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Muitas vezes, as alegações presentes num raciocínio apresentam deficiências argumentativas. Numa redação escolar, havia o seguinte segmento:
“Napoleão só podia mesmo perder a batalha em Waterloo, pois estava gripado, febril, como pude ver num filme de produção americana”.

O problema dessa alegação é que ela:
  • A: não estabelece uma relação lógica entre os fatos;
  • B: contraria as informações históricas;
  • C: se apoia em fato de pouca credibilidade: um filme;
  • D: mostra uma afirmação sem referências;
  • E: se apoia exclusivamente em opiniões pessoais.

Em todas as opções a seguir, há um pequeno segmento argumentativo, acompanhado da identificação do processo utilizado para a sustentação da argumentação.
Assinale a opção em que essa identificação está correta.
  • A: Esquecemos que a criança não é um modelo de adulto reduzido, como declarou um ortopedista suíço. / uma estrutura de definição, que produz um efeito de evidência e saber.
  • B: Não responder às perguntas de uma criança é fugir de responsabilidades. / o acúmulo de argumentos, que reforça uma prova.
  • C: O adulto é tal qual uma criança, é preciso não o desapontar. / a inclusão de um exemplo, que acentua a ideia defendida.
  • D: Ocorreu com ela a mesma coisa que no filme a que assistimos. / a descrição narrativa que reconta uma história para reforçar o efeito do real.
  • E: A senhora tem o recibo da compra? Sem isso, não é possível fazer uma devolução. / a citação provoca um efeito de autenticidade.

Nas opções a seguir há uma série de recomendações mostradas aos frequentadores de um parque público. A fim de que elas se tornem mais persuasivas, foram acrescentadas razões lógicas a essas recomendações.
Assinale a opção em que esse acréscimo está ligado de forma lógica ao aviso inicial.
  • A: Não colha ou corte flores e frutas / porque se perde parte da beleza original.
  • B: Não faça barulho / porque distrai os que vêm estudar no silêncio do parque.
  • C: Não leve cães, mesmo na coleira / porque podem escapar e não serem mais encontrados.
  • D: Não jogue lixo / porque atrai insetos.
  • E: Não acenda fogueira / porque há risco de provocar incêndios.

Leia o segmento textual a seguir.
“É uma hora da madrugada. Diante da porta de Maria, solteira, velha e fofoqueira de profissão, para um cavalheiro de alta estatura, abrigado por um grande casaco negro. A escuridão da noite de outono não permite distinguir nem o rosto nem as mãos do cavalheiro; mas só a sua maneira de tocar a campainha revela firmeza, seriedade e algo imponente.”
Sobre esse segmento textual, assinale a afirmativa correta.
  • A: O texto exemplifica uma descrição que nos dá o aspecto das coisas, a mera aparência física como parada no tempo e no espaço.
  • B: O texto narra uma ação intermediária entre dois acontecimentos implícitos, tendo a função de caracterizar um personagem.
  • C: A descrição realizada no fragmento nos mostra as realidades de forma dinâmica, em movimento, tratando-se mais de uma narração descritiva.
  • D: O fragmento mostra um narrador distante que, por sua localização afastada, mostra dificuldades da descrição detalhada do personagem em foco.
  • E: O texto mostra uma pequena narrativa centralizada numa cena passageira, que serve de introdução de um novo personagem no relato.

Um pequeno segmento textual diz o seguinte:
“Os jornais noticiaram que um grupo de terroristas invadiu parte de Israel, sequestrando pessoas de várias idades. Esse fato, bastante inesperado numa região atualmente calma, agitou a imprensa mundial, que passou a fazer, de forma apressada, retrospectivas históricas dos conflitos na região.”

Sobre a estruturação e os componentes textuais desse trecho, assinale o comentário inadequado.
  • A: Trata-se de um texto jornalístico em que os fatos noticiados são tratados com isenção e distanciamento.
  • B: O segmento “bastante inesperado numa região atualmente calma” mostra um comentário interpretativo dos fatos.
  • C: O segmento “invadiu parte de Israel” mostra imprecisão na notícia, que não deve ocorrer num texto jornalístico.
  • D: O fato de serem feitas retrospectivas históricas mostra a preocupação jornalística com o embasamento dos fatos.
  • E: Os termos “terroristas” e “pessoas” mostram, respectivamente, especificação e generalização.

Leia o fragmento textual a seguir.
“Bernardo Costa, um rapaz do Espírito Santo, forte como um touro, levantou, num concurso de levantamento de peso para novatos, um peso de trinta quilos por 86 vezes. Não é incomum ler notícias de grandes façanhas como essa nos jornais e me pergunto: - Não seria preferível adestrar rapazes como esse para que participassem dos jogos olímpicos? Esse tipo de coisa me incomoda por ser um desperdício de talentos.”

A posição do comentarista nesse texto mostra
  • A: cultura sobre o tema abordado, com domínio de informações.
  • B: impassibilidade diante do fato noticiado.
  • C: visão crítica, distinguindo o efêmero do permanente.
  • D: oportunidade didática, ensinando algo a partir do fato.
  • E: crítica diante de fatos desimportantes como notícias.

Observe a seguinte notícia de um jornal inglês:
“Londres, 6 – O Rei Jorge VI da Inglaterra morreu em sua mansão, em Sandrigham. O comunicado oficial diz que o rei morreu serenamente, enquanto dormia, nas primeiras horas da manhã. Oficialmente ignoram-se as causas imediatas do falecimento, embora a opinião entre os médicos seja a de que o monarca possa ter falecido em consequência de uma trombose coronária.”

Há uma série de condições que devem ser seguidas na redação de uma notícia como essa; assinale a condição a seguir que está ausente do segmento acima.
  • A: Essencial – Restringir-se ao importante, desprezando o acessório.
  • B: Completa – Observando os pontos fundamentais: o que, quem, onde, quando.
  • C: Clara – Redação de forma simples e direta a fim de que o texto possa ser compreendido pelo leitor de cultura média.
  • D: Exata– Limitar-se a dados confirmados, deixando imprecisões de lado.
  • E: Breve – Escrever com dados necessários mas de forma direta, sem circunlóquios ou volteios estilísticos.

Observe como um texto jornalístico noticiou a morte de uma pessoa.
"Brilhava o sol do meio-dia, quando Pedro Carvalho, ansioso de aproveitar o bom tempo, após um longo inverno rigoroso, decidiu dar um passeio para desenferrujar as pernas e aproveitar o presente dos primeiros raios de sol. Saiu ele, pois, de sua casa, tão contente, sem pressentir que o esperava a morte a dois passos de sua casa. De fato, a uns cem metros do domicílio, e quando Pedro curtia o ar primaveril, ouviu um ruído estranho e nada mais sentiu. Um pedaço do reboco de um prédio, com quase cem quilos de peso, o atingiu na cabeça, matando-o de imediato.”
A seguir, estão algumas regras práticas de redação e estilo. Assinale a regra que foi seguida pelo redator do texto acima.
  • A: Não interfira nos fatos. Os fatos narrados diretamente convencem mais que as digressões e ponderações.
  • B: É preciso escrever com a convicção de que só há duas palavras no idioma: o verbo e o substantivo.
  • C: Não abuse de inserções, fazendo com que, caso existam, sejam de pouca extensão.
  • D: Recorde sempre que a ordem direta tem mais força e precisão que a ordem inversa.
  • E: Não empregue vocábulos rebuscados. Entre o vocábulo popular e o culto, prefira sempre aquele.

Em todas as opções a seguir há um exemplo do tipo de linguagem figurada colocada ao início.
Assinale a frase em que esse exemplo está correto em relação à figura.
  • A: Sinestesia – De longe podia-se ouvir o pálido ruído das manifestações.
  • B: Paradoxo – Ninguém ouviu os gritos da vítima, embora a noite estivesse silenciosa.
  • C: Ironia – Quem dera os políticos dessem mais atenção às reclamações dos eleitores.
  • D: Hipérbole – A lua abriu, sobre as ondas, a sua cortina de prata.
  • E: Eufemismo – Isso foi repetido mil vezes nas últimas eleições, mas nada foi feito.

Nas frases a seguir há anglicismos bastante comuns em nosso cotidiano.
Assinale a frase em que houve a substituição adequada de um desses estrangeirismos.
  • A: O governante árabe portou-se como um verdadeiro gentleman / cavaleiro.
  • B: O site consultado pela maioria dos candidatos não era muito confiável / sítio.
  • C: Os games invadiram os celulares e são procurados por jovens e adultos / divertimentos.
  • D: Os atletas russos foram acusados de doping / estratagemas desonestos.
  • E: Os experts em Informática são cada vez mais necessários / espertos.

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