Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 36 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CEV-URCA , FUMARC , IPEFAE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFES , AMAUC , FUVEST , IDIB , UERJ. , Universidade Federal de Alfenas , COPEVE - UFAL , Prefeitura de Lontras - SC , Dédalus Concursos & Treinamentos , Big Advice , Faepesul , Instituto Ânima Sociesc , CIESP , FUNCERN , Itame Consultoria e Concursos , PS concursos , UFMG , AMEOSC , GANZAROLI , IESES , UERR , Universidade Federal de Uberlândia - MG , COPS - UEL , Instituto AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , BIO-RIO , FAFIPA , Colégio Pedro II , ACAFE , Fund. Dom Cintra , Legalle Concursos , Quadrix , UFMT , AMIGA PÚBLICA , GS Assessoria e Concursos , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , CCV-UFC , FAPEC , Instituto Consulplan , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Enfermeiro - Oncologia , COMPERVE , ACAPLAM , Fundação CEFETMINAS , Marinha , Questão Inédita , UFPEL , COTEC , ANPAD , GUALIMP , IF MT , MS Concursos , Unoesc , CECIERJ , FAU , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ESAF , UFPR , COMVEST , ACCESS Seleção , Fundação Cesgranrio , MetroCapital Soluções , SELECON , CPCON , AOCP , IADES , IF TO , NBS , UPE , CEPERJ , FAUEL , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Exército Brasileiro , Simulado FCC , UFRR , CONSULPAM , ACEP , Fundação FAFIPA , Ministério Público Goiás , Crescer Consultoria , Aprender-SC , IBADE , IF-PE , Nosso Rumo , UPENET/IAUPE , CEPS-UFPA , FCC , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , FACET Concursos , Técnico Administrativo - Inglês , UFU-MG , Consulplam , ADVISE , FUNDATEC , MPE-GO , CS-UFG , Aroeira , IBAM , IGEDUC , NUCEPE , URI , Cesgranrio , FCM , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FADESP , UDESC , Unesc , Consulplan , Aeronáutica , FUNDEP , DAE-Bauru , Asconprev , IBFC , IMPARH , Objetiva Concursos LTDA , VUNESP , cesgren , FEPESE , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , AGIRH , FUNDEPES , IDECAN , UECE CEV , Unicentro , CONSULTEC , de , ASSCONPP , IBGP , INAZ do Pará , OMNI Concurso Públicos , CETREDE , CESPE/CEBRASPE , FGV , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Alternative Concursos , Funrio , IDECAN. , UEPB , UNIOESTE , CONTEMAX , décio , AV MOREIRA , IDCAP , INEP , PM-MG , CEV , FSPSS , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Alternative Concursos Ltda , FURB , IDESUL , UERJ , UniREDENTOR , Copeiro , Prefeitura de Ipira - SC , Décio Terror , Avança SP , Instituto Access Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o Texto 3 para responder às questões 19 e 20.



Considerando-se a pergunta da personagem, as informações não verbais produzidas no penúltimo quadrinho sugerem
  • A: reflexão.
  • B: espanto.
  • C: certeza.
  • D: admiração.

Leia o Texto 3 para responder às questões 19 e 20.



O texto inova ao abordar a questão da exploração espacial pelo viés
  • A: da conquista científica.
  • B: da urbanização lunar.
  • C: do comércio turístico.
  • D: do desenvolvimento tecnológico.

Qual estratégia é decisiva para levar a China ao topo do ranking da corrida espacial internacional?
  • A: O projeto de construção de sua própria estação espacial tripulada
  • B: O emprego de automóveis em uma expedição espacial.
  • C: A comercialização de viagens espaciais por empresas privadas
  • D: A análise detalhada do solo da superfície lunar.

Na composição argumentativa do texto, a oração “Embora a China tenha insistido que suas ambições são totalmente pacíficas” instaura uma sequência discursiva que
  • A: envolve quebra de expectativa em relação às tradicionais consequências da corrida espacial.
  • B: acrescenta informações comprovadoras de que o feito chinês coopera para o crescimento econômico mundial.
  • C: enumera novos investimentos americanos decorrentes das últimas conquistas da corrida espacial internacional
  • D: demonstra as estratégias chinesas para se firmar como um dos líderes da exploração espacial.

Quanto ao seu papel para a progressão textual, o trecho “A Lua está ligada à Terra pelas marés, girando na mesma velocidade enquanto orbita nosso planeta”
  • A: reforça a importância do pouso feito pela sonda espacial.
  • B: justifica a existência do lado oculto da lua a partir da ótica terrestre.
  • C: exemplifica um dos mistérios lunares jamais revelados.
  • D: apresenta informações de conhecimento restrito ao governo chinês.

Na organização semântica do texto, em qual uso das aspas há uma estratégia metafórica para valorizar o feito chinês?
  • A: "lado negro"
  • B: "força Espacial"
  • C: "close"
  • D: "ergue o véu de mistério"

O significado e a classe da palavra “orbita” são contextualmente distintos com base
  • A: na posição do acento tônico.
  • B: na concordância com “marés”.
  • C: no número de sílabas.
  • D: no tipo de derivação prefixal.

Releia o Texto 1 e leia o Texto 2 para responder às questões 12 e 13.

Texto 2



Considerando-se as informações do Texto 1, o feito chinês apresentado no Texto 2 é histórico porque
  • A: reedita estratégias de exploração da cratera lunar usadas anteriormente pelos russos.
  • B: decorre de um acordo de cooperação entre potenciais inimigos internacionais.
  • C: registra pela primeira vez imagens do lado negro, oculto e desconhecido da lua.
  • D: decorre da exploração inédita da forma, estrutura e composição do espaço oculto do ambiente lunar

Releia o Texto 1 e leia o Texto 2 para responder às questões 12 e 13.

Texto 2



Os Textos 1 e 2 se aproximam quanto à temática, mas se distinguem quanto à função social e discursiva porque o Texto 2
  • A: noticia um importante feito de cientistas espaciais contemporâneos.
  • B: faz uma promoção oficial dos feitos do governo da China
  • C: tenta convencer o leitor de que a China alcançou o topo da corrida espacial.
  • D: oferece informações técnicas para um leitor especializado.

Exibindo de 1 até 10 de 36 questões.