Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 219 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: IF MT , DAE-Bauru , UFPR , Asconprev , IBADE , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , cesgren , FCC , Simulado FCC , Instituto Excelência , UPE , FUNDATEC , Nosso Rumo , MetroCapital Soluções , CONSULTEC , AGIRH , IF TO , de , UFRR , ASSCONPP , IBAM , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UPENET/IAUPE , CESPE/CEBRASPE , FCM , Técnico Administrativo - Inglês , Instituto IASP , CETREDE , FUNDEP , NUCEPE , Ministério Público Goiás , CONTEMAX , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IF-PE , décio , UFU-MG , AV MOREIRA , IBFC , Instituto Quadrix , CEV , URI , FEPESE , UDESC , Alternative Concursos Ltda , FUNDEPES , Objetiva Concursos LTDA , MPE-GO , Copeiro , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IGEDUC , Décio Terror , Unesc , Avança SP , IBGP , Instituto Tupy , CEV-URCA , VUNESP , FGV , UECE CEV , AMAUC , Funrio , OMNI Concurso Públicos , COPEVE - UFAL , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IMPARH , Dédalus Concursos & Treinamentos , Unicentro , Big Advice , IDCAP , Instituto Unifil , CIESP , FSPSS , UEPB , AMEOSC , FURB , PM-MG , IDECAN , COPS - UEL , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , INAZ do Pará , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UNIOESTE , BIO-RIO , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Colégio Pedro II , ACAFE , FUMARC , UERJ , AMIGA PÚBLICA , FUVEST , Prefeitura de Ipira - SC , IDECAN. , Coseac , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , INEP , Enfermeiro - Oncologia , UniREDENTOR , CCV-UFC , Faepesul , IOPLAN , COMPERVE , ACAPLAM , FUNCERN , UERJ. , UFES , ANPAD , GANZAROLI , Prefeitura de Lontras - SC , IDESUL , COTEC , FAFIPA , PS concursos , Instituto Access , ESAF , Universidade Federal de Alfenas , CECIERJ , UERR , IPEFAE , COMVEST , ACCESS Seleção , Fund. Dom Cintra , IDIB , CPCON , UFMG , AOCP , GS Assessoria e Concursos , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CEPERJ , FAPEC , Quadrix , Instituto Ânima Sociesc , Exército Brasileiro , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Itame Consultoria e Concursos , CONSULPAM , ACEP , Fundação CEFETMINAS , IESES , Crescer Consultoria , UFMT , Aprender-SC , GUALIMP , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CEPS-UFPA , FAU , Questão Inédita , Instituto AOCP , FACET Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , MS Concursos , Legalle Concursos , Consulplam , ADVISE , Fundação Cesgranrio , IF - GO , CS-UFG , UFPEL , Aroeira , IADES , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Cesgranrio , FAUEL , SELECON , Instituto Consulplan , FADESP , Unoesc , NBS , Marinha , Consulplan , Aeronáutica , Fundação FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o trecho da canção de Gilberto Gil para responder à questão.

A frase, reescrita a partir dos versos da canção, está correta, quanto à pontuação, em
  • A: Não não é fácil falar com Deus, ao contrário é preciso muita coragem e lucidez.
  • B: A crença em Deus desafia os arrogantes, e o poeta se conscientizou disso.
  • C: O poeta compromete-se em assumir, novas atitudes, como por exemplo apagar as ilusões.
  • D: Sapatos, gravata, horários, e acessórios, são, propositalmente descartados diante de Deus.
  • E: Se chegar até Deus, diga-Lhe que: você busca a paz e a compaixão.

Leia o trecho da canção de Gilberto Gil para responder à questão.

Lendo-se a letra da canção, conclui-se que o eu lírico, para falar com Deus, pretende
  • A: desfazer-se dos objetos pessoais, mas cumprir os seus compromissos.
  • B: admitir que seu projeto de vida bem-sucedida fracassou.
  • C: desligar-se dos afazeres cotidianos para dedicar-se à sociabilidade.
  • D: renunciar aos bens materiais, às paixões e ao convívio social.
  • E: adotar atitudes mais pacíficas em relação ao próximo.

Observa-se relação de coordenação entre as orações na alternativa.
  • A: Milhões de brasileiros não dispõem de esgoto tratado, nem têm acesso à tecnologia.
  • B: Está na hora de lutar, mesmo que demande muitos esforços.
  • C: Está na hora de lutar, para que a sociedade se transforme.
  • D: Embora seja louvável, a solidariedade não é suficiente.
  • E: São milhões de brasileiros que viram sua renda desaparecer.

Assinale a alternativa em que o pronome que substitui o termo em destaque na primeira frase está corretamente posicionado, de acordo com a norma-padrão.
  • A: É necessário que as tecnologias digitais rapidamente multipliquem o conforto de todos./ ... multipliquem-lhe.
  • B: Esta é a crise sanitária que agrava a economia./ Esta é a crise que agrava-a.
  • C: Compete às elites empresariais zelar pelos desassistidos./ Lhes compete...
  • D: Não trate a desigualdade como algo irrelevante./ Não trate-a...
  • E: Que a elite nacional proteja os desassistidos! / Que... os proteja.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, o segmento frasal, de acordo com o acento indicativo da crase.

É preciso estimular
  • A: as empresas à dar continuidade as doações, além de prover a igualdade de renda.
  • B: à retomada da economia e a volta à normalidade, à luz do quadro social vigente.
  • C: entre as empresas a prática de solidariedade, à qual se acrescenta uma consciência cidadã, frente às necessidades dos mais pobres.
  • D: à cooperação política, para que, à começar com os mais pobres, todos ascendam à outro patamar.
  • E: o acesso a água potável e às ferramentas digitais, para que essas cheguem à todas as comunidades.

Leia o texto para responder à questão.

Assinale a alternativa correta, quanto à concordância nominal, da frase reescrita a partir do texto.
  • A: As empresas, sendo socialmente consciente, contribuem com o bem-estar do cidadão.
  • B: Relegar à miséria 100 milhões de compatriotas e privá-los do direito à saúde não são crimes bastante graves?
  • C: Com o fim da pandemia, os pobres, eles mesmo, terão de prover sua própria subsistência.
  • D: Na lista das mazelas brasileiras, segue incluso, obviamente, a péssima distribuição de renda.
  • E: A solidariedade para com os desassistidos é necessário.

Leia o texto para responder à questão.

A frase, reescrita a partir do texto, assume versão correta, quanto à concordância verbal, em
  • A: Costuma haver, em momentos de tragédia, espíritos solidários.
  • B: Mais que uma crise social, tratam-se de uma crise vital.
  • C: Tanto as empresas, como os indivíduos, rapidamente, se mobilizou no combate à pandemia.
  • D: Aos doentes, por causa do coronavírus, soma-se os 100 milhões sem esgoto tratado.
  • E: A cifra volumosa de R$ 3 bilhões não são suficientes para sanar os problemas.

Leia o texto para responder à questão.

O trecho em destaque na frase – O problema é que, passada a pandemia, a elite, hoje solidária, retomará seus afazeres privados. – está corretamente substituído, sem alteração de sentido, em
  • A: ... embora passe a pandemia...
  • B: ... por mais que passe a pandemia...
  • C: ... mesmo que a pandemia passar...
  • D: ... assim que passar a pandemia...
  • E: ... a fim de passar a pandemia...

Leia o texto para responder à questão.

Assinale a afirmação correta sobre o terceiro parágrafo, em destaque, no texto.
  • A: A tecnologia do século 21 permitirá que os brasileiros deixem de ser cidadãos de segunda classe.
  • B: A grande massa da população é destituída dos benefícios proporcionados pelas tecnologias digitais.
  • C: A ampla maioria da sociedade brasileira ainda prefere utilizar a tecnologia do século 19.
  • D: O processo de aquisição das ferramentas digitais assume no Brasil uma abordagem democrática.
  • E: Parte expressiva da população brasileira conseguiu superar as limitações tecnológicas do século 19.

Exibindo de 1 até 10 de 219 questões.