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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UFPR , INEP , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , DAE-Bauru , FUNDATEC , UEPB , IBAM , AMAUC , UPE , IOPLAN , FCM , Big Advice , IDESUL , PM-MG , CONSULTEC , UFRR , Instituto Access , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , de , FUNDEP , IPEFAE , UERJ , CETREDE , IBFC , AMEOSC , UPENET/IAUPE , FEPESE , BIO-RIO , IDIB , Prefeitura de Ipira - SC , CONTEMAX , UFU-MG , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , décio , FUNDEPES , ACAFE , Itame Consultoria e Concursos , UERJ. , CEV , IBGP , AMIGA PÚBLICA , URI , FGV , CCV-UFC , IESES , Prefeitura de Lontras - SC , Copeiro , ACAPLAM , Unesc , Instituto AOCP , PS concursos , Décio Terror , Funrio , VUNESP , Legalle Concursos , UERR , CEV-URCA , IDCAP , ANPAD , COPEVE - UFAL , FSPSS , CECIERJ , IF - GO , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , ACCESS Seleção , Unicentro , Instituto Consulplan , Quadrix , Dédalus Concursos & Treinamentos , FURB , Marinha , CIESP , AOCP , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , COPS - UEL , FUMARC , CEPERJ , IF MT , ACEP , UNIOESTE , Instituto Excelência , Questão Inédita , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FUVEST , MetroCapital Soluções , MS Concursos , Colégio Pedro II , Faepesul , Aprender-SC , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Coseac , FUNCERN , CEPS-UFPA , IF TO , GANZAROLI , ADVISE , UniREDENTOR , Instituto IASP , SELECON , Enfermeiro - Oncologia , Ministério Público Goiás , NBS , COMPERVE , FAFIPA , Aroeira , IF-PE , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , COTEC , Fund. Dom Cintra , Cesgranrio , UFES , GS Assessoria e Concursos , Aeronáutica , Universidade Federal de Alfenas , Instituto Quadrix , Simulado FCC , ESAF , MPE-GO , Nosso Rumo , COMVEST , FAPEC , Asconprev , IGEDUC , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CPCON , Fundação CEFETMINAS , cesgren , UFMG , GUALIMP , AGIRH , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Tupy , Técnico Administrativo - Inglês , Exército Brasileiro , ASSCONPP , NUCEPE , CONSULPAM , FAU , UFMT , IMPARH , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Crescer Consultoria , Fundação Cesgranrio , CESPE/CEBRASPE , FACET Concursos , IADES , Alternative Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto Unifil , UDESC , AV MOREIRA , IDECAN , Objetiva Concursos LTDA , Consulplam , FAUEL , UFPEL , INAZ do Pará , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CS-UFG , Fundação FAFIPA , UECE CEV , FADESP , IBADE , Alternative Concursos Ltda , Unoesc , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Avança SP , IDECAN. , OMNI Concurso Públicos , Consulplan , FCC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

10) Tendo em vista as várias classificações do vocábulo destacado no excerto “O conceito,
que passou anos em desenvolvimento, se baseia em uma proposta do fundador da Tesla, Elon MuskM.” (4ºparágrafo), assinale o item que apresenta sua correta classificação:
  • A: partícula apassivadora;
  • B: índice de indeterminação do sujeito;
  • C: parte integrante do verbo;
  • D: partícula expletiva;

Analise os itens abaixo e assinale aquele em que há um substantivo que se flexione em
número da mesma forma que o substantivo destacado em "nada parecida com uma
montanha-russa" (3º parágrafo):
  • A: salário-família;
  • B: tico-tico;
  • C: meio-fio;
  • D: bel-prazer;

Todos os termos abaixo destacados apresentam valor adverbial, MENOS na opção:
  • A: “(...) fez seu primeiro teste de viagem com passageiros, no deserto em Nevada, (...)” (1º parágrafo).
  • B: “(...) e descreveu a experiência à BBC como "estimulante psicológica e fisicamente", (...)” (3º parágrafo).
  • C: “(...) que aconteceu na tarde de domingo (08/11) nos arredores de Las Vegas.” (3º parágrafo).
  • D: “Luchian disse que a viagem foi tranquila (...)” (3ºparágrafo).

Em relação a aspectos do texto, assinale a assertiva correta:
  • A: a) Os termos destacados em “Sara Luchian, diretorade experiência do cliente,(...)” e “Ela e o diretor de tecnologia, Josh Giegel,(...)” (3º parágrafo) desempenham o mesmo papel sintático.
  • B: A empresa Virgin Hyperloop foi a única até entãoa transportar passageiros, utilizando o conceito de transporte futurista.
  • C: Sobressai o registro informal da linguagem, para facilitar o entendimento da mensagem ao público comum.
  • D: O primeiro parágrafo do texto apresenta uma sucinta definição sobre o conceito de transporte do futuro e uma avaliação do autor em relação ao que foi dito.

O título do texto:
  • A: sugere que será relatado como ocorreu o teste do transporte em questão.
  • B: adianta que será feita uma crítica sobre o teste dotransporte em questão.
  • C: aponta que será estabelecida uma comparação qualitativa em relação ao teste do transporte emquestão.
  • D: destaca que serão apresentados os resultados positivos do teste do transporte em questão.

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a
alternativa correta:
I – Ele vai à Brasília.
II – Ele vai à Bahia.
III – Ele vai à Londres.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e II são verdadeiros.

A palavra “raramente”, utilizada pelo autor no início do texto, possui a seguinte
classificação gramatical:
  • A: advérbio.
  • B: adjetivo.
  • C: preposição.
  • D: conjunção.

No início do texto, o autor utiliza a palavra “belicosa”. Assinale a alternativa que NÃO
apresenta um sinônimo para tal palavra:
  • A: marcial.
  • B: belígero.
  • C: ordeiro.
  • D: animoso.

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa
correta:
I – O dinamarquês Christian Dior introduziu em Paris uma moda ousada.
II – O Vaticano excomungou todas as mulheres que se vestiam à nova moda.
III – Os filmes coloridos passaram a ser exibidos a partir da década de 1930.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Nenhum dos itens é verdadeiro.

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