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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: MPE-GO , UERR , Crescer Consultoria , FCM , FACET Concursos , FUNDEP , AMAUC , UFPEL , IGEDUC , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Big Advice , Unoesc , Instituto Tupy , Quadrix , Consulplam , IBFC , CS-UFG , FEPESE , FADESP , FUNDEPES , AMEOSC , UFPR , IMPARH , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , IBGP , BIO-RIO , UPE , Instituto Unifil , Questão Inédita , Consulplan , IDECAN , MS Concursos , DAE-Bauru , FGV , ACAFE , Funrio , AMIGA PÚBLICA , UFRR , INAZ do Pará , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IDCAP , CCV-UFC , UPENET/IAUPE , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , SELECON , CONSULTEC , ACAPLAM , IDECAN. , NBS , de , FSPSS , CETREDE , FURB , ANPAD , UFU-MG , INEP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , CONTEMAX , CECIERJ , URI , IOPLAN , Simulado FCC , ACCESS Seleção , IDESUL , Nosso Rumo , décio , FUMARC , Instituto Access , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CEV , FUVEST , AOCP , Unesc , Copeiro , Faepesul , CEPERJ , VUNESP , IPEFAE , Técnico Administrativo - Inglês , ACEP , IDIB , NUCEPE , Décio Terror , FUNCERN , Unicentro , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CEV-URCA , GANZAROLI , Aprender-SC , COPEVE - UFAL , FAFIPA , CEPS-UFPA , Itame Consultoria e Concursos , UDESC , ADVISE , IESES , Objetiva Concursos LTDA , Dédalus Concursos & Treinamentos , Fund. Dom Cintra , UNIOESTE , Instituto AOCP , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CIESP , GS Assessoria e Concursos , Aroeira , COPS - UEL , FAPEC , Cesgranrio , Legalle Concursos , UECE CEV , Fundação CEFETMINAS , Aeronáutica , IF - GO , OMNI Concurso Públicos , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UniREDENTOR , Instituto Consulplan , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Colégio Pedro II , GUALIMP , Asconprev , Coseac , FAU , cesgren , Marinha , UEPB , Fundação Cesgranrio , AGIRH , UFES , IF MT , PM-MG , Enfermeiro - Oncologia , ASSCONPP , Universidade Federal de Alfenas , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , COMPERVE , IADES , COTEC , FAUEL , CESPE/CEBRASPE , MetroCapital Soluções , UERJ , ESAF , Fundação FAFIPA , Alternative Concursos , UFMG , IF TO , Prefeitura de Ipira - SC , AV MOREIRA , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto IASP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , COMVEST , IBADE , Ministério Público Goiás , UERJ. , CPCON , FCC , Exército Brasileiro , FUNDATEC , Alternative Concursos Ltda , UFMT , IF-PE , Prefeitura de Lontras - SC , Avança SP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto Quadrix , PS concursos , CONSULPAM , IBAM Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Não é um antônimo possível da palavra “desembargar”:
  • A: Obstruir.
  • B: Embargar.
  • C: Apetrechar.
  • D: Dificultar.
  • E: Abarreirar.

Assinale a alternativa em que há erro de regência
  • A: Me disseram que ele retornou ao país.
  • B: Venha logo me fazer feliz.
  • C: Já não suporto tantos descalabros.
  • D: Resta-nos apenas chorar a perda.
  • E: Foi incluído ao grupo.

Qual das palavras abaixo não deveria ter sido acentuada?
  • A: Antídoto.
  • B: Sentimênto.
  • C: Música.
  • D: Dinâmico.
  • E: Dúvida.

Leia com atenção:

I - Senso e Censo;
II - Trás e Traz;
III - Voz e vós.

São homônimos:
  • A: Apenas I;
  • B: Apenas I e II;
  • C: Apenas III;
  • D: Nenhum;
  • E: Todos.

Palavra que tem por função expressar características, qualidades ou estados dos seres:
  • A: Substantivo.
  • B: Conjunção.
  • C: Artigo.
  • D: Adjetivo.
  • E: Preposição.

É a repetição de termos no começo das frases, muito utilizada pelos escritores na construção dos versos a fim de dar maior ênfase à ideia:
  • A: Anacoluto.
  • B: Pleonasmo.
  • C: Metáfora.
  • D: Anáfora.
  • E: Metonímia.

São advérbios de afirmação:
  • A: Assim – Bem.
  • B: Certamente – Efetivamente.
  • C: Pouco – Talvez.
  • D: Agora – Ainda.
  • E: Depressa – Anteontem.

Uma das palavras da anedota acima foi propositalmente acentuada indevidamente. Assinale a alternativa em que ela aparece:
  • A: Solícitado – Aniversário.
  • B: Aniversário – Paciência.
  • C: Tolerância – Perdão.
  • D: Benefícios – Proprietário.
  • E: Armazém – Município.

Uma das palavras acima foi propositalmente grafada incorretamente.

Assinale a alternativa em que ela aparece:
  • A: Maravilhoso – Permanesido.
  • B: Casamento – Comemoração.
  • C: Durante – Contasse.
  • D: Resumo – Duradouro.
  • E: Aprendeu – Respondeu.

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