Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 72 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: IBFC , IDECAN , UERJ , Cesgranrio , FADESP , INAZ do Pará , Prefeitura de Ipira - SC , Aeronáutica , Consulplan , FEPESE , Unesc , FUNDEPES , VUNESP , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Asconprev , DAE-Bauru , IBGP , IDECAN. , UERJ. , cesgren , INEP , Prefeitura de Lontras - SC , AGIRH , CONSULTEC , FGV , Unicentro , de , Funrio , IOPLAN , PS concursos , ASSCONPP , IDCAP , IDESUL , UERR , CESPE/CEBRASPE , CETREDE , Instituto Access , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Alternative Concursos , CONTEMAX , FSPSS , UNIOESTE , AV MOREIRA , décio , FURB , IPEFAE , Quadrix , IDIB , CEV , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Alternative Concursos Ltda , Copeiro , FUMARC , UniREDENTOR , Avança SP , Décio Terror , FUVEST , Itame Consultoria e Concursos , Questão Inédita , Faepesul , UFES , IESES , MS Concursos , CEV-URCA , Universidade Federal de Alfenas , Instituto AOCP , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , AMAUC , COPEVE - UFAL , FUNCERN , Big Advice , Dédalus Concursos & Treinamentos , GANZAROLI , Legalle Concursos , SELECON , FAFIPA , UFMG , IF - GO , NBS , CIESP , Fund. Dom Cintra , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Consulplan , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , AMEOSC , COPS - UEL , Marinha , Simulado FCC , BIO-RIO , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , GS Assessoria e Concursos , FAPEC , UFMT , IF MT , Nosso Rumo , ACAFE , Colégio Pedro II , Fundação CEFETMINAS , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , AMIGA PÚBLICA , Coseac , MetroCapital Soluções , Técnico Administrativo - Inglês , CCV-UFC , Enfermeiro - Oncologia , GUALIMP , COMPERVE , FAU , UFPEL , IF TO , NUCEPE , ACAPLAM , Fundação Cesgranrio , Unoesc , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , ANPAD , COTEC , Ministério Público Goiás , UDESC , CECIERJ , ESAF , IADES , ACCESS Seleção , COMVEST , FAUEL , UFPR , IF-PE , Objetiva Concursos LTDA , Fundação FAFIPA , UPE , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , AOCP , CPCON , MPE-GO , UECE CEV , CEPERJ , Exército Brasileiro , IBADE , ACEP , CONSULPAM , FCC , UFRR , IGEDUC , OMNI Concurso Públicos , FUNDATEC , UPENET/IAUPE , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Aprender-SC , Crescer Consultoria , UEPB , CEPS-UFPA , FACET Concursos , IBAM , ADVISE , Consulplam , FCM , UFU-MG , IMPARH , PM-MG , FUNDEP , URI , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Aroeira , CS-UFG Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

O sujeito da oração abaixo é classificado como:

“Tanto os cientistas quanto os religiosos estão temerosos”
  • A: Simples.
  • B: Oculto.
  • C: Indeterminado.
  • D: Composto.

Quanto à concordância verbal, assinale a correta:
  • A: Haviam muitas dúvidas a serem esclarecidas.
  • B: Bateu três horas, no relógio da matriz.
  • C: O relógio bateu cinco horas.
  • D: Jonas ou Juca serão o presidente do grêmio.

A classificação gramatical das palavras destacadas na frase: “Chega suado e veloz do batente.” está correta, respectivamente, em:
  • A: Verbo, adjetivo, preposição, substantivo.
  • B: Verbo, adjetivo, conjunção, substantivo.
  • C: Verbo, adjetivo, artigo, adjetivo.
  • D: Verbo, substantivo, conjunção, substantivo.

Considere o uso adequado das palavras mal/mau:

I. ____ pude abraçá-la em meio à multidão.
II. Não é um homem confiável, tem ____ caráter.
III. Eram pessoas ____ encaradas e nos assustavam.
IV. ____ começamos a reunião, o diretor começou a passar_____.
V. Reclamar de tudo é bastante ____ para o convívio com outras pessoas.

Complete as colunas e assinale a sequência correta e respectivamente:
  • A: Mal, mau, mal, mal, mal, mau.
  • B: Mau, mau, mau, mal, mal, mau.
  • C: Mal, mau, mal, mal, mal, mau.
  • D: Mal, mau, mal, mal, mau, mal.

Indique em qual o uso do “porquê” está correto.
  • A: Porque todos estão tão calados?
  • B: Voltei porque sinto saudades daqui.
  • C: Quero que me digam o porque dessa discussão.
  • D: Só eu sei as dores porque passei.

Leia o texto com atenção.

As palavras destacadas são classificadas quanto à formação de palavras como:

“E na sua meninice ele um dia me disse
Chega no morro com o carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador”
  • A: Compostas pelo processo de derivação sufixal.
  • B: Compostas pelo processo de derivação prefixal.
  • C: Compostas pelo processo de derivação parassintética.
  • D: Compostas pelo processo de derivação imprópria.

Leia o texto com atenção.

Os termos destacados, são classificados correta e respectivamente, sintaticamente, como:

“Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha ...”
  • A: Advérbio de negação, objeto indireto, advérbio de lugar.
  • B: Advérbio de finalidade, objeto indireto, advérbio de lugar.
  • C: Advérbio de finalidade, objeto indireto, advérbio de lugar.
  • D: Advérbio de modo, objeto direto, advérbio de tempo.

Leia o texto com atenção.



“E eu não tinha nem nome pra lhe dar...”. O pronome destacado na frase tem função sintática de:
  • A: Objeto direto.
  • B: Objeto indireto.
  • C: Agente da passiva.
  • D: Sujeito.

Leia o texto com atenção.



Analise o texto:

“Quando, seu moço, nasceu meu rebento
Não era o momento dele rebentar...”

O sentido que a palavra destacada não é próprio no texto:
  • A: Filho.
  • B: O que se gera.
  • C: Descendente.
  • D: Desespero.

Exibindo de 1 até 10 de 72 questões.