Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 182 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: IMPARH , AMEOSC , IDCAP , MS Concursos , Copeiro , UPENET/IAUPE , FSPSS , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Décio Terror , Instituto Unifil , BIO-RIO , SELECON , CEV-URCA , UFU-MG , IDECAN , ACAFE , FURB , INAZ do Pará , AMIGA PÚBLICA , NBS , COPEVE - UFAL , URI , CCV-UFC , FUMARC , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Dédalus Concursos & Treinamentos , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Simulado FCC , CIESP , Unesc , IDECAN. , ACAPLAM , FUVEST , VUNESP , INEP , ANPAD , Faepesul , Nosso Rumo , COPS - UEL , IOPLAN , CECIERJ , FUNCERN , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Técnico Administrativo - Inglês , Colégio Pedro II , Unicentro , IDESUL , ACCESS Seleção , GANZAROLI , Instituto Access , AOCP , FAFIPA , NUCEPE , Coseac , IPEFAE , CEPERJ , Fund. Dom Cintra , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Enfermeiro - Oncologia , UDESC , COMPERVE , UNIOESTE , IDIB , ACEP , GS Assessoria e Concursos , COTEC , Instituto Ânima Sociesc , Aprender-SC , FAPEC , Objetiva Concursos LTDA , Itame Consultoria e Concursos , CEPS-UFPA , Fundação CEFETMINAS , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , ESAF , UECE CEV , COMVEST , UniREDENTOR , IESES , ADVISE , GUALIMP , CPCON , Instituto AOCP , Aroeira , FAU , OMNI Concurso Públicos , Legalle Concursos , Cesgranrio , Fundação Cesgranrio , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Exército Brasileiro , UFES , IADES , UEPB , CONSULPAM , Universidade Federal de Alfenas , IF - GO , Aeronáutica , PM-MG , Crescer Consultoria , Instituto Consulplan , Asconprev , FAUEL , Marinha , cesgren , Fundação FAFIPA , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FACET Concursos , UFMG , AGIRH , IBADE , UERJ , Consulplam , Universidade Federal de Uberlândia - MG , IF MT , Prefeitura de Ipira - SC , CS-UFG , Instituto Excelência , ASSCONPP , FCC , UFMT , MetroCapital Soluções , CESPE/CEBRASPE , FUNDATEC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FADESP , IF TO , Alternative Concursos , IBAM , UERJ. , Consulplan , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura de Lontras - SC , DAE-Bauru , Instituto IASP , AV MOREIRA , FCM , UFPEL , Ministério Público Goiás , FUNDEP , PS concursos , IF-PE , Alternative Concursos Ltda , IBFC , UERR , CONSULTEC , Unoesc , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , de , Instituto Quadrix , Avança SP , FEPESE , CETREDE , UFPR , MPE-GO , FUNDEPES , Quadrix , IGEDUC , AMAUC , IBGP , CONTEMAX , UPE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , décio , Instituto Tupy , Big Advice , FGV , CEV , UFRR , Funrio , Questão Inédita Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Marque a opção em que a preposição introduz um objeto indireto.
  • A: Lembrou-se dela e chorou.
  • B: A lembrança dela fê-lo chorar.
  • C: A sala está cheia de gente.
  • D: Tenho saudades de Teresa.
  • E: Creio em Deus.

Quanto à concordância verbal, marque a opção INCORRETA.
  • A: Eu ou ele casará com Teresa.
  • B: A mãe com a filha esteve no baile.
  • C: O rancor e o ódio não conduz a boa coisa.
  • D: Tanto a mãe como a filha chorava.
  • E: O andar e o nadar fazem bem à saúde.

Em qual das opções a seguir, a vírgula foi usada para separar palavras de mesma função sintática?
  • A: O tempo não é, meu amigo, aquilo que você pensa.
  • B: Minha casa tem quatro dormitórios, dois banheiros, três salas e bom quintal.
  • C: Elas gritavam. Eu, porém, nem me incomodava.
  • D: “Nascemos nas lágrimas, vivemos no sofrimento, morremos na dor.”
  • E: Não chore, que será pior.

Marque a opção em que as palavras são parônimas.
  • A: Roma / romã.
  • B: Viagem / viajem.
  • C: Seção / sessão.
  • D: Fases / fazes.
  • E: Inflação / infração.

Marque a opção CORRETA quanto à colocação pronominal.
  • A: Me ajudem, por favor.
  • B: O encontrarei depois do almoço.
  • C: Te cuida, rapaz!
  • D: Lhe pagaram tudo que deviam?
  • E: Eu lhe farei uma visita.

Em qual das opções há agente da passiva?
  • A: A crença em Deus é necessária.
  • B: As frutas ficaram bichadas com o tempo.
  • C: O ator estava cercado de fãs.
  • D: De repente, fiquei ansioso por sua volta.
  • E: O rapaz estava apaixonado pela colega.

Marque a opção CORRETA quanto à classificação dos numerais a seguir: quatrocentossexagésimosétuplo
  • A: cardinal – ordinal – multiplicativo.
  • B: arábico – cardinal – ordinal.
  • C: cardinal – cardinal – multiplicativo.
  • D: arábico – multiplicativo – multiplicativo.
  • E: cardinal – cardinal – ordinal.

Sobre o plural dos substantivos compostos, marque a opção INCORRETA.
  • A: Variam os substantivos.
  • B: Varia o último elemento nas onomatopeias.
  • C: Não variam os verbos.
  • D: Variam os advérbios.
  • E: Variam os adjetivos.

Leia o texto para responder à questão.



Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Marque a opção que NÃO pode substituir o termo em destaque.
  • A: Afora as
  • B: A despeito das
  • C: Não obstante as
  • D: Fora as
  • E: Sem as

Exibindo de 1 até 10 de 182 questões.