Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 12 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Alternative Concursos Ltda , FGV , FADESP , UFMT , IMPARH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Funrio , Consulplan , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto Unifil , UEPB , Avança SP , IDECAN , PM-MG , IDCAP , DAE-Bauru , AMAUC , FSPSS , UFPEL , INAZ do Pará , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FURB , CONSULTEC , Unoesc , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UERJ , Big Advice , IDECAN. , Prefeitura de Ipira - SC , de , AMEOSC , FUMARC , CETREDE , UFPR , INEP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , BIO-RIO , FUVEST , CONTEMAX , UPE , IOPLAN , UERJ. , IDESUL , Prefeitura de Lontras - SC , ACAFE , Faepesul , décio , AMIGA PÚBLICA , FUNCERN , CEV , UFRR , Instituto Access , PS concursos , CCV-UFC , GANZAROLI , Copeiro , UPENET/IAUPE , IPEFAE , UERR , Décio Terror , IDIB , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , ACAPLAM , FAFIPA , Quadrix , ANPAD , Fund. Dom Cintra , CEV-URCA , UFU-MG , Instituto Ânima Sociesc , CECIERJ , GS Assessoria e Concursos , COPEVE - UFAL , URI , Itame Consultoria e Concursos , Dédalus Concursos & Treinamentos , IESES , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , ACCESS Seleção , FAPEC , Instituto AOCP , Questão Inédita , AOCP , Fundação CEFETMINAS , CIESP , Unesc , CEPERJ , GUALIMP , COPS - UEL , VUNESP , Legalle Concursos , MS Concursos , FAU , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , IF - GO , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ACEP , Instituto Consulplan , SELECON , Aprender-SC , Fundação Cesgranrio , Colégio Pedro II , Unicentro , CEPS-UFPA , IADES , Coseac , Marinha , NBS , FAUEL , Enfermeiro - Oncologia , IF MT , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ADVISE , Instituto Excelência , Simulado FCC , Aroeira , Fundação FAFIPA , COMPERVE , UNIOESTE , Cesgranrio , IBADE , COTEC , MetroCapital Soluções , Nosso Rumo , Aeronáutica , FCC , ESAF , IF TO , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Instituto IASP , Técnico Administrativo - Inglês , Asconprev , FUNDATEC , COMVEST , UniREDENTOR , cesgren , IBAM , CPCON , Ministério Público Goiás , NUCEPE , AGIRH , FCM , Exército Brasileiro , UFES , IF-PE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CONSULPAM , Universidade Federal de Alfenas , Instituto Quadrix , UDESC , ASSCONPP , FUNDEP , Objetiva Concursos LTDA , CESPE/CEBRASPE , IBFC , Crescer Consultoria , MPE-GO , Alternative Concursos , FEPESE , FACET Concursos , UFMG , IGEDUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Consulplam , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Tupy , UECE CEV , AV MOREIRA , FUNDEPES , OMNI Concurso Públicos , IBGP , CS-UFG Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Na frase: "As árvores são imbecis: se despem justamente quando começa o inverno." Temos como figura de linguagem:
  • A: Antítese.
  • B: Prosopopéia.
  • C: Hipérbole.
  • D: Paradoxo.

Nosso colega está doente. As palavras grifadas são:
  • A: Predicativo nominal.
  • B: Predicativo verbal.
  • C: Predicativo verbo nominal
  • D: Oração sem predicativo.

Assinale a alternativa que completa corretamente:

I- O apartamento......moro é muito bonito.
II- Este foi o capitulo........gostei mais.
III- O anuncio......enredo é fraco, tem dado grande prejuízo.
  • A: onde/ que/ cujo
  • B: em que/ de que/ cujo o
  • C: em que/ de que/ cujo
  • D: em que/ de que/ cujo

Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:
  • A: Estou à procura de conhecimento.
  • B: Não vendemos à prazo.
  • C: Estava à celebrar sua prova.
  • D: Requeiro à V.Sa., a minha contratação.

"E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou".

Qual a figura de linguagem em dançaram tanta dança?
  • A: Pleonasmo
  • B: Metonímia
  • C: Antítese
  • D: Sinestesia



Neste poema pode-se observar:

I- Na frase “Se eu já estiver morto, as flores florirão da mesma maneira”, o poeta nos diz que tudo que a natureza faz é pensando na vida individual de cada pessoa
II- A angustia do poeta frente a morte
III- O eu lírico aceita a morte como algo natural e crê na vida espiritual
IV- O eu lírico não aceita seu destino
V- O eu lírico importa em ver, de forma objetiva e espontânea, a realidade que o envolve e ignora os pensamentos metafísicos.

Está correto
  • A: I, II, III,IV e V
  • B: I,III,IV e V
  • C: I e III
  • D: V

Indique as classes gramaticais dos termos sublinhados:

I. Ele está muito alegre hoje.
II. Há muito homem que não valoriza a vida.
III. Já há bastantes roupas em seu armário.
IV. Nem tudo foi comprado este semestre.
V. Não comia peixe, nem carne, vegetais.
  • A: advérbio, pronome, adjetivo, advérbio, pronome, conjunção, advérbio.
  • B: pronome, advérbio, adjetivo, pronome, substantivo, pronome, adjetivo.
  • C: advérbio, pronome, advérbio, pronome, pronome, conjunção, advérbio.
  • D: pronome, pronome, advérbio, advérbio, substantivo, pronome, advérbio

Assinale a alternativa cujos termos em destaque são termos essenciais da oração:
  • A: Docemente ela morreu.
  • B: Ao longo do ano, muitos alunos desistem do curso.
  • C: Nós escutamos uma única balada.
  • D: Sandra foi ouvida pelo diretor da escola.

Assinale a alternativa incorreta segundo o padrão de norma culta:
  • A: Paula e Camila saíram sós.
  • B: Perdemos bastantes chances de conquistarmos o diploma.
  • C: Logo após o sinal, é proibido entrada.
  • D: Segue anexo os documentos solicitados.

Exibindo de 1 até 10 de 12 questões.