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Foram encontradas 37 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: SELECON , IDESUL , Fund. Dom Cintra , Exército Brasileiro , ANPAD , Unesc , CONSULPAM , CECIERJ , NBS , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , VUNESP , Crescer Consultoria , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , FAPEC , AOCP , Simulado FCC , IDIB , Fundação CEFETMINAS , FACET Concursos , Unicentro , Consulplam , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , CS-UFG , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , FAU , FADESP , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , Fundação Cesgranrio , Instituto AOCP , IADES , UNIOESTE , Consulplan , CEPS-UFPA , NUCEPE , DAE-Bauru , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , FAUEL , Aroeira , UDESC , IF - GO , Fundação FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Consulplan , IBADE , UniREDENTOR , CONSULTEC , Cesgranrio , de , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , FCC , CETREDE , Asconprev , UECE CEV , IF MT , FUNDATEC , UFES , OMNI Concurso Públicos , Instituto Excelência , IBAM , Universidade Federal de Alfenas , CONTEMAX , cesgren , décio , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FCM , UFMG , CEV , ASSCONPP , UEPB , IF TO , FUNDEP , PM-MG , Instituto IASP , IBFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Copeiro , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFMT , CEV-URCA , AV MOREIRA , UERJ , IF-PE , FUNDEPES , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , IBGP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , FGV , UFPEL , CIESP , Avança SP , UERJ. , IGEDUC , Funrio , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , IDCAP , Unoesc , FSPSS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AMAUC , PS concursos , UFPR , Colégio Pedro II , Big Advice , UERR , IMPARH , FURB , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , UPE , Quadrix , IDECAN , FUMARC , Enfermeiro - Oncologia , AMEOSC , UFRR , COMPERVE , BIO-RIO , INAZ do Pará , FUVEST , COTEC , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , UPENET/IAUPE , Questão Inédita , IDECAN. , FUNCERN , ESAF , AMIGA PÚBLICA , UFU-MG , COMVEST , CCV-UFC , MS Concursos , INEP , GANZAROLI , URI , CPCON , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Assinale a alternativa que contém apreciação correta das frases da tira.
  • A: A frase final do garoto (3o quadrinho) segue a norma-padrão com a redação “Não os li; por que você pergunta?”
  • B: O verbo “viver”, no primeiro quadrinho, está empregado com sentido figurado de “passar à posteridade”.
  • C: A frase – Você já leu eles – segue a norma-padrão de emprego do pronome “eles”.
  • D: De acordo com a norma-padrão, o pronome “nos”, na fala do segundo quadrinho, pode ser colocado também depois do verbo “deixar”.
  • E: Com a redação – “… portanto não noto nada diferente”, a fala do segundo quadrinho tem seu sentido mantido.

A moral apresentada ao final da fábula expõe uma vinculação direta entre:
  • A: as personagens.
  • B: o jatobá e a cadeira.
  • C: os juncos e o jatobá.
  • D: a cadeira e os juncos.

Considerando este trecho “a sua vida galhofeira” (l. 01) e a
primeira nota feita pelo autor, este utilizou o adjetivo galhofeiro
com o intuito de:
  • A: atribuir ao jatobá uma característica inexistente.
  • B: salientar um aspecto físico muito marcante do jatobá.
  • C: estabelecer uma relação entre uma característica do jatobá e os juncos.
  • D: fazer um jogo de palavras com um dos elementos do jatobá e o seu jeito de viver.

Qual é o efeito danoso causado aos juncos pela “morte” do jatobá?
  • A: Os empalhadores arrancam todos os juncos.
  • B: Os empalhadores descobrem a existência dos juncos.
  • C: Os juncos não conseguem resistir aos danos do vendaval.
  • D: Os juncos não têm mais a proteção do jatobá contra o sol.

Em referência ao aspecto temporal, assinale a alternativa
cujo teor está correto com base no texto em análise.
  • A: As marcas temporais explicitam o momento da história.
  • B: A marcação do tempo sustenta-se na imprecisão.
  • C: O tempo é apresentado de forma definida.
  • D: Essa história se passa nos tempos atuais.

O texto “O jatobá e os juncos” constitui exemplo de uma
fábula, e alguns de seus traços estão relacionados a seguir;
aponte a característica que esse texto não apresenta.
  • A: Trata-se de uma narrativa curta.
  • B: As personagens, em geral, são animais.
  • C: Apresenta-se uma moral no fim da história.
  • D: É um gênero que transmite um ensinamento.

Quanto às características das personagens dessa fábula, é
incorreto afirmar que:
  • A: os juncos se mostram tão prepotentes quanto o jatobá.
  • B: o jatobá, por causa de sua copa, gosta de se gabar de sua aparência.
  • C: são muito amistosos os juncos, diferentemente da cadeira e do jatobá.
  • D: a cadeira e o jatobá se assemelham por seu comportamento perante os juncos.

A relação entre o jatobá e os juncos se baseia:
  • A: no respeito mútuo.
  • B: no companheirismo entre eles.
  • C: na suposta superioridade do jatobá.
  • D: na proteção concedida aos juncos pelo jatobá.

Com base unicamente no contexto em que o adjetivo
sombrio” (l. 05) se insere, essa palavra apresenta este
significado:
  • A: “de tom puxado ao cinzento ou ao negro; escuro".
  • B: “sem leveza e alegria; severo, taciturno, carrancudo".
  • C: “cheio de sombras, não exposto ao sol; sombroso, umbroso".
  • D: “sem perspectiva de final feliz; desanimador, desconsolador, desesperador".

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