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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Quadrix , COMVEST , Cesgranrio , UPENET/IAUPE , IBFC , INEP , FEPESE , IOPLAN , Aeronáutica , CPCON , IDESUL , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Asconprev , Exército Brasileiro , UFU-MG , FUNDEPES , Questão Inédita , CONSULPAM , cesgren , URI , IBGP , Instituto Access , FGV , IPEFAE , MS Concursos , AGIRH , Crescer Consultoria , IDIB , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ASSCONPP , FACET Concursos , Unesc , Funrio , SELECON , Consulplam , CESPE/CEBRASPE , VUNESP , IDCAP , Instituto Ânima Sociesc , FSPSS , Itame Consultoria e Concursos , NBS , Alternative Concursos , CS-UFG , FURB , IESES , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , AV MOREIRA , FADESP , Unicentro , Simulado FCC , Consulplan , Instituto AOCP , FUMARC , Legalle Concursos , Nosso Rumo , Alternative Concursos Ltda , DAE-Bauru , FUVEST , IF - GO , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Avança SP , UNIOESTE , Instituto Consulplan , Técnico Administrativo - Inglês , CONSULTEC , Faepesul , FUNCERN , Marinha , NUCEPE , AMAUC , de , GANZAROLI , IF MT , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CETREDE , Big Advice , UniREDENTOR , Instituto Excelência , UDESC , CONTEMAX , FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , AMEOSC , décio , UFES , Fund. Dom Cintra , MetroCapital Soluções , GS Assessoria e Concursos , IF TO , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CEV , BIO-RIO , Universidade Federal de Alfenas , Instituto IASP , UECE CEV , ACAFE , Copeiro , FAPEC , OMNI Concurso Públicos , AMIGA PÚBLICA , Décio Terror , UFMG , Fundação CEFETMINAS , Ministério Público Goiás , GUALIMP , IF-PE , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CEV-URCA , CCV-UFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Quadrix , UEPB , ACAPLAM , COPEVE - UFAL , FAU , PM-MG , ANPAD , Dédalus Concursos & Treinamentos , UFMT , Fundação Cesgranrio , MPE-GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , IADES , IGEDUC , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CIESP , CECIERJ , FAUEL , Instituto Tupy , UERJ , ACCESS Seleção , COPS - UEL , Prefeitura de Ipira - SC , AOCP , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UFPEL , Fundação FAFIPA , Unoesc , IBADE , IMPARH , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Colégio Pedro II , CEPERJ , FCC , Instituto Unifil , UERJ. , ACEP , Coseac , IDECAN , Prefeitura de Lontras - SC , Aprender-SC , Enfermeiro - Oncologia , UFPR , FUNDATEC , UPE , IBAM , INAZ do Pará , PS concursos , COMPERVE , CEPS-UFPA , FCM , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UERR , ADVISE , COTEC , IDECAN. , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Aroeira , ESAF , UFRR , FUNDEP Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o TEXTO 3 para responder à questão.

Observe o uso das reticências no TEXTO 3 e indique o sentido que expressam.
  • A: Prolongam a reflexão lançada pela autora.
  • B: Indicam hesitação ou dúvida.
  • C: Sugerem quebra de expectativa.
  • D: Interrompem o diálogo entre os interlocutores.
  • E: Apontam para uma ação que ainda não foi finalizada.

Leia o TEXTO 3 para responder à questão.

No TEXTO 3, os recursos visuais e verbais criam um contraste entre a data de validade (19/10/1998) e o pacote “totalmente intacto”, relação expressa pelo conectivo “sendo que”. Escolha, nas alternativas a seguir, outro conectivo com sentido equivalente.
  • A: Desde que.
  • B: Por isso.
  • C: Porque.
  • D: Porém.
  • E: Portanto.

Leia o TEXTO 3 para responder à questão.

Com essa publicação nas redes sociais, a autora do TEXTO 3 alerta, principalmente, para
  • A: a falta de coleta de lixo na Floresta da Tijuca.
  • B: o alto consumo de alimentos prejudiciais à saúde.
  • C: os perigos de se consumir alimentos fora do prazo de validade.
  • D: a importância de proteger os alimentos com materiais resistentes ao tempo.
  • E: o acúmulo de lixo causado por embalagens que não se degradam facilmente.

Leia os textos 01 e 02  para responder à questão.

O TEXTO 1 é um trecho de uma cartilha divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e o TEXTO 2 é uma tirinha de Alexandre Beck. Ainda que sejam produzidos como gêneros textuais diferentes, ambos os textos têm os seguintes elementos em comum:
  • A: os personagens ficcionais e os diálogos.
  • B: a estrutura em prosa, dividida em parágrafos.
  • C: a temática e a proposta de reflexão.
  • D: os recursos visuais e a sequência de quadros.
  • E: a autoria institucional e o público-alvo.

Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

Observe o segundo quadrinho do TEXTO 2.

Oração 1 – Porque não cuida da sua vida?... Guri!
Oração 2 – Estou cuidando!

Sabendo que o verbo “cuidar”, no sentido em que aparece no texto, é transitivo indireto, é CORRETO afirmar que, na oração 2, o verbo utilizado
  • A: também é transitivo indireto, levando em conta que uma parte da Oração 2 está oculta.
  • B: é intransitivo, ou seja, não necessita de complemento verbal.
  • C: é transitivo direto, já que não exige preposição.
  • D: é, ao mesmo tempo, transitivo direto e indireto, pois aceita qualquer tipo de complemento verbal.
  • E: pode variar a transitividade dependendo da oração apresentada no 3º quadrinho.

Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

Observando o uso de figuras de linguagem no TEXTO 2, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas.

( ) O termo “papel” é uma metáfora para “planeta”, na tirinha.
( ) Ao dizer “este é o meu planeta”, a criança cria um paradoxo, já que não existiria um mundo só de crianças.
( ) A tirinha trabalha com antíteses: tanto o tamanho do adulto e da criança quanto seus pontos de vista se chocam.
( ) A fala da criança “eu vi você deixar cair o papel” é um eufemismo para “eu vi você jogar lixo no chão”.
( ) O termo “Coroa” é utilizado como uma personificação, que atribui características humanas a objetos inanimados.

A sequência CORRETA é
  • A: F-V-F-F-V.
  • B: V-V-V-V-F.
  • C: F-F-V-V-V.
  • D: F-F-V-V-F.
  • E: V-V-F-F-F.

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

Para destacar a possibilidade de inserir o lixo novamente no ciclo produtivo, o TEXTO 1 utiliza bastante o prefixo re-, com o sentido de “voltar a fazer” ou “repetir”, como no caso da palavra “reutilização” (parágrafo 3). Identifica-se o uso desse mesmo prefixo, com sentido equivalente, em
  • A: reciclagem.
  • B: rejeito.
  • C: resíduo.
  • D: recentemente.
  • E: resto.

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

Ao longo do TEXTO 1, o termo “lixo” é retomado por meio de várias palavras e expressões, ora destacando a ideia de que é um problema, ora destacando seu potencial de uso. Marque a alternativa que se refere à palavra “lixo”, no TEXTO 1, numa relação positiva com o meio ambiente.
  • A: Resto inútil.
  • B: Rejeito.
  • C: Adubo.
  • D: Fonte de contaminação.
  • E: Resíduo.

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

No TEXTO 1, observa-se a relação da sociedade com o lixo ao longo do tempo. Para marcar essa história, o tempo verbal vai mudando conforme o assunto avança até os dias atuais. Indique a alternativa que analisa CORRETAMENTE o uso dos tempos verbais do modo indicativo destacados em cada trecho.
  • A: No trecho “o lixo gerado (...) servia como adubo para a agricultura” (1º parágrafo), o verbo, no pretérito mais-que-perfeito, diz respeito a um passado anterior à época da industrialização.
  • B: Em “será preciso conter o consumo desenfreado” (3º parágrafo), o futuro do presente é utilizado para indicar um comportamento que ainda deve se realizar.
  • C: Na oração “esse rejeito não retorna ao ciclo natural” (2º parágrafo), o trecho utiliza o pretérito imperfeito para assinalar ação frequente no passado, com relação ao lixo.
  • D: Em “A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza” (2º parágrafo), o verbo no presente refere-se a uma atitude que vivenciamos diariamente.
  • E: Na frase “Não podemos mais encarar todo lixo como ‘resto inútil’” (4º parágrafo), o pretérito perfeito aponta para uma ação que já ficou no passado

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