Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 27 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Exército Brasileiro , AV MOREIRA , Técnico Administrativo - Inglês , FCM , INEP , NUCEPE , FUNDEP , UFRR , IOPLAN , CONSULPAM , IBFC , UPENET/IAUPE , IDESUL , Crescer Consultoria , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FEPESE , Instituto Access , FACET Concursos , Avança SP , UDESC , Objetiva Concursos LTDA , FUNDEPES , UFU-MG , IPEFAE , Consulplam , IBGP , URI , IDIB , CS-UFG , AMAUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FGV , Instituto Ânima Sociesc , FADESP , Big Advice , UECE CEV , OMNI Concurso Públicos , Funrio , Unesc , Itame Consultoria e Concursos , Consulplan , IDCAP , VUNESP , IESES , DAE-Bauru , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FSPSS , Instituto AOCP , BIO-RIO , UEPB , ACAFE , PM-MG , FURB , Unicentro , Legalle Concursos , CONSULTEC , IF - GO , de , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FUMARC , Instituto Consulplan , CETREDE , CCV-UFC , UERJ , ACAPLAM , Prefeitura de Ipira - SC , FUVEST , UNIOESTE , Marinha , CONTEMAX , Faepesul , IF MT , décio , ANPAD , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FUNCERN , Instituto Excelência , CEV , CECIERJ , UERJ. , MetroCapital Soluções , Copeiro , ACCESS Seleção , Prefeitura de Lontras - SC , GANZAROLI , UniREDENTOR , PS concursos , FAFIPA , IF TO , Décio Terror , AOCP , Fund. Dom Cintra , UFES , Instituto IASP , CEV-URCA , CEPERJ , UERR , GS Assessoria e Concursos , Universidade Federal de Alfenas , Ministério Público Goiás , COPEVE - UFAL , ACEP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Aprender-SC , Quadrix , FAPEC , IF-PE , Dédalus Concursos & Treinamentos , Fundação CEFETMINAS , UFMG , Instituto Quadrix , CIESP , CEPS-UFPA , GUALIMP , Universidade Federal de Uberlândia - MG , MPE-GO , COPS - UEL , ADVISE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Aroeira , Questão Inédita , FAU , IGEDUC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fundação Cesgranrio , UFMT , Instituto Tupy , Colégio Pedro II , Cesgranrio , MS Concursos , IADES , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Asconprev , SELECON , FAUEL , IMPARH , Enfermeiro - Oncologia , Fundação FAFIPA , UFPEL , Instituto Unifil , COMPERVE , cesgren , NBS , IBADE , Unoesc , IDECAN , COTEC , AGIRH , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ASSCONPP , Simulado FCC , FCC , INAZ do Pará , ESAF , FUNDATEC , UFPR , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , COMVEST , CESPE/CEBRASPE , Nosso Rumo , IBAM , UPE , IDECAN. , CPCON , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Marque a alternativa que não é aceita gramaticalmente.
  • A: Visamos ao sucesso.
  • B: Namoro com João há anos.
  • C: Aspirou ao cargo de prefeito.
  • D: Prefiro português a matemática.

Em: O concurseiro acordou cedo e começou a estudar. Tem-se uma
  • A: oração coordenada sindética.
  • B: oração coordenada assindética.
  • C: oração subordinada adverbial.
  • D: oração subordinada substantiva.

No fragmento: Muita determinação, reeducação alimentar, exercícios físicos, todos esses fatores são fundamentais para melhorar ter saúde. A expressão destacada é um aposto
  • A: explicativo.
  • B: comparativo.
  • C: enumerativo.
  • D: recapitulativo.

Na oração: A criança tinha necessidade de medicamentos. O termo destacado é um
  • A: objeto indireto.
  • B: adjunto adnominal.
  • C: predicativo do sujeito.
  • D: complemento nominal.

Leia o texto para responder à questão.

A figura de linguagem que predomina nesse texto é a:
  • A: Alegoria.
  • B: Apóstrofe.
  • C: Gradação.
  • D: Hipérbole.

Leia o texto para responder à questão.

De acordo com os níveis de linguagem, esse texto apresenta uma
  • A: linguagem histórica, culta e técnica.
  • B: linguagem culta, regional e literária.
  • C: linguagem informal, social e artística.
  • D: linguagem coloquial, histórica e científica.

Leia o texto para responder à questão.

Considerando os princípios de coesão, no fragmento “Entretanto, é inútil discutirmos porque sei que falou-me com toda franqueza, e também com franqueza quero responder.” As palavras e expressões destacadas, respectivamente, estabelecem relações de:
  • A: concessão - causa - condição.
  • B: refutação - explicação - adição.
  • C: contradição - consequência - soma.
  • D: conformidade - alternância - conclusão.

Leia o texto para responder à questão.

No fragmento “Minha filha Nocência fez 18 anos pelo Natal, e é rapariga que pela feição parece moça de cidade, muito ariscazinha de modos, mas bonita e boa deveras...Coitada, foi criada sem mãe, e aqui nestes fundões.” As funções predominantes da linguagem, respectivamente, são:
  • A: Conativa e fática.
  • B: Conativa e poética.
  • C: Referencial e expressiva.
  • D: Referencial e metalinguística.

Exibindo de 1 até 10 de 27 questões.