Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 17 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CETREDE , GANZAROLI , Unicentro , Prefeitura Municipal de Picos - PI , ACAFE , Instituto Tupy , FAFIPA , UDESC , AMIGA PÚBLICA , CONTEMAX , Objetiva Concursos LTDA , CCV-UFC , IMPARH , décio , Fund. Dom Cintra , CEV , GS Assessoria e Concursos , UNIOESTE , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , ACAPLAM , Instituto Unifil , FAPEC , UECE CEV , ANPAD , IDECAN , Copeiro , OMNI Concurso Públicos , CECIERJ , INAZ do Pará , Décio Terror , Fundação CEFETMINAS , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , CEV-URCA , GUALIMP , UniREDENTOR , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , ACCESS Seleção , FAU , UEPB , AOCP , IDECAN. , COPEVE - UFAL , UFES , PM-MG , CEPERJ , INEP , Dédalus Concursos & Treinamentos , Fundação Cesgranrio , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ACEP , IOPLAN , CIESP , IADES , Universidade Federal de Alfenas , FAUEL , UERJ , Aprender-SC , IDESUL , COPS - UEL , UFMG , Prefeitura de Ipira - SC , CEPS-UFPA , Instituto Access , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fundação FAFIPA , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , ADVISE , IPEFAE , Colégio Pedro II , IBADE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Coseac , FCC , UERJ. , Aroeira , IDIB , FUNDATEC , UFMT , Prefeitura de Lontras - SC , Cesgranrio , Instituto Ânima Sociesc , Enfermeiro - Oncologia , PS concursos , Aeronáutica , Itame Consultoria e Concursos , COMPERVE , IBAM , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COTEC , FCM , UERR , Asconprev , IESES , FUNDEP , UFPEL , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , cesgren , Instituto AOCP , ESAF , Quadrix , AGIRH , Legalle Concursos , COMVEST , IBFC , Unoesc , CPCON , FEPESE , ASSCONPP , IF - GO , FUNDEPES , UFPR , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CESPE/CEBRASPE , Instituto Consulplan , Exército Brasileiro , Questão Inédita , Alternative Concursos , Marinha , CONSULPAM , IBGP , UPE , IF MT , Crescer Consultoria , FGV , MS Concursos , AV MOREIRA , Funrio , UFRR , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Instituto Excelência , FACET Concursos , UPENET/IAUPE , SELECON , Alternative Concursos Ltda , MetroCapital Soluções , Consulplam , IDCAP , NBS , Avança SP , IF TO , CS-UFG , FSPSS , FURB , UFU-MG , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Instituto IASP , FADESP , URI , Simulado FCC , AMAUC , Ministério Público Goiás , Consulplan , Nosso Rumo , Big Advice , IF-PE , DAE-Bauru , FUMARC , FUVEST , Unesc , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Instituto Quadrix , Faepesul , VUNESP , Técnico Administrativo - Inglês , AMEOSC , MPE-GO , CONSULTEC , NUCEPE , BIO-RIO , IGEDUC , de , FUNCERN Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Há a ocorrência de pronome demonstrativo em:
  • A: Só isso daria um livro.
  • B: O carro saiu da pista.
  • C: Ele se machucou.
  • D: Sempre estranhei as recomendações do seguro.
  • E: Porque tudo pode se voltar contra mim.

Em: “Mas terei medo de pôr no meu carro alguém que encontre ferido, atropelado, precisando de ajuda, porque tudo pode se voltar contra mim”, o termo em destaque é classificado como:
  • A: Pronome indefinido.
  • B: Sujeito.
  • C: Artigo indefinido.
  • D: Pronome interrogativo.
  • E: Artigo definido.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

A norma culta, na modalidade escrita, observa uma inadequação em:
  • A: “Não só do que me assusta”, pois o pronome oblíquo deveria estar obrigatoriamente após o verbo.
  • B: “É o que o medo do medo faz comigo”, pois a repetição de termos deixa a oração redundante e incompreensível.
  • C: “Me sinto uma pessoa muito menos disposta a ser generosa”, pois pronomes oblíquos átonos não iniciam frases.
  • D: “Assaltos sempre aconteceram”, pois o advérbio de tempo sugere sempre uma ação no presente.
  • E: “Auxiliaram-no a subir a rampa até uma empresa”, pois a ênclise deveria ser substituída por mesóclise.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

A construção sintática da frase “O amor ao próximo”, no último parágrafo do texto é a mesma observada em:
  • A: O ferido está mais exposto.
  • B: Resta o medo.
  • C: A completa falta de ética.
  • D: Aconteceu de verdade.
  • E: História de humor negro.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

De acordo com o texto é possível afirmar:
  • A: Que após o assalto do amigo, o narrador tornou-se uma pessoa má.
  • B: Que após os fatos com o amigo e outros que chegaram ao conhecimento do narrador, este tornou-se uma pessoa menos generosa por medo da violência.
  • C: Que após o amigo ser fechado por um caminhão, o narrador ficou menos generoso com caminhoneiros que trafegam pela Via Dutra.
  • D: Que antes do amigo ser assaltado, o narrador já evitava amanhecer em bancos na companhia de outros amigos, pois todos se tornaram menos generosos diante a assaltos e acidentes.
  • E: Que o narrador e os amigos sempre presenciaram assaltos, mas mesmo assim gostavam de amanhecer em bancos a espera do ônibus.

Assinale a alternativa em que ocorre metafonia entre os pares:
  • A: caderno – cadernos.
  • B: imposto – impostos.
  • C: poste – postes.
  • D: copo – copos.

Das alternativas abaixo, assinale aquela cujo verbo em destaque não concorda com o sujeito:
  • A: As meninas têm lido muito sobre este assunto.
  • B: Que todos vocês deem uma analisada no documento proposto.
  • C: dias que não nos vemos.
  • D: Ele ficou o dia todo aqui.

Leia as frases abaixo e assinale aquela cuja palavra em destaque é uma semivogal:
  • A: Hoje é um dia muito importante para nós.
  • B: Todo mundo gosta de açaí.
  • C: Minha noite será divertida.
  • D: Maria está muito preocupada com você.

Exibindo de 1 até 10 de 17 questões.