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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Quadrix , Exército Brasileiro , GANZAROLI , IMPARH , UFU-MG , Aprender-SC , FAFIPA , Instituto Unifil , URI , CEPS-UFPA , CONSULPAM , ADVISE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Crescer Consultoria , Fund. Dom Cintra , IDECAN , Aroeira , Questão Inédita , FACET Concursos , GS Assessoria e Concursos , INAZ do Pará , Unesc , FAPEC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , VUNESP , Cesgranrio , MS Concursos , Consulplam , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CS-UFG , Fundação CEFETMINAS , IDECAN. , Asconprev , SELECON , FADESP , GUALIMP , INEP , Unicentro , FAU , IOPLAN , cesgren , NBS , Consulplan , AGIRH , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , DAE-Bauru , Fundação Cesgranrio , IDESUL , ASSCONPP , Simulado FCC , IADES , Instituto Access , UNIOESTE , CONSULTEC , FAUEL , IPEFAE , CESPE/CEBRASPE , Nosso Rumo , IDIB , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , de , Fundação FAFIPA , AV MOREIRA , Técnico Administrativo - Inglês , CETREDE , IBADE , Instituto Ânima Sociesc , UniREDENTOR , NUCEPE , CONTEMAX , FCC , Itame Consultoria e Concursos , FUNDATEC , IESES , UFES , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Picos - PI , décio , Universidade Federal de Alfenas , Avança SP , UDESC , CEV , IBAM , Instituto AOCP , Objetiva Concursos LTDA , Copeiro , FCM , Legalle Concursos , FUNDEP , IF - GO , UFMG , AMAUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Décio Terror , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Big Advice , UECE CEV , CEV-URCA , IBFC , Instituto Consulplan , OMNI Concurso Públicos , COPEVE - UFAL , FEPESE , Marinha , FUNDEPES , IF MT , UFMT , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Dédalus Concursos & Treinamentos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , BIO-RIO , UEPB , CIESP , IBGP , Instituto Excelência , ACAFE , PM-MG , COPS - UEL , FGV , MetroCapital Soluções , Funrio , IF TO , UFPEL , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Unoesc , CCV-UFC , UERJ , Colégio Pedro II , IDCAP , Instituto IASP , ACAPLAM , Prefeitura de Ipira - SC , Coseac , FSPSS , Ministério Público Goiás , Enfermeiro - Oncologia , FURB , IF-PE , UFPR , ANPAD , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Instituto Quadrix , UPE , CECIERJ , UERJ. , COMPERVE , ACCESS Seleção , Prefeitura de Lontras - SC , COTEC , FUMARC , MPE-GO , PS concursos , ESAF , FUVEST , IGEDUC , UFRR , AOCP , Faepesul , Instituto Tupy , UPENET/IAUPE , CEPERJ , UERR , COMVEST , ACEP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CPCON , FUNCERN Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à regência verbal.
  • A: O aluno não assistiu a aula, pois estava suspenso.
  • B: Ao desobedecer as regras de conduta, foi advertido pela coordenadora.
  • C: A professora visava o aprendizado integral dos seus alunos.
  • D: Atualizar o material implicava mudanças drásticas no método de ensino.
  • E: Os alunos aspiravam grandes profissões após o colégio.

Leia a tirinha abaixo para responder à questão.

A oração contida no primeiro quadrinho “para que possam ver minha vitória” exprime um sentido de
  • A: consecução.
  • B: tempo.
  • C: finalidade.
  • D: condição.
  • E: causa.

Assinale a alternativa cujas palavras são SINÔNIMAS.
  • A: Notório/ tênue
  • B: Original/ usual
  • C: Ordinário/ soberbo
  • D: Modesto/ petulante
  • E: Excedente/ supérfluo

Assinale a alternativa em que TODAS as palavras estão grafadas corretamente, conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa.
  • A: conceção/ vertijem/ verossemelhança
  • B: reinterar/ beneficiente/ insolarado
  • C: cessão/ paisagismo/ enxurrada
  • D: inadimissível/ enraisar/ encherto
  • E: multirão/ previlégio/ entitular

Leia a tirinha abaixo, de Calvin e Haroldo, para responder à questão.

A respeito dos verbos contidos na tirinha, assinale a alternativa correta.
  • A: Há pelo menos um verbo no futuro do pretérito do indicativo.
  • B: Não há verbos no pretérito perfeito do indicativo.
  • C: Há pelo menos um verbo no presente do subjuntivo.
  • D: Há pelo menos um verbo no imperativo afirmativo.
  • E: Há apenas um verbo no presente do indicativo.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à ocorrência de crase.
  • A: Saiu às pressas para a reunião.
  • B: Agradeço à todos pela presença!
  • C: Peça à ela o cardápio principal.
  • D: O valor pode ser pago à prazo.
  • E: À partir de segunda-feira, os preços serão atualizados.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à concordância verbal.
  • A: Mais de um aluno não compareceram à aula.
  • B: Já fazem 30 minutos que estou aguardando.
  • C: A festa não podia começar, pois faltava as bebidas.
  • D: Grande parte dos jogadores aplaudiu a jogada.
  • E: A maioria desistiram da promoção após ver a fila.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que TODAS as palavras estão corretamente acentuadas.
  • A: melância/ estígma/ repúdio
  • B: discrepância/ empírico/ balaústre
  • C: elípse/ côco/ insígne
  • D: rúbrica/ urubú/ fascínio
  • E: ilústre/ gratuíto/ estírpe

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Assinale a alternativa cuja pontuação alterada no texto NÃO causou prejuízo gramatical ou de sentido.
  • A: “A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, premiou no dia 9 de dezembro de 2019 estudantes e alunos de 12 estados do país.”
  • B: “Nesta edição, a competição escolheu como tema, ‘O Lugar Onde Vivo’ (...)”.
  • C: “A única coisa que falta, é oportunidade.”
  • D: “Com certeza, nós temos nas escolas, nas classes populares, grandes potências para as artes.”
  • E: “Os alunos inscreveram, 171.035 trabalhos orientados por 85.908 professores.”

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