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Foram encontradas 21 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Dédalus Concursos & Treinamentos , INEP , UFES , ANPAD , FAPEC , SELECON , Universidade Federal de Alfenas , CECIERJ , Fundação CEFETMINAS , NBS , CIESP , IOPLAN , GUALIMP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , COPS - UEL , IDESUL , ACCESS Seleção , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Instituto Access , UFMG , AOCP , FAU , Simulado FCC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , CEPERJ , Fundação Cesgranrio , Nosso Rumo , Colégio Pedro II , IPEFAE , IADES , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Coseac , IDIB , ACEP , Enfermeiro - Oncologia , Instituto Ânima Sociesc , UFMT , Aprender-SC , FAUEL , Técnico Administrativo - Inglês , Itame Consultoria e Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , CEPS-UFPA , Fundação FAFIPA , NUCEPE , COMPERVE , IBADE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , COTEC , IESES , ADVISE , ESAF , Instituto AOCP , UFPEL , Aroeira , FCC , UDESC , Legalle Concursos , Unoesc , Cesgranrio , FUNDATEC , Objetiva Concursos LTDA , COMVEST , Aeronáutica , IBAM , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CPCON , IF - GO , UECE CEV , Exército Brasileiro , Instituto Consulplan , UFPR , Asconprev , FCM , Marinha , UPE , cesgren , FUNDEP , OMNI Concurso Públicos , CONSULPAM , AGIRH , IBFC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Crescer Consultoria , IF MT , UEPB , FACET Concursos , Instituto Excelência , UFRR , ASSCONPP , FEPESE , Consulplam , MetroCapital Soluções , UPENET/IAUPE , CESPE/CEBRASPE , FUNDEPES , PM-MG , Alternative Concursos , IBGP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CS-UFG , IF TO , UERJ , FADESP , Instituto IASP , UFU-MG , AV MOREIRA , FGV , Consulplan , Ministério Público Goiás , URI , Funrio , Prefeitura de Ipira - SC , Alternative Concursos Ltda , IDCAP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , DAE-Bauru , IF-PE , FSPSS , UERJ. , Instituto Quadrix , Unesc , Avança SP , CONSULTEC , MPE-GO , VUNESP , FURB , Prefeitura de Lontras - SC , IGEDUC , AMAUC , PS concursos , de , FUMARC , UERR , CETREDE , Instituto Tupy , Unicentro , Big Advice , CONTEMAX , FUVEST , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IMPARH , AMEOSC , Faepesul , Quadrix , décio , BIO-RIO , FUNCERN , CEV , Instituto Unifil , UNIOESTE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Copeiro , IDECAN , ACAFE , GANZAROLI , INAZ do Pará , AMIGA PÚBLICA , FAFIPA , Questão Inédita , Décio Terror , UniREDENTOR , CCV-UFC , Fund. Dom Cintra , MS Concursos , CEV-URCA , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , COPEVE - UFAL , IDECAN. , ACAPLAM , GS Assessoria e Concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Os fragmentos de textos abaixo foram publicados no Jornal Correio da Paraíba, no dia 9 de fevereiro de 2020. Analise quanto à estrutura sintática os termos destacados em (1) e (2), e responda ao que se pede:

1. “São alarmantes entre americanos níveis de sentimento de solidão”.
2. O Brasil ocupa o 2º lugar em número de casos de hanseníase no mundo.

Assinale a alternativa que apresenta, na sequência, a classificação CORRETA para os termos destacados
  • A: Sujeito simples posposto ao verbo e sujeito simples anteposto ao verbo.
  • B: Sujeito composto posposto ao verbo e sujeito simples anteposto ao verbo.
  • C: predicado verbal e sujeito simples.
  • D: predicado nominal e predicado verbal.
  • E: Sujeito indeterminado e sujeito simples.

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Sobre a utilização do vocábulo “tampouco” no texto, é CORRETO afirmar que
  • A: “tampouco” tem o mesmo significado de “tão pouco”.
  • B: a grafia não obedece à ortografia oficial.
  • C: o uso de “tampouco” empobrece o texto.
  • D: a grafia está correta e foi empregada no sentido de “muito menos”.
  • E: se trata de um advérbio e no texto foi empregado com o sentido de “muito pouco”.

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Analise na manchete “Trabalho escravo ainda é uma realidade no Brasil” as relações entre sujeito e predicado e responda o que se pede.

( ) O verbo SER é um verbo de ligação e por isso, pode-se dizer que se trata de um predicado nominal.
( ) O sujeito do verbo ser é “trabalho escravo”, tendo como núcleo escravo.
( ) Trata-se de um sujeito simples e um predicado nominal.
( ) Temos um sujeito simples e um predicado nominal, pois o verbo ser é um verbo transitivo.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  • A: F, F, V e V.
  • B: V, V, V e V.
  • C: F, V, F e V
  • D: V, F, F e F.
  • E: V, F, V e F.

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Em: “... mais de 50 mil trabalhadores foram libertados de situações análogas de escravidão...” e “O trabalho escravo não é somente um violação trabalhista...”, o adjetivo ANÁLOGAS e o substantivo VIOLAÇÃO podem ser substituídos, sem alteração de sentido nas frases, respectivamente pelos termos
  • A: normais e obediência.
  • B: semelhantes e obediência .
  • C: diferentes e desobediência .
  • D: semelhantes e desobediência.
  • E: antagônicas e transgressão.

Leia o texto a seguir e responda a questão.

Quanto à acentuação gráfica, os vocábulos inalável, diárias e diabéticos na sequência são acentuados por tratar-se de
  • A: todos os vocábulos são paroxítonas.
  • B: um vocábulo proparoxítona e dois paroxítona.
  • C: dois vocábulos paroxítonas e um paroxítona.
  • D: dois vocábulos paroxítonas e um proparoxítona.
  • E: todos os vocábulos são proparoxítonas.

Leia o texto a seguir e responda a questão.

Na manchete “Insulina inalável passa a ser vendida no Brasil em 3 doses”, as palavras sublinhadas são classificadas morfologicamente, na sequência, como:
  • A: verbo, substantivo, adjetivo e substantivo.
  • B: substantivo, substantivo, substantivo e substantivo.
  • C: adjetivo, adjetivo, substantivo e pronome.
  • D: adjetivo, adjetivo, adjetivo e pronome.
  • E: substantivo, adjetivo, substantivo e substantivo.

No trecho “ O carnaval está cada vez mais aristocrático”, pode-se substituir o termo destacado sem perda de sentido por:
  • A: fidalgo.
  • B: popular.
  • C: democrático.
  • D: moderno.
  • E: ultrapassado.

A pontuação é um mecanismo de textualidade que se estabelece nas relações sintáticas de um texto. Nesse sentido, analise as possibilidades de pontuação no trecho destacado da matéria “Unidos da decadência no carnaval”, avaliando a sua adequação na construção textual.

I- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias e pouca roupa, mas engana-se quem considera o evento como a maior festa popular do mundo. Não, não é não. O carnaval está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.
II- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias e pouca roupa. Mas, engana-se quem considera, o evento como a maior festa popular, do mundo. Não não é não. O carnaval está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.
III- O que o Brasil fez pelo carnaval foi dar, brilho, lantejoulas, penas de faisão, baterias, alegorias, e pouca roupa, mas engana-se quem considera o evento como a maior festa popular do mundo. Não, não é não. O carnaval, está cada vez mais aristocrático. Vendas de abadás caríssimos, camarotes caros e garantia de bons negócios.
Fonte:(https://administradores.com.br/noticias/unidos-da-decadencia-do-carnaval).

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  • A: II e III.
  • B: I e II.
  • C: II.
  • D: I.
  • E: III.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

A sequência de uso dos verbos: PARE, PENSE e USE significa no texto:
  • A: que apesar dos perigos de contaminação do HIV, devemos parar, pensar e usar a camisinha apenas se estivermos em uma situação de dúvida quanto ao parceiro.
  • B: uma alternativa para decidir se vale a pena usar camisinha.
  • C: um alerta sobre o uso da camisinha como forma de evitar a transmissão do HIV.
  • D: ações sobre as quais não se tem certeza da necessidade do uso da camisinha, mesmo com o emprego dos verbos no imperativo.
  • E: que o uso do preservativo deve ser uma atitude para se parar, pensar e decidir o uso ou não.

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