Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 37 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UFU-MG , Consulplam , INEP , ACCESS Seleção , FURB , UERR , IOPLAN , AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , URI , CS-UFG , Quadrix , FADESP , IDESUL , CEPERJ , FUMARC , Unesc , Consulplan , Instituto Access , ACEP , FUVEST , IPEFAE , Aprender-SC , Faepesul , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , VUNESP , DAE-Bauru , FUNCERN , Questão Inédita , IDIB , CEPS-UFPA , Unicentro , CONSULTEC , Instituto Ânima Sociesc , ADVISE , GANZAROLI , MS Concursos , Itame Consultoria e Concursos , Aroeira , FAFIPA , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , de , Fund. Dom Cintra , SELECON , CETREDE , IESES , Cesgranrio , UNIOESTE , CONTEMAX , Instituto AOCP , Aeronáutica , GS Assessoria e Concursos , NBS , Legalle Concursos , Asconprev , FAPEC , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , décio , Fundação CEFETMINAS , Simulado FCC , CEV , IF - GO , cesgren , UniREDENTOR , Copeiro , Instituto Consulplan , AGIRH , GUALIMP , Nosso Rumo , Marinha , ASSCONPP , FAU , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Décio Terror , IF MT , CESPE/CEBRASPE , Fundação Cesgranrio , Técnico Administrativo - Inglês , UFES , CEV-URCA , Universidade Federal de Alfenas , COPEVE - UFAL , Instituto Excelência , Alternative Concursos , IADES , NUCEPE , Dédalus Concursos & Treinamentos , MetroCapital Soluções , AV MOREIRA , FAUEL , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IF TO , Fundação FAFIPA , UDESC , UFMG , CIESP , Objetiva Concursos LTDA , Universidade Federal de Uberlândia - MG , COPS - UEL , Instituto IASP , Alternative Concursos Ltda , IBADE , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Ministério Público Goiás , Avança SP , FCC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IF-PE , FUNDATEC , UECE CEV , UFMT , Colégio Pedro II , IBAM , OMNI Concurso Públicos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , Instituto Quadrix , AMAUC , Enfermeiro - Oncologia , MPE-GO , Big Advice , FCM , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IGEDUC , FUNDEP , UEPB , UFPEL , COMPERVE , IBFC , PM-MG , Unoesc , COTEC , Instituto Tupy , AMEOSC , ESAF , BIO-RIO , FEPESE , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IMPARH , ACAFE , FUNDEPES , UERJ , UFPR , COMVEST , IBGP , Prefeitura de Ipira - SC , UPE , CPCON , Instituto Unifil , AMIGA PÚBLICA , Exército Brasileiro , IDECAN , CCV-UFC , FGV , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , INAZ do Pará , ACAPLAM , Funrio , UERJ. , UFRR , CONSULPAM , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , ANPAD , IDCAP , Prefeitura de Lontras - SC , UPENET/IAUPE , Crescer Consultoria , FACET Concursos , IDECAN. , CECIERJ , FSPSS , PS concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Texto para a questão.

Em “Tome, pensei em ficar com o troco da padaria para comprar bala, mas não consegui”, os termos em destaque estabelecem ideia de, respectivamente:
  • A: Finalidade e oposição.
  • B: Oposição e causa.
  • C: Causa e finalidade.
  • D: Causa e oposição.

Texto para a questão.

Considerando a fala de Mafalda no segundo quadrinho, se o termo isso fosse substituído pela expressão essas atitudes, segundo a gramática normativa, teríamos:
  • A: E tudo por causa do maldito inquilino que começou a dizer que essas atitudes são muito feias, que não se faz e sei lá o quê.
  • B: E tudo por causa do maldito inquilino que começou a dizer que essas atitudes é muito feias, que não se faz e sei lá o quê.
  • C: E tudo por causa do maldito inquilino que começou a dizer que essas atitudes são muito feias, que não se fazem e sei lá o quê.
  • D: E tudo por causa do maldito inquilino que começou a dizer que essas atitudes são muito feios, que não se fazem e sei lá o quê.

Texto para a questão.

O uso dos artigos e dos adjetivos geram sentidos específicos no texto. Considerando isso, pode-se afirmar que o uso do artigo definido e do adjetivo em “E tudo por causa do maldito inquilino que começou a dizer (...)”:
  • A: Criam a ideia de que o inquilino a que Mafalda se refere é alguém-metafórico qualquer, desconhecido dela, o que justifica a reação de sua mãe no quadrinho seguinte.
  • B: Estabelecem o pressuposto de que Mafalda se refere a alguém-metafórico já conhecido dela, o que se comprova pela surpresa da mãe no quadrinho seguinte e pela fala da própria Mafalda no último quadrinho.
  • C: Constroem a noção de que o inquilino a que ela se refere era desconhecido dela até aquele momento, o que é confirmado pela reação da própria Mafalda no último quadrinho.
  • D: Geram a oposição entre alguém metafórico conhecido e alguém-metafórico desconhecido, causa da reação da mãe no quadrinho seguinte.

O texto abaixo é um fragmento da entrevista do filósofo Zygmunt Bauman ao jornal espanhol El País:

(...) o diálogo real não é falar com gente que pensa igual a você. As redes sociais não ensinam a dialogar porque é muito fácil evitar a controvérsia… Muita gente as usa não para unir, não para ampliar seus horizontes, mas ao contrário, para se fechar no que eu chamo de zonas de conforto, onde o único som que escutam é o eco de suas próprias vozes, onde o único que veem são os reflexos de suas próprias caras. As redes são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.

FONTE: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html

Em “Muita gente as usa não para unir, não para ampliar seus horizontes”, o termo em destaque recupera, por coesão:
  • A: Gente que pensa igual a você.
  • B: Redes sociais.
  • C: Controvérsia.
  • D: Diálogo real.

Assinale a alternativa onde há erro ortográfico:
  • A: Reinvindicar.
  • B: Rubrica.
  • C: Mendigo.
  • D: Lagartixa.

O texto abaixo é um fragmento da entrevista do filósofo Zygmunt Bauman ao jornal espanhol El País:



(...) o diálogo real não é falar com gente que pensa igual a você. As redes sociais não ensinam a dialogar porque é muito fácil evitar a controvérsia… Muita gente as usa não para unir, não para ampliar seus horizontes, mas ao contrário, para se fechar no que eu chamo de zonas de conforto, onde o único som que escutam é o eco de suas próprias vozes, onde o único que veem são os reflexos de suas próprias caras. As redes são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.

FONTE: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html

Em “Muita gente as usa não para unir, não para ampliar seus horizontes”, o termo em destaque recupera, por coesão:
  • A: Gente que pensa igual a você.
  • B: Redes sociais.
  • C: Controvérsia.
  • D: Diálogo real.

Assinale a alternativa onde há erro ortográfico:
  • A: Reinvindicar.
  • B: Rubrica.
  • C: Mendigo.
  • D: Lagartixa.



Segundo o texto, a perda do equilíbrio deve-se a fatores:
  • A: Físicos e emocionais.
  • B: Físicos, emocionais e financeiros.
  • C: Emocionais e mentais.
  • D: Físicos, emocionais e mentais.



Por ser um texto de caráter jornalístico, predomina nele a variante linguística formal. Entretanto, em alguns momentos específicos, a autora utiliza uma variante linguística que resvala no uso informal. Assinale a alternativa em que a expressão destacada representa a variante informal da linguagem:
  • A:Em relação à ansiedade, os músculos estão em estado de alerta constante devido à circulação da adrenalina”.
  • B:No fim das contas, ela conclui, se trata de um conceito muito simples: o que você não usa, você perde”.
  • C: “Minha preocupação não é apenas o equilíbrio, mas o que vai acontecer com os índices de fratura (...)”.
  • D: “Outros fatores que afetam o equilíbrio têm a ver com nosso estado emocional e saúde mental”.

Exibindo de 1 até 10 de 37 questões.