Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 7 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: DAE-Bauru , Objetiva Concursos LTDA , IDCAP , IPEFAE , UFMT , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FSPSS , IDIB , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AMAUC , Instituto Ânima Sociesc , Big Advice , CONSULTEC , UECE CEV , FURB , de , OMNI Concurso Públicos , Itame Consultoria e Concursos , UFPEL , CETREDE , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FUMARC , IESES , Unoesc , AMEOSC , Instituto AOCP , BIO-RIO , CONTEMAX , UEPB , FUVEST , UFPR , ACAFE , décio , PM-MG , Faepesul , Legalle Concursos , CEV , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FUNCERN , IF - GO , UPE , AMIGA PÚBLICA , GANZAROLI , Instituto Consulplan , CCV-UFC , Copeiro , UERJ , UFRR , ACAPLAM , Décio Terror , Prefeitura de Ipira - SC , FAFIPA , Marinha , ANPAD , CEV-URCA , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Fund. Dom Cintra , IF MT , UPENET/IAUPE , GS Assessoria e Concursos , Instituto Excelência , CECIERJ , COPEVE - UFAL , UERJ. , MetroCapital Soluções , UFU-MG , ACCESS Seleção , Dédalus Concursos & Treinamentos , Prefeitura de Lontras - SC , FAPEC , AOCP , CIESP , PS concursos , Fundação CEFETMINAS , IF TO , URI , UERR , GUALIMP , Instituto IASP , CEPERJ , COPS - UEL , Ministério Público Goiás , Unesc , ACEP , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , FAU , Aprender-SC , Colégio Pedro II , Quadrix , Fundação Cesgranrio , IF-PE , VUNESP , IADES , Instituto Quadrix , CEPS-UFPA , Coseac , MPE-GO , Unicentro , ADVISE , Enfermeiro - Oncologia , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , FAUEL , Aroeira , COMPERVE , Questão Inédita , Fundação FAFIPA , IGEDUC , COTEC , MS Concursos , IBADE , Instituto Tupy , Cesgranrio , UNIOESTE , Aeronáutica , ESAF , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , FCC , Asconprev , COMVEST , SELECON , FUNDATEC , IMPARH , CPCON , NBS , IBAM , Instituto Unifil , cesgren , FCM , IDECAN , UniREDENTOR , AGIRH , Exército Brasileiro , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ASSCONPP , CONSULPAM , Simulado FCC , FUNDEP , INAZ do Pará , CESPE/CEBRASPE , Crescer Consultoria , Nosso Rumo , IBFC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UFES , FEPESE , IDECAN. , Universidade Federal de Alfenas , Alternative Concursos , FACET Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , INEP , AV MOREIRA , Consulplam , Técnico Administrativo - Inglês , FUNDEPES , CS-UFG , NUCEPE , IBGP , IOPLAN , UFMG , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FGV , IDESUL , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Alternative Concursos Ltda , FADESP , Instituto Access , Avança SP , Consulplan , UDESC , Funrio Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto e responda à questão.

Em relação à colocação dos pronomes átonos, no título “Internet das coisas já é realidade, porém falta regulamentá-la”, há um caso de:
  • A: ênclise
  • B: próclise
  • C: mesóclise
  • D: prefixação

Leia o texto e responda à questão.

O autor do texto apresenta dois aspectos importantes conquistados com a internet das coisas (IoT). Assinale a alternativa que melhor os define.
  • A: Aumento nos lucros e eficácia na operação
  • B: Responsabilidade por dados e privacidade
  • C: Monitoria de operações e fragmentação
  • D: Rastreamento de bens e regulamentação

Considerando o processo de formação de palavras, classifique o termo “vestíveis”.
  • A: Composição por justaposição
  • B: Composição por aglutinação
  • C: Derivação parassintética
  • D: Derivação sufixal

Leia o texto e responda à questão.

O uso do pronome relativo “que” na frase “ou mesmo detectar mudanças, que poderiam ser sinais de um ataque cardíaco, na pressão sanguínea de um diabético” se justifica pela retomada anafórica do termo:
  • A: implicações
  • B: operações
  • C: centenas
  • D: mudanças

Leia o texto e responda à questão.

Em relação à colocação dos pronomes átonos, no título “Internet das coisas já é realidade, porém falta regulamentá-la”, há um caso de:
  • A: ênclise
  • B: próclise
  • C: mesóclise
  • D: prefixação

Leia o texto e responda à questão.

O texto defende a tese de que a internet das coisas (IoT) é uma realidade do mundo contemporâneo, a qual reorganiza a maneira de lidarmos com o mundo. Assinale a alternativa que melhor expressa a problemática levantada pelo autor.
  • A: O resultado de avanços tecnológicos na saúde.
  • B: O impacto econômico trazido pela internet das coisas.
  • C: A regulamentação das “coisas” desenvolvidas pela internet.
  • D: A conectividade oportunizada entre o mundo físico e online.

Exibindo de 1 até 7 de 7 questões.