Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 6 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CEV-URCA , FUMARC , IPEFAE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFES , AMAUC , FUVEST , IDIB , UERJ. , Universidade Federal de Alfenas , COPEVE - UFAL , Prefeitura de Lontras - SC , Dédalus Concursos & Treinamentos , Big Advice , Faepesul , Instituto Ânima Sociesc , CIESP , FUNCERN , Itame Consultoria e Concursos , PS concursos , UFMG , AMEOSC , GANZAROLI , IESES , UERR , Universidade Federal de Uberlândia - MG , COPS - UEL , Instituto AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , BIO-RIO , FAFIPA , Colégio Pedro II , ACAFE , Fund. Dom Cintra , Legalle Concursos , Quadrix , UFMT , AMIGA PÚBLICA , GS Assessoria e Concursos , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , CCV-UFC , FAPEC , Instituto Consulplan , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Enfermeiro - Oncologia , COMPERVE , ACAPLAM , Fundação CEFETMINAS , Marinha , Questão Inédita , UFPEL , COTEC , ANPAD , GUALIMP , IF MT , MS Concursos , Unoesc , CECIERJ , FAU , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ESAF , UFPR , COMVEST , ACCESS Seleção , Fundação Cesgranrio , MetroCapital Soluções , SELECON , CPCON , AOCP , IADES , IF TO , NBS , UPE , CEPERJ , FAUEL , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Exército Brasileiro , Simulado FCC , UFRR , CONSULPAM , ACEP , Fundação FAFIPA , Ministério Público Goiás , Crescer Consultoria , Aprender-SC , IBADE , IF-PE , Nosso Rumo , UPENET/IAUPE , CEPS-UFPA , FCC , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , FACET Concursos , Técnico Administrativo - Inglês , UFU-MG , Consulplam , ADVISE , FUNDATEC , MPE-GO , CS-UFG , Aroeira , IBAM , IGEDUC , NUCEPE , URI , Cesgranrio , FCM , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FADESP , UDESC , Unesc , Consulplan , Aeronáutica , FUNDEP , DAE-Bauru , Asconprev , IBFC , IMPARH , Objetiva Concursos LTDA , VUNESP , cesgren , FEPESE , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , AGIRH , FUNDEPES , IDECAN , UECE CEV , Unicentro , CONSULTEC , de , ASSCONPP , IBGP , INAZ do Pará , OMNI Concurso Públicos , CETREDE , CESPE/CEBRASPE , FGV , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Alternative Concursos , Funrio , IDECAN. , UEPB , UNIOESTE , CONTEMAX , décio , AV MOREIRA , IDCAP , INEP , PM-MG , CEV , FSPSS , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Alternative Concursos Ltda , FURB , IDESUL , UERJ , UniREDENTOR , Copeiro , Prefeitura de Ipira - SC , Décio Terror , Avança SP , Instituto Access Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto, para responder à questão.

A amizade é tema recorrente na música popular, e as letras das canções fazem uso, muitas vezes, de recursos da linguagem poética. Há uma hipérbole nos seguintes versos de uma canção:
  • A: “Amigo, você é o mais certo das horas incertas” – Roberto Carlos
  • B: “Você meu amigo de fé, meu irmão, camarada” – Roberto Carlos
  • C: “Quero levar o meu canto amigo a qualquer amigo que precisar” – Roberto Carlos
  • D: “Eu quero ter um milhão de amigos / E bem mais forte poder cantar” – Roberto Carlos

Leia o texto, para responder à questão.

Há uma construção típica do registro informal, que não seria adequada à redação oficial, no seguinte trecho:
  • A: “Vale lembrar que tem amizades que são tóxicas...”
  • B: “Desde então, outras quatro Blue Zones surgiram...”
  • C: “...é importante observar a qualidade dos relacionamentos.”
  • D: “...as amizades são capazes de transformar a saúde mental das pessoas.”

Leia o texto, para responder à questão.

“Cultivar boas relações traz uma sensação de não estar só...” Neste segmento, o verbo trazer está empregado no sentido de:
  • A: dar de presente
  • B: ser a causa de
  • C: dar acesso a
  • D: conter em si

Leia o texto, para responder à questão.

“Chamadas de Blue Zones, essa regiões ainda são conhecidas pela baixa incidência de doenças crônicas.” Nesta frase, a palavra em destaque está empregada com o mesmo sentido de:
  • A: inclusive
  • B: além disso
  • C: pelo menos
  • D: até este momento

Leia o texto, para responder à questão.

O estudo citado no texto mostra que muito contribui para a saúde ter amigos:
  • A: isolados
  • B: longevos
  • C: constantes
  • D: selecionados

Exibindo de 1 até 6 de 6 questões.