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Foram encontradas 167 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CEV-URCA , IESES , MS Concursos , CCV-UFC , Faepesul , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , UFPEL , ACAPLAM , FUNCERN , COPEVE - UFAL , Instituto AOCP , GANZAROLI , Dédalus Concursos & Treinamentos , Legalle Concursos , SELECON , Unoesc , ANPAD , CIESP , IF - GO , NBS , CECIERJ , FAFIPA , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , UFPR , ACCESS Seleção , Fund. Dom Cintra , COPS - UEL , Instituto Consulplan , AOCP , GS Assessoria e Concursos , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Marinha , Simulado FCC , UPE , Colégio Pedro II , IF MT , Nosso Rumo , CEPERJ , FAPEC , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UFRR , ACEP , Fundação CEFETMINAS , Coseac , UPENET/IAUPE , Aprender-SC , GUALIMP , Enfermeiro - Oncologia , MetroCapital Soluções , Técnico Administrativo - Inglês , COMPERVE , IF TO , NUCEPE , CEPS-UFPA , FAU , COTEC , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , UFU-MG , ADVISE , Fundação Cesgranrio , URI , Aroeira , IADES , ESAF , Ministério Público Goiás , UDESC , COMVEST , IF-PE , Objetiva Concursos LTDA , Cesgranrio , FAUEL , CPCON , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Unesc , Aeronáutica , Fundação FAFIPA , UECE CEV , VUNESP , Asconprev , IBADE , Exército Brasileiro , MPE-GO , CONSULPAM , IGEDUC , OMNI Concurso Públicos , cesgren , FCC , Crescer Consultoria , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Unicentro , AGIRH , FUNDATEC , UEPB , ASSCONPP , IBAM , FACET Concursos , FCM , Consulplam , IMPARH , PM-MG , CESPE/CEBRASPE , CS-UFG , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , UNIOESTE , Alternative Concursos , FUNDEP , UERJ , AV MOREIRA , IBFC , FADESP , IDECAN , FEPESE , Consulplan , INAZ do Pará , Prefeitura de Ipira - SC , DAE-Bauru , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UniREDENTOR , Alternative Concursos Ltda , FUNDEPES , IDECAN. , UERJ. , Avança SP , IBGP , UFES , FGV , CONSULTEC , INEP , Prefeitura de Lontras - SC , de , IOPLAN , PS concursos , Universidade Federal de Alfenas , AMAUC , Funrio , CETREDE , IDESUL , UERR , Big Advice , IDCAP , UFMG , FSPSS , CONTEMAX , Instituto Access , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , décio , IPEFAE , Quadrix , Universidade Federal de Uberlândia - MG , AMEOSC , FURB , CEV , IDIB , BIO-RIO , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , UFMT , ACAFE , FUMARC , Copeiro , Instituto Ânima Sociesc , Décio Terror , Itame Consultoria e Concursos , Questão Inédita , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AMIGA PÚBLICA , FUVEST Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Analise as afirmativas a seguir sobre as conjunções:
I. Em “Feche a porta, pois está começando a chover”, tem-se
uma conjunção explicativa, pois justifica a ideia da oração a
que se refere.
II. Em “Ela tentou chegar no horário, porém não conseguiu”, tem-se uma conjunção adversativa, pois expressa a ideia de
contraste.
III. Em “Não demore, que a aula vai iniciar”, tem-se uma
conjunção explicativa, pois explica o motivo para não demorar.
É correto o que se afirma
  • A: em I, II e III.
  • B: apenas em I.
  • C: apenas em II.
  • D: apenas em III.

Na frase “Eu me recuso à aprender a lição”, a utilização da
crase, de acordo com a norma culta da língua, se configura
como inadequada porque
I. nas locuções adverbiais formadas de um substantivo feminino
que indica instrumento, utiliza-se apenas a preposição.
II. antes de substantivos masculinos não se emprega o artigo
definido feminino.
III. as formas verbais não podem ser determinadas por artigos
definidos, não havendo, portanto, a possibilidade de ocorrer
preposição a + artigo feminino.
É correto o que se afirma
  • A: apenas em I.
  • B: apenas em II.
  • C: apenas em III.
  • D: em I, II e III.

Considerando as regras da norma culta para colocação
pronominal, analise as afirmativas a seguir:
I. Em “Os funcionários nunca te respeitaram” tem-se uma
próclise que possui um vocábulo de sentido negativo como
fator de atração.
II. Em “Por que nos tratou daquela maneira?”, a colocação
pronominal se justifica pelo pronome interrogativo ser o fator
de atração.
III. Em “Não conformar-nos-emos em ser para sempre o país do
futuro?”, a mesóclise deve se realizar com o verbo no futuro
do presente ou futuro do pretérito, mesmo que vier precedido
de fator de atração.
É correto o que se afirma
  • A: apenas em I.
  • B: apenas em I e II.
  • C: apenas em II e III.
  • D: em I, II e III.

Assinale a alternativa que, de acordo com as regras da nova
ortografia da Língua Portuguesa, apresenta os termos que
preenchem corretamente as lacunas.
Em datas festivas, quer uma _______ sobre o que presentear?
Escolha _______. É um objeto que com ____________ passa
de geração em geração, contribuindo para ficar viva a história
de uma família.
  • A: idéia, jóia, frequência.
  • B: ideia, jóia, freqüência.
  • C: idéia, joia, frequência.
  • D: ideia, joia, frequência.

Analise a frase a seguir e assinale a alternativa em que é
seguida a mesma regra de regência verbal, de acordo coma
norma culta da Língua Portuguesa.
Nas férias, ela o visitou no interior.
  • A: O estudante visou o diploma.
  • B: As atividades visam ao estudo da matemática.
  • C: O pai sempre acudia ao filho.
  • D: O gerente aspirava o cargo de diretor.

Concordância é uma propriedade gramatical das línguas
naturais que reflete certas relações sintáticas estabelecidas
entre termos da oração e entre termos internos aos sintagmas.
Sobre a concordância nominal e a concordância verbal, atribua
V para verdadeiro e F para falso:
( ) Percebi que a garota é meia ortodoxa.
( ) Os alunos leram bastantes livros durante as aulas.
( ) Os alunos acharam bastante difíceis as atividades.
( ) 58% acham difícil escolher o melhor professor.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta obtida
no sentido de cima para baixo.
  • A: V, V, V, F
  • B: F, F, V, V
  • C: F, V, V, V
  • D: V, F, F, F

Os sinais de pontuação são recursos da escrita que são
empregados para reproduzir pausas, entonações, sentidos,
entre outros. Leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa
correta sobre o uso da vírgula e do ponto e vírgula.
  • A: O marido quer a compra do carro. A esposa; da casa.
  • B: A Maria viajou para o Ceará, o Pedro para o Rio Grande do Sul.
  • C: Alguns disseram que não fariam a prova; outros que só a fariam se o professor estivesse presente.
  • D: O Pedro estava orgulhoso do filho; a Maria, dos netos.

Leia as sentenças e assinale a alternativa que admite transposição para a voz passiva.
  • A: A otimista é amiga do bom humor.
  • B: Ele está perdido de amor.
  • C: O patrão elogiou a funcionária.
  • D: Nem todos estão viajando.

Sobre o trecho do poema “Quadrilha”, analise as afirmativas a
seguir:
I. A reiteração sucessiva do pronome relativo “que” no poema é
um elemento de progressão textual, pois indica a repetição das
ações dos personagens.
II. O trecho do poema enfatiza o futuro do pretérito do indicativo
marcado pela sucessão de repetição do verbo amava.
III. A repetição do pronome “que” poderia ser evitada pela
utilização dos sinais de pontuação: vírgula ou ponto e vírgula
sem comprometer o sentido.
É correto o que se afirma
  • A: apenas em I.
  • B: apenas em II.
  • C: apenas em III.
  • D: em I, II e III.

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