru , BIO-RIO , UDESC , FCC , Universidade Federal de Alfenas , Instituto Access , FUNDATEC , CONSULTEC , IPEFAE , ACAFE , Objetiva Concursos LTDA , de , UFMG , IDIB , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IBAM , CCV-UFC , UECE CEV , FCM , CETREDE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Ânima Sociesc , FUNDEP , CONTEMAX , Itame Consultoria e Concursos , ACAPLAM , OMNI Concurso Públicos , décio , UFMT , IESES , ANPAD , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IBFC , CECIERJ , UEPB , FEPESE , CEV , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto AOCP , ACCESS Seleção , PM-MG , FUNDEPES , Copeiro , Legalle Concursos , Décio Terror , UFPEL , IF - GO , AOCP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IBGP , Instituto Consulplan , CEPERJ , UERJ , FGV , CEV-URCA , Unoesc , ACEP , Prefeitura de Ipira - SC , Funrio , COPEVE - UFAL , Marinha , Dédalus Concursos & Treinamentos , UFPR , IF MT , Aprender-SC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , IDCAP , Instituto Excelência , CEPS-UFPA , UERJ. , FSPSS , CIESP , UPE , ADVISE , Prefeitura de Lontras - SC , FURB , COPS - UEL , MetroCapital Soluções , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UFRR , IF TO , Aroeira , PS concursos , UPENET/IAUPE , Instituto IASP , Cesgranrio , UERR , FUMARC , Colégio Pedro II , Aeronáutica , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , FUVEST , Coseac , Ministério Público Goiás Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto para responder a questão.

A fala de especialistas traz ao texto
  • A: argumentos e opiniões com embasamento teórico.
  • B: mais palavras científicas e de difícil entendimento.
  • C: expressões coloquiais.
  • D: mais credibilidade à informação.

Leia o texto para responder a questão.

As aspas do quarto parágrafo foram utilizadas para
  • A: citar uma fala indireta.
  • B: citar uma fala direta.
  • C: citar uma expressão coloquial.
  • D: citar uma parte de um artigo.

Leia o texto para responder a questão.

Analise: “Vivemos uma epidemia, com grande impacto na saúde e na qualidade de vida dos pacientes” e assinale o tipo de sujeito dessa oração.
  • A: Simples.
  • B: Composto.
  • C: Indeterminado.
  • D: Oculto.

Leia o texto para responder a questão.

Assinale a alternativa que apresenta a explicação para o uso das vírgulas nesse contexto:

“Levantamento da SAÚDE avalia o conhecimento e o comportamento da população a respeito de causas, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais”
  • A: As vírgulas foram utilizadas para sequenciar itens.
  • B: As vírgulas foram utilizadas para isolar o aposto explicativo.
  • C: As vírgulas foram utilizadas para isolar o advérbio.
  • D: As vírgulas foram utilizadas para isolar o vocativo.

Leia o texto para responder a questão.

Assinale a alternativa correta de acordo com o texto.
  • A: Doenças respiratórias estão cada vez em maior número.
  • B: Doenças cardiovasculares estão cada vez em maior número.
  • C: Doenças renais estão cada vez em maior número.
  • D: Doenças causadas por vírus estão cada vez em maior número.

Leia o texto para responder a questão.

O verbo principal do título está conjugado em
  • A: 3ª pessoa do plural do Presente do Indicativo.
  • B: 3ª pessoa do plural do Presente do Subjuntivo.
  • C: 3ª pessoa do plural do Presente do Imperativo.
  • D: 3ª pessoa do plural do Futuro do Pretérito.

Leia o texto para responder a questão.

Analise: “a maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto, qualidade de vida e produtividade.” E assinale a alternativa correta.
  • A: As vírgulas foram utilizadas neste contexto para isolar o aposto explicativo.
  • B: Há a presença de um advérbio de lugar.
  • C: “Maioria” é o sujeito da oração principal.
  • D: A conjunção aditiva “e” exclui o fator produtividade.

Leia o texto para responder a questão.

Assinale a alternativa que apresenta um verbo no infinitivo.
  • A: “Para os empregados, o trabalho remoto é a tendência principal.”
  • B: “No entanto, apenas 35% dos entrevistados disseram que trabalham em empresas que adotam tendências do mercado.”
  • C: “os profissionais citaram as tendências de trazer seu próprio dispositivo eletrônico e também estruturas sem hierarquia”
  • D: “É o que diz a pesquisa Alelo Hábitos do Trabalho, realizada pelo Ipsos, que ouviu 1.518 pessoas com trabalho registrado nas 12 principais regiões do país, além de 468 desempregadas e 347 autônomas.

Leia o texto para responder a questão.

O uso de percentuais no texto demonstra que
  • A: em números a maioria quer trabalhar em casa.
  • B: trabalhar em casa é uma realidade longe de ser alcançada.
  • C: o número de pessoas que trabalha em casa aumentou.
  • D: o coworking é uma tendência no mercado de trabalho.

Exibindo de 1 até 10 de 34 questões.