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Foram encontradas 246 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CEV-URCA , FAUEL , MS Concursos , CCV-UFC , IDECAN , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , UFPEL , ACAPLAM , INAZ do Pará , COPEVE - UFAL , Fundação FAFIPA , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Dédalus Concursos & Treinamentos , IBADE , SELECON , Unoesc , ANPAD , CIESP , FCC , NBS , CECIERJ , IDECAN. , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , UFPR , ACCESS Seleção , INEP , COPS - UEL , FUNDATEC , AOCP , IOPLAN , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , IBAM , Simulado FCC , UPE , Colégio Pedro II , FCM , Nosso Rumo , CEPERJ , IDESUL , FUNDEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UFRR , ACEP , Instituto Access , Coseac , UPENET/IAUPE , Aprender-SC , IPEFAE , Enfermeiro - Oncologia , IBFC , Técnico Administrativo - Inglês , COMPERVE , FEPESE , NUCEPE , CEPS-UFPA , IDIB , COTEC , FUNDEPES , Prefeitura Municipal de Picos - PI , UFU-MG , ADVISE , Instituto Ânima Sociesc , URI , Aroeira , Itame Consultoria e Concursos , ESAF , IBGP , UDESC , COMVEST , FGV , Objetiva Concursos LTDA , Cesgranrio , IESES , CPCON , Funrio , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Unesc , Aeronáutica , Instituto AOCP , UECE CEV , VUNESP , Asconprev , Legalle Concursos , Exército Brasileiro , IDCAP , CONSULPAM , FSPSS , OMNI Concurso Públicos , cesgren , IF - GO , Crescer Consultoria , FURB , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Unicentro , AGIRH , Instituto Consulplan , UEPB , ASSCONPP , Marinha , FACET Concursos , IF MT , Consulplam , FUMARC , PM-MG , CESPE/CEBRASPE , CS-UFG , FUVEST , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , UNIOESTE , Alternative Concursos , Instituto Excelência , UERJ , AV MOREIRA , MetroCapital Soluções , FADESP , Faepesul , IF TO , Consulplan , FUNCERN , Prefeitura de Ipira - SC , DAE-Bauru , GANZAROLI , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UniREDENTOR , Alternative Concursos Ltda , Instituto IASP , FAFIPA , UERJ. , Avança SP , Ministério Público Goiás , UFES , IF-PE , CONSULTEC , Fund. Dom Cintra , Prefeitura de Lontras - SC , de , GS Assessoria e Concursos , PS concursos , Universidade Federal de Alfenas , AMAUC , Instituto Quadrix , CETREDE , FAPEC , UERR , Big Advice , MPE-GO , UFMG , IGEDUC , CONTEMAX , Fundação CEFETMINAS , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , décio , GUALIMP , Quadrix , Universidade Federal de Uberlândia - MG , AMEOSC , Instituto Tupy , CEV , FAU , BIO-RIO , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , UFMT , ACAFE , IMPARH , Copeiro , Fundação Cesgranrio , Décio Terror , IADES , Questão Inédita , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AMIGA PÚBLICA , Instituto Unifil Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Vou-me Embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.


Fonte: BANDEIRA, M., Bandeira a Vida Inteira, Editora Alumbramento, Rio de Janeiro, 1986. Adaptado.

A partir da leitura do poema "Vou-me Embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, identifique a interpretação que melhor representa a utilização da figura de Pasárgada pelo autor.
  • A: Uma utopia pessoal que reflete o desejo de escapismo da realidade opressora.
  • B: A representação de uma sociedade idealizada, sem problemas sociais ou econômicos.
  • C: Uma crítica direta à monarquia e ao sistema de classes no Brasil do século XX.
  • D: Uma metáfora para a busca pela imortalidade e o medo da morte.
  • E: Um espaço de contestação política, onde a liberdade de expressão é plenamente vivida.

Vou-me Embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.


Fonte: BANDEIRA, M., Bandeira a Vida Inteira, Editora Alumbramento, Rio de Janeiro, 1986. Adaptado.

Analisando as técnicas literárias empregadas por Manuel Bandeira no poema "Vou-me Embora pra Pasárgada", é possível identificar a presença de:
  • A: hipérbato, como recurso para enfatizar a ordem inversa da fuga para Pasárgada;
  • B: eufemismo, suavizando a gravidade do descontentamento com a realidade;
  • C: anáfora, na repetição de frases para reforçar a ideia de insatisfação e desejo de escapismo;
  • D: antítese, evidenciando o contraste entre a realidade vivida e o mundo idealizado de Pasárgada;
  • E: prosopopeia, dando características humanas a elementos da natureza presentes no texto.

Vou-me Embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Fonte: BANDEIRA, M., Bandeira a Vida Inteira, Editora Alumbramento, Rio de Janeiro, 1986. Adaptado.

Considerando o poema "Vou-me Embora pra Pasárgada" de Manuel Bandeira, qual das seguintes figuras de linguagem é predominante, contribuindo significativamente para a construção da temática central do poema?
  • A: Metonímia, pela substituição de conceitos que estão relacionados, como usar "Pasárgada" para representar um lugar de felicidade e escape.
  • B: Sinestesia, pela mistura de sensações diferentes, como visual e tátil, para enriquecer as descrições de Pasárgada.
  • C: Hipérbole, pelo exagero nas qualidades atribuídas a Pasárgada, intensificando o desejo do eu lírico pelo escapismo.
  • D: Ironia, pela expressão de ideias que significam o oposto do que as palavras literalmente dizem, sugerindo uma crítica velada à realidade do eu lírico.
  • E: Aliteração, pela repetição de sons consonantais inicias para criar um efeito sonoro que reflete a intensidade do desejo de escapar.

Na norma padrão da língua portuguesa, o emprego correto das letras em determinadas palavras pode apresentar desafios até mesmo para falantes com alto nível de escolaridade. Considerando as regras de ortografia sobre o emprego das letras "s", "c", "ç" e "x", qual das seguintes palavras está grafada INCORRETAMENTE, segundo a norma padrão?
  • A: Descrição.
  • B: Paralisar.
  • C: Exceção.
  • D: Ascenção.
  • E: Excêntrico.

Considere as seguintes orações para analisar o emprego e sentido das classes de palavras.

I. "Eles caminharam lentamente para admirar a paisagem."
II. "Aquela antiga construção ainda mantém sua imponente beleza."
III. "Vários estudantes não compareceram às aulas hoje."

Qual opção identifica corretamente a função e classe gramatical das palavras destacadas nas orações?
  • A: I. "lentamente" - advérbio de modo; II. "imponente" - adjetivo; III. "hoje" - advérbio de tempo.
  • B: I. "lentamente" - advérbio de modo; II. "antiga" - substantivo; III. "Vários" - pronome indefinido.
  • C: I. "caminharam" - verbo transitivo direto; II. "ainda" - advérbio de tempo; III. "Vários" – numeral.
  • D: I. "para" - preposição; II. "antiga" - adjetivo; III. "aulas" - substantivo plural.
  • E: I. "admirar" - verbo transitivo indireto; II. "sua" - pronome possessivo; III. "estudantes" - adjetivo.

Analise as seguintes frases e identifique a alternativa que corretamente descreve a função sintática e a classe gramatical das palavras ou expressões destacadas.

I. "Ele mesmo resolveu o problema."
II. "Duas horas se passaram desde o início da prova."
III. "Eles saíram sem dar explicações."
  • A: I. "Ele mesmo" - pronome reflexivo; II. "Duas horas" - numeral fracionário; III. "sem" - conjunção subordinativa.
  • B: I. "mesmo" - pronome enfático; II. "Duas horas" - numeral cardinal; III. "sem" - preposição.
  • C: I. "resolveu" - verbo transitivo direto; II. "desde" - advérbio de tempo; III. "dar" - verbo no infinitivo impessoal.
  • D: I. "mesmo" - advérbio de afirmação; II. "se passaram" - locução verbal passiva; III. "explicações" - adjetivo.
  • E: I. "Ele" - pronome pessoal do caso reto; II. "Duas horas" - numeral coletivo; III. "dar" - verbo transitivo direto.

Considere o período composto por coordenação abaixo para responder à questão proposta.

"Não só comprou o livro que precisava, mas também encontrou um raro exemplar de sua coleção, e, por fim, saiu da livraria satisfeito."

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a análise sintática das orações que compõem o período?
  • A: Três orações coordenadas sindéticas, sendo duas aditivas e uma conclusiva.
  • B: Duas orações coordenadas sindéticas aditivas e uma oração coordenada assindética.
  • C: Uma oração subordinada adverbial causal, uma coordenada sindética aditiva, e uma coordenada assindética.
  • D: Uma oração principal e duas orações subordinadas adjetivas restritivas.
  • E: Duas orações coordenadas sindéticas explicativas e uma coordenada assindética.

Considere as seguintes frases para responder à questão sobre concordância verbal.

I. "Fazem dois anos que não o vejo."
II. "Mais de um aluno reclamaram da prova."
III. "Você ou ele está errado nesta questão."

Qual das alternativas abaixo aplica corretamente as regras de concordância verbal na norma padrão da língua portuguesa?
  • A: I. "Fazem" - correto, pois concorda com o numeral dois.
  • B: II. "reclamaram" - correto, pois o sujeito "um aluno" implica pluralidade.
  • C: III. "está" - correto, pois o verbo deve concordar com o elemento mais próximo.
  • D: Todas as frases estão corretas conforme a norma padrão.
  • E: I. "Faz" - correto, pois o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito no singular.

Considere as frases abaixo para responder à questão sobre concordância nominal.

I. "É proibido entrada de pessoas não autorizadas."
II. "Visto sua roupa, os sapatos precisam ser elegante também."
III. "Compraram suco e bolo suficiente para a festa."

Qual das alternativas abaixo aplica corretamente as regras de concordância nominal na norma padrão da língua portuguesa?
  • A: I. "proibido" - correto, pois concorda com a palavra "entrada" implícita no singular.
  • B: II. "elegante" - correto, pois concorda com "os sapatos" no singular por erro de distração.
  • C: III. "suficiente" - correto, pois o adjetivo pode permanecer invariável diante de substantivos no plural.
  • D: I. "É proibida entrada" - correto, pois o adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo "entrada".
  • E: Todas as frases estão corretas conforme a norma padrão.

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