Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 21 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CCV-UFC , CETREDE , FUNDATEC , IESES , UFPR , SELECON , UPE , NBS , ACAPLAM , CONTEMAX , IBAM , Instituto AOCP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ANPAD , décio , FCM , Legalle Concursos , CECIERJ , CEV , FUNDEP , IF - GO , UFRR , Simulado FCC , UPENET/IAUPE , Nosso Rumo , ACCESS Seleção , Copeiro , IBFC , Instituto Consulplan , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , AOCP , Décio Terror , FEPESE , Marinha , CEPERJ , CEV-URCA , FUNDEPES , IF MT , UFU-MG , Técnico Administrativo - Inglês , Instituto Excelência , URI , NUCEPE , ACEP , COPEVE - UFAL , IBGP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Aprender-SC , Dédalus Concursos & Treinamentos , FGV , MetroCapital Soluções , CEPS-UFPA , CIESP , Funrio , IF TO , Unesc , UDESC , IDCAP , Instituto IASP , VUNESP , Objetiva Concursos LTDA , ADVISE , COPS - UEL , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Aroeira , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FSPSS , Ministério Público Goiás , UECE CEV , Cesgranrio , Colégio Pedro II , FURB , IF-PE , Unicentro , Coseac , Instituto Quadrix , OMNI Concurso Públicos , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Asconprev , Enfermeiro - Oncologia , FUMARC , MPE-GO , UEPB , cesgren , COMPERVE , FUVEST , IGEDUC , UNIOESTE , AGIRH , COTEC , Faepesul , Instituto Tupy , PM-MG , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ASSCONPP , ESAF , FUNCERN , UERJ , CESPE/CEBRASPE , COMVEST , GANZAROLI , IMPARH , UniREDENTOR , Alternative Concursos , CPCON , FAFIPA , Instituto Unifil , Prefeitura de Ipira - SC , UFES , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , AV MOREIRA , Exército Brasileiro , Fund. Dom Cintra , IDECAN , UERJ. , CONSULPAM , GS Assessoria e Concursos , INAZ do Pará , Universidade Federal de Alfenas , Alternative Concursos Ltda , Crescer Consultoria , FAPEC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura de Lontras - SC , IDECAN. , UFMG , PS concursos , Avança SP , FACET Concursos , Fundação CEFETMINAS , UERR , Consulplam , GUALIMP , INEP , Universidade Federal de Uberlândia - MG , AMAUC , CS-UFG , FAU , IOPLAN , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IDESUL , UFMT , Quadrix , Big Advice , FADESP , Fundação Cesgranrio , Consulplan , IADES , Instituto Access , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , AMEOSC , DAE-Bauru , FAUEL , IPEFAE , Fundação FAFIPA , IDIB , UFPEL , Questão Inédita , BIO-RIO , Unoesc , MS Concursos , ACAFE , CONSULTEC , IBADE , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , AMIGA PÚBLICA , de , FCC , Itame Consultoria e Concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

A ação verbal destacada na frase “O mendigo QUEIMOU-SE ao esquentar sua comida. ”, está na mesma voz verbal que em:
  • A: Alugam-se casas para temporada de verão.
  • B: Vive-se muito bem no campo sulino.
  • C: A criança machucou-se ao brincar com a faca.
  • D: Consertam-se bicicletas no centro da cidade.

A frase abaixo que apresenta regência INADEQUADA é:
  • A: Agradeci-lhe por todo apoio dado àquela situação.
  • B: Assistiu ao jogo mudo, sem dizer qualquer palavra.
  • C: Esqueci-me da carteira no balcão da loja feminina.
  • D: É preferível arriscar novidades do que ficar entediado.

QUESTÃO ANULADA

De acordo com a leitura do texto, analise as afirmativas abaixo.

I. O texto pode ser considerado, predominantemente, expositivo-argumentativo.
II. O primeiro período do texto é uma sequência narrativa, devido à progressão temporal sugerida pelos tempos verbais empregados no trecho.
III. As duas perguntas finais do texto, por se dirigirem diretamente ao leitor, utilizando verbos no modo imperativo, são consideradas sequências injuntivas.

Assinale a alternativa correta.
  • A: apenas a afirmativa I está correta.
  • B: apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • C: apenas a afirmativa II está correta.
  • D: apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Regência é a parte da língua que estuda a relação de subordinação entre um verbo (ou nome) e seus complementos. Assinale a alternativa em que a regência verbal está correta:
  • A: Hoje em dia, os flhos obedecem menos os pais.
  • B: A assistência médica não chegou a tempo de assistir o paciente.
  • C: Dona Maria assiste o programa que passa pela manhã, todos os dias.
  • D: Foi multado por não obedecer o código de trânsito.

Assinale a alternativa que contém duas palavras proparoxítonas.
  • A: Anúncio – sinônimos.
  • B: Décadas – infância.
  • C: Século – consequências.
  • D: Fenômeno – histórico.

Indique a frase correta referente a utilização do numeral:
  • A: primeiro de janeiro.
  • B: um mil reais.
  • C: 3ª festa da uva.
  • D: século I (século um).

O adjunto adverbial relaciona-se com a circunstância por ele expressa. Assinale a alternativa que indica a frase que contém um adjunto adverbial de causa:
  • A: Jamais duvide de Deus.
  • B: Mande a carta pelo correio.
  • C: Devido ao mau tempo, não saiu de casa.
  • D: Nenhuma das alternativas.

Assinale a alternativa em que as informações abaixo foram reunidas adequadamente e sem ambiguidade:

Os economistas são entendidos em mercado financeiro.
Os economistas descreveram os efeitos dos juros.
Os juros são altos.
Todos os efeitos são arrasadores.
  • A: Os economistas que são entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos dos juros altos, que são arrasadores.
  • B: Os economistas entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos que são arrasadores dos altos juros.
  • C: Entendidos em mercado financeiro, os economistas descreveram os efeitos dos altos juros que são arrasadores.
  • D: Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos, arrasadores, dos juros, que são altos

Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe funciona como adjunto adnominal:
  • A: “… anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”
  • B: O peixe cai-lhe na rede.
  • C: Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.
  • D: Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã.

Exibindo de 1 até 10 de 21 questões.