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Entre as figuras de construção está a elipse, em que ocorre a omissão deliberada de um termo desnecessário, por já estar implícito em outra palavra ou forma.

Assinale a frase a seguir que possui termos em elipse (omitidos).
  • A: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
  • B: Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
  • C: Deus ajuda a quem cedo madruga.
  • D: Uma andorinha não faz verão.
  • E: Nem tudo que reluz é ouro.

As frases a seguir se iniciam por uma metáfora, ou seja, uma comparação figurada entre dois termos.

Assinale a frase em que essa comparação não aparece explicada.
  • A: As palavras são os médicos de uma mente doente.
  • B: Chega de jogador mandioca, que fica plantado no meio de campo.
  • C: Futebol é como viaduto. Num dia estamos por cima. No outro, por baixo.
  • D: O cérebro é como um paraquedas: só funciona quando está aberto.
  • E: Uma cama de hospital, pelo preço, é como um táxi parado com o taxímetro acionado.

As frases a seguir mostram uma estrutura comparativa.

Assinale aquela em que a comparação está explicada.
  • A: Uma revolução é como Saturno, devora os próprios filhos.
  • B: Uma revolução não é um banquete festivo, nem a criação de uma obra literária.
  • C: O princípio moral das revoluções é instruir, não destruir.
  • D: Para fazer uma revolução é preciso o povo.
  • E: Revoluções são como grandes peças de teatro cujo personagem principal deve ser o povo.

Todas as frases abaixo se apoiam em comparações. A opção em que a comparação não está explicada, é:
  • A: Política é como fotografia. Se você se mexer, não sai.
  • B: Governe uma grande nação do mesmo modo como você cozinha um peixinho: não exagere.
  • C: Países são como frutas: os vermes estão dentro.
  • D: Ser presidente é como administrar um cemitério: há um monte de gente embaixo de você, mas escuta.
  • E: O elefante é como um camundongo construído segundo as especificações do Estado.

As frases listadas a seguir mostram uma comparação. Assinale a frase em que a comparação é explicada.
  • A: As ideias são como filhos errantes: aparecem quando menos se espera.
  • B: Uma biblioteca é como um organismo em crescimento.
  • C: As palavras são como os médicos de uma mente doente.
  • D: A vida é como uma doença sexualmente transmissível, que tem cem por cento de taxa de mortalidade.
  • E: Tomo café da manhã como rainha, almoço como princesa e janto como mendigo.

As frases abaixo mostram uma comparação. Assinale a opção em que a comparação não é explicada.
  • A: Ideias são como crianças. As nossas são sempre maravilhosas.
  • B: As bibliotecas são como as farmácias: muitos venenos e poucos remédios.
  • C: A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida.
  • D: Os discursos são como as orações copiadas dos textos religiosos.
  • E: Os talheres são como o papel higiênico: só ficam limpos se não forem usados.

No texto, o narrador recorre a um enunciado paradoxal no seguinte trecho:
  • A: a densidade do escuro escondia tudo (1º parágrafo)
  • B: Saberiam nada mais do que o ruído (1º parágrafo)
  • C: Poderia descansar na sua provação (1º parágrafo)
  • D: A noite toda se foi medindo no exíguo espaço (2º parágrafo)
  • E: Foi quando Itaro distinguiu lucidamente (2º parágrafo)

Uma piada da internet conta que “Na minha cidade, havia um sujeito tão magro que, para ter certeza de que havia entrado no Banco, ele devia passar duas vezes pela mesma porta giratória”.
Essa piada se apoia em um caso de linguagem figurada denominado:
  • A: metáfora, porque mostra uma comparação;
  • B: hipérbole, porque contém um exagero;
  • C: eufemismo, porque traz a atenuação de uma ideia ruim;
  • D: gradação, porque se apoia numa sequência de termos;
  • E: ironia, porque afirma algo por meio do seu contrário.

Psicologia do espaço: as implicações da arquitetura no comportamento humano

Visto que seres humanos passam a maior parte de suas vidas em ambientes fechados, não nos surpreende o fato de que determinadas características do espaço construído têm um impacto significativo em nosso comportamento psíquico. Condições de iluminação, de escala e proporção assim como os materiais e suas texturas são características espaciais que emitem informações para nossos sentidos, afetando a maneira como nos relacionamos com o espaço, produzindo um sem fim de sensações e reações.

Determinadas características do espaço construído são capazes de induzir sensações de tranquilidade e segurança nas pessoas, de fazer com que se sintam bem e relaxadas ou até de aumentar a concentração e a produtividade dos usuários em seu ambiente de trabalho. Independente de qual sejam as sensações que nos provocam, não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos – desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem e como elas se relacionam com o espaço.

No entanto, pessoas foram sendo empilhadas em caixas para servir um sistema de produção em massa destinado a alimentar uma sociedade faminta pelo consumismo. De fato, o empilhamento, ou verticalização, é um fenômeno que surgiu em resposta à Revolução Industrial e ao consequente aumento exponencial das pessoas que, em busca de ofertas de emprego, começaram a abarrotar cidades completamente despreparadas para absorver tal contingente humano. As unidades habitacionais se tornaram mais compactas para que os edifícios pudessem acomodar um número cada vez maior de habitantes.

“As características dos espaços que projetamos são capazes de induzir determinados tipos de comportamento nas pessoas”, diz a psicóloga ambiental e designer de interiores Migette Kaup. Por exemplo, projetos que incorporam noções de equilíbrio, proporção, simetria e ritmo são capazes de provocar uma sensação de tranquilidade e harmonia. As cores, por sua vez, também são capazes de provocar sensações de conforto ou estimular a comunicação entre as pessoas. A luz é um universo em si e depende muito da tipologia de espaço de que estamos falando. Uma luz suave sugere um espaço mais introspectivo, enquanto uma luz mais intensa caracteriza um espaço mais extrovertido. Para a psicóloga, a iluminação natural abundante é um excelente estímulo à produtividade e ao bem estar físico e mental das pessoas.

Por outro lado, determinadas características espaciais provocam ansiedade, outras estimulam uma sensação de equilíbrio e serenidade. Acontece que nem sempre somos conscientes de nossas reações e acabamos agindo sem saber porquê. Irving Weiner, professor de psicologia ambiental do Massasoit Community College de Middleborough, Massachusetts, afirma que “muitas dessas características ambientais não podem ser vistas ou apreendidas por nossos sentidos, mas, ainda assim, são capazes de influenciar diretamente o nosso comportamento ou humor”.



Adaptado de: . Acesso em: 09 jul. 2020.

Em “O sistema de produção em massa é destinado a alimentar uma sociedade faminta pelo consumismo.”, as palavras em destaque estão sendo utilizadas para indicar uma figura de linguagem denominada
  • A: eufemismo.
  • B: hipérbole.
  • C: antítese.
  • D: personificação.
  • E: onomatopeia.

“Dessa raiz semântica, podemos definir ética como uma estrutura global, que representa a casa, feita de paredes, vigas e alicerces que representam os costumes. Assim, se esses costumes se perderem, a estrutura enfraquece e a casa é destruída.”. Nesse trecho, há uma
  • A: metonímia.
  • B: perífrase.
  • C: hipérbole.
  • D: símile.
  • E: catacrese.

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