Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 12 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Exército Brasileiro , AV MOREIRA , FUNDATEC , IF MT , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , UFPEL , IBAM , Instituto Excelência , Simulado FCC , CONSULPAM , FCM , MetroCapital Soluções , Nosso Rumo , Crescer Consultoria , Alternative Concursos Ltda , Unoesc , IF TO , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , FACET Concursos , Avança SP , FUNDEP , UFPR , IBFC , Instituto IASP , Técnico Administrativo - Inglês , Consulplam , FEPESE , Ministério Público Goiás , NUCEPE , CS-UFG , AMAUC , UPE , IF-PE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FADESP , Big Advice , FUNDEPES , UFRR , IBGP , Instituto Quadrix , UDESC , Consulplan , FGV , MPE-GO , Objetiva Concursos LTDA , DAE-Bauru , AMEOSC , UPENET/IAUPE , IGEDUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , BIO-RIO , Funrio , ACAFE , UFU-MG , IDCAP , Instituto Tupy , UECE CEV , CONSULTEC , FSPSS , OMNI Concurso Públicos , de , AMIGA PÚBLICA , URI , IMPARH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CETREDE , CCV-UFC , FURB , ACAPLAM , Unesc , Instituto Unifil , UEPB , CONTEMAX , FUMARC , IDECAN , PM-MG , décio , ANPAD , VUNESP , INAZ do Pará , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CEV , CECIERJ , FUVEST , UERJ , Copeiro , ACCESS Seleção , Unicentro , Faepesul , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUNCERN , IDECAN. , Prefeitura de Ipira - SC , Décio Terror , AOCP , GANZAROLI , INEP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CEV-URCA , CEPERJ , IOPLAN , UERJ. , COPEVE - UFAL , ACEP , UNIOESTE , FAFIPA , Aprender-SC , Fund. Dom Cintra , IDESUL , Prefeitura de Lontras - SC , Dédalus Concursos & Treinamentos , GS Assessoria e Concursos , Instituto Access , PS concursos , CIESP , CEPS-UFPA , IPEFAE , UERR , COPS - UEL , ADVISE , UniREDENTOR , FAPEC , Aroeira , Fundação CEFETMINAS , IDIB , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , GUALIMP , Instituto Ânima Sociesc , Quadrix , Colégio Pedro II , Cesgranrio , UFES , Itame Consultoria e Concursos , Coseac , Aeronáutica , Universidade Federal de Alfenas , FAU , Asconprev , Fundação Cesgranrio , IESES , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Enfermeiro - Oncologia , IADES , Instituto AOCP , Questão Inédita , COMPERVE , cesgren , UFMG , Legalle Concursos , MS Concursos , COTEC , AGIRH , Universidade Federal de Uberlândia - MG , FAUEL , ASSCONPP , Fundação FAFIPA , IF - GO , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ESAF , IBADE , Instituto Consulplan , SELECON , COMVEST , CESPE/CEBRASPE , UFMT , Marinha , NBS , CPCON , Alternative Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , FCC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

O BRASIL ATUAL RETRATADO POR CHARGES

(Disponível em: https://portalplena.com/vamos-discutir/o-brasil-atual-retrato-por-charges/13/05/2022. Acesso em: 15 nov. 2022.

O chargista, nesse texto, aponta um problema social grave no Brasil: o analfabetismo. Considerando o emprego das linguagens visual e verbal na charge, marque a alternativa correta.
  • A: Fica implícito que apenas o primeiro personagem é analfabeto.
  • B: Fica explícito que apenas o primeiro personagem é analfabeto.
  • C: Fica implícito que o primeiro personagem é analfabeto e explícito que o segundo também é analfabeto.
  • D: Fica explícito que tanto o primeiro personagem, quanto o segundo são analfabetos.

TEXTO II

AULA DE PORTUGUÊS

A linguagem Na ponta da língua, Tão fácil de falar E de entender. A linguagem Na superfície estrelada de letras, Sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, E vai desmatando O amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, Em que pedia para ir lá fora, Em que levava e dava pontapé, A língua, breve língua entrecortada Do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1999.

No texto "Aula de Português", o autor aborda o tema sobre língua e linguagem. Marque a alternativa que apresenta a tipologia textual que predomina nesse poema.
  • A: Injuntiva.
  • B: Argumentativa.
  • C: Narrativa.
  • D: Dialogal.

TEXTO II

AULA DE PORTUGUÊS

A linguagem Na ponta da língua, Tão fácil de falar E de entender. A linguagem Na superfície estrelada de letras, Sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, E vai desmatando O amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, Em que pedia para ir lá fora, Em que levava e dava pontapé, A língua, breve língua entrecortada Do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1999.

No verso "sabe lá o que ela quer dizer", o pronome pessoal de terceira pessoa, em destaque, é um elemento de coesão que retoma um termo anteriormente expresso. Marque a alternativa que apresenta esse termo.
  • A: Língua.
  • B: Superfície.
  • C: Linguagem.
  • D: Letras.

TEXTO II

AULA DE PORTUGUÊS

A linguagem Na ponta da língua, Tão fácil de falar E de entender. A linguagem Na superfície estrelada de letras, Sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, E vai desmatando O amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, Em que pedia para ir lá fora, Em que levava e dava pontapé, A língua, breve língua entrecortada Do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1999.

O autor empregou o vocábulo "língua" no segundo verso da primeira estrofe e no quarto verso da última estrofe. Marque a alternativa com a correta classificação destas palavras, considerando o significado que elas representam no contexto.
  • A: Homônimas.
  • B: Homônimas heterográficas.
  • C: Homógrafas heterofônicas.
  • D: Parônimas.

TEXTO II

AULA DE PORTUGUÊS

A linguagem Na ponta da língua, Tão fácil de falar E de entender. A linguagem Na superfície estrelada de letras, Sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, E vai desmatando O amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, Em que pedia para ir lá fora, Em que levava e dava pontapé, A língua, breve língua entrecortada Do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1999.

O título do texto "Aula de Português" traz o ponto de vista do autor sobre a supremacia do ensino da língua na escola em detrimento da linguagem adquirida pelo falante na sua esfera familiar. Marque a alternativa que apresenta as estratégias para sustentar esse ponto de vista.
  • A: Autoridade e modelo.
  • B: Causa e consequência.
  • C: Exemplificação e comparação.
  • D: Definição e hierarquia.

TEXTO II

AULA DE PORTUGUÊS

A linguagem Na ponta da língua, Tão fácil de falar E de entender. A linguagem Na superfície estrelada de letras, Sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, E vai desmatando O amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, Em que pedia para ir lá fora, Em que levava e dava pontapé, A língua, breve língua entrecortada Do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1999.

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No texto "Aula de Português", a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva. Marque a alternativa que justifica essa afirmação.
  • A: O discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
  • B: A atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
  • C: O referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
  • D: O interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.

TEXTO II

AULA DE PORTUGUÊS

A linguagem Na ponta da língua, Tão fácil de falar E de entender. A linguagem Na superfície estrelada de letras, Sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, E vai desmatando O amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, Em que pedia para ir lá fora, Em que levava e dava pontapé, A língua, breve língua entrecortada Do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1999.

Marque a alternativa que justifica o emprego das vírgulas entre os termos que compõem o verso "Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me".
  • A: Separam orações coordenadas assindéticas.
  • B: Separam a oração principal das orações subordinadas explicativas.
  • C: Separam a oração principal das orações subordinadas substantivas predicativas.
  • D: Separam a oração principal das orações substantivas apositivas.

TE VER

(Samuel Rosa)



Te ver e não te querer

É improvável, é impossível

Te ver e ter que esquecer

É insuportável, é dor incrível"

(Disponível em: https://letras.mus.br/Skank.

Acesso em: 19 nov. 2022.)



Na letra da canção, há situações nas quais o pronome oblíquo te é utilizado. Considerando o uso formal da língua, analise as assertivas sobre o emprego do referido pronome nesse contexto.

I. No refrão da canção, o primeiro verso apresenta inadequação quanto à norma padrão, pois não se inicia uma oração com pronome oblíquo átono. A forma adequada, porém nada sonora, é "ver-te".
II. O segundo uso do pronome oblíquo está adequado, uma vez que o advérbio de negação "não" atrai o emprego da próclise.
III. No terceiro verso, o verbo esquecer é transitivo direto, exigindo, por isso, um objeto direto como complemento.
IV. Para a adequação da oração que compõe o terceiro verso, conforme uma situação formal de escrita, deveria ser acrescentado o pronome "te" antes de "esquecer", a fim de que ele supra a necessidade de complementação do verbo.

Marque a alternativa correta.
  • A: I e II.
  • B: II e III.
  • C: III e IV.
  • D: I, II, III e IV.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações, considerando o emprego adequado da concordância verbal.

I. ( ) A forma “precisam” está correta quanto à concordância verbal.
II. ( ) Nesse contexto, a forma “tinha” está inadequada, pois precisaria ser substituída por ‘havia’.
III. ( ) Se no trecho "já não se trata mais de amizade", a palavra em destaque for trocada por ‘lembranças’, haverá alteração na forma verbal.
IV. ( ) Em "[...] dois outros sujeitos que, por sinal, já faleceram -- e eram nós", a forma destacada desobedece a uma das regras de concordância do verbo ser que, pela regra, deveria concordar com o pronome pessoal ‘éramos nós’.

Marque a sequência correta.
  • A: V, V, F e V.
  • B: F, V, F e V
  • C: F, F, V e V.
  • D: V, V, V e V.

Exibindo de 1 até 10 de 12 questões.