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Foram encontradas 16 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Quadrix , Exército Brasileiro , GANZAROLI , IMPARH , UFU-MG , Aprender-SC , FAFIPA , Instituto Unifil , URI , CEPS-UFPA , CONSULPAM , ADVISE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Crescer Consultoria , Fund. Dom Cintra , IDECAN , Aroeira , Questão Inédita , FACET Concursos , GS Assessoria e Concursos , INAZ do Pará , Unesc , FAPEC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , VUNESP , Cesgranrio , MS Concursos , Consulplam , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CS-UFG , Fundação CEFETMINAS , IDECAN. , Asconprev , SELECON , FADESP , GUALIMP , INEP , Unicentro , FAU , IOPLAN , cesgren , NBS , Consulplan , AGIRH , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , DAE-Bauru , Fundação Cesgranrio , IDESUL , ASSCONPP , Simulado FCC , IADES , Instituto Access , UNIOESTE , CONSULTEC , FAUEL , IPEFAE , CESPE/CEBRASPE , Nosso Rumo , IDIB , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , de , Fundação FAFIPA , AV MOREIRA , Técnico Administrativo - Inglês , CETREDE , IBADE , Instituto Ânima Sociesc , UniREDENTOR , NUCEPE , CONTEMAX , FCC , Itame Consultoria e Concursos , FUNDATEC , IESES , UFES , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Picos - PI , décio , Universidade Federal de Alfenas , Avança SP , UDESC , CEV , IBAM , Instituto AOCP , Objetiva Concursos LTDA , Copeiro , FCM , Legalle Concursos , FUNDEP , IF - GO , UFMG , AMAUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Décio Terror , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Big Advice , UECE CEV , CEV-URCA , IBFC , Instituto Consulplan , OMNI Concurso Públicos , COPEVE - UFAL , FEPESE , Marinha , FUNDEPES , IF MT , UFMT , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Dédalus Concursos & Treinamentos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , BIO-RIO , UEPB , CIESP , IBGP , Instituto Excelência , ACAFE , PM-MG , COPS - UEL , FGV , MetroCapital Soluções , Funrio , IF TO , UFPEL , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Unoesc , CCV-UFC , UERJ , Colégio Pedro II , IDCAP , Instituto IASP , ACAPLAM , Prefeitura de Ipira - SC , Coseac , FSPSS , Ministério Público Goiás , Enfermeiro - Oncologia , FURB , IF-PE , UFPR , ANPAD , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Instituto Quadrix , UPE , CECIERJ , UERJ. , COMPERVE , ACCESS Seleção , Prefeitura de Lontras - SC , COTEC , FUMARC , MPE-GO , PS concursos , ESAF , FUVEST , IGEDUC , UFRR , AOCP , Faepesul , Instituto Tupy , UPENET/IAUPE , CEPERJ , UERR , COMVEST , ACEP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CPCON , FUNCERN Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

O verbo que se mantém corretamente no singular, apesar das alterações propostas entre parênteses para o segmento grifado, está na frase:
  • A: Em Lima Duarte, ao visitar o Parque Estadual do Ibitipoca, não falta opção de lazer. (piscinas naturais).
  • B: A economia de Lima Duarte tem como base o setor agrícola, mas a produção precisa crescer 30% até 2025. (a produção de grãos).
  • C: Um relatório da própria Secretaria da Agricultura de Lima Duarte assegura que a cidade vai alcançar essa meta. (dados de um relatório).
  • D: É o desafio da atual gestão de Lima Duarte. (os desafios).

Assinale a alternativa que contraria a colocação pronominal exigida pelo padrão escrito culto:
  • A: Os órgãos públicos de Lima Duarte aos quais se destinam as verbas desenvolvem projetos de conservação do meio ambiente.
  • B: Dever-se-ia repensar sobre as obras de conservação da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Lima Duarte.
  • C: O prefeito de Lima Duarte tem esforçado-se para cumprir as metas.
  • D: O secretário vai enviar-lhe o resultado da pesquisa no início da semana.

Leia com atenção o trecho da história do município de Lima Duarte e responda à questão.

Com base no texto, assinale o comentário gramatical INCORRETO:
  • A: Em “Até meados do século XVII, a região...”, a vírgula foi usada para separar adjunto adverbial de tempo.
  • B: A forma verbal da frase “Este grupo era liderado por padre João Faria Filho...” encontra-se na voz passiva.
  • C: A classificação sintática do termo sublinhado no texto é aposto.
  • D: A palavra migração pode ser substituída por imigração sem que haja alteração de sentido no texto.

Leia com atenção o trecho da história do município de Lima Duarte e responda à questão.



Observe a frase:
“Padre João foi quem encontrou ouro no leito do Rio do Peixe.”
Todos os verbos das frases das alternativas estão empregados no mesmo tempo e modo que da frase acima, EXCETO
  • A: “...a região do atual município de Lima Duarte não passava de uma área de mata virgem...”.
  • B: “...por volta do ano de 1692, apareceram os primeiros bandeirantes.”.
  • C: ”...Bento Corrêa de Souza Coutinho deu a notícia ao Governador-Geral...”.
  • D: “A partir daí, iniciou-se o povoamento daquele lugar com a migração de colonizadores...”.

Leia com atenção o trecho da notícia do R7.com – 01/01/2020:

O termo inicial do segundo parágrafo foi omitido como indica o uso dos colchetes. A coerência do texto exige que essa lacuna seja preenchida com a seguinte formulação, seguida da necessária vírgula:
  • A: Por isso.
  • B: Além disso.
  • C: De modo que.
  • D: Tanto que.

A alternativa em que o acento indicativo de crase NÃO procede é:
  • A: A qualquer momento, você terá que ficar cara à cara com o delator na hora do júri.
  • B: Às vezes não vou à academia à noite.
  • C: Não assisti a esse filme, mas assisti àquele outro que o colega indicou.
  • D: O acesso às redes sociais voltadas para a carreira pode ajudar o profissional a conseguir uma colocação.

Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
  • A: Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude .
  • B: Meia palavra, meio tom – índice de seu equilíbrio.
  • C: estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo.
  • D: Estava naquele país; acreditei, pois em sua meia promessa.

Leia com atenção as manchetes:

I. O governo chinês divulgou o número de infectados com o coronavírus.
II. Embora o Brasil não tenha registrado nenhum caso suspeito de contaminação, o Ministério da Saúde está em alerta.

Assinale a alternativa em que as formas passivas preservam o modo e o tempo verbais dos trechos acima
  • A: é divulgado / tenha sido registrado
  • B: fora divulgado / tem sido registrado.
  • C: foi divulgado / fora registrado.
  • D: foi divulgado / tenha sido registrado.

Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos em destaque na frase:
  • A: À medida em que os estudos sobre aquecimento global avançam, fenômenos de cuja causa desconhecíamos passam a ser explicados.
  • B: Se sobrevir a Belo Horizonte alguma calamidade em maior escala, somente o poder público disporá de enfrentá-la.
  • C: As críticas feitas à polícia brasileira são extensivas à de outros países, porém extrapolam os limites do que se pode falar.
  • D: Não sei a razão por quê as pessoas daquela sessão espírita ficaram debatendo sobre a ressurreição dos mortos.

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