Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 3 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: FUMARC , AMEOSC , FADESP , MS Concursos , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Consulplan , Consulplan , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Marinha , FUVEST , BIO-RIO , SELECON , UFMT , IF MT , Faepesul , ACAFE , DAE-Bauru , FUNCERN , AMIGA PÚBLICA , NBS , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto Excelência , CCV-UFC , CONSULTEC , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , GANZAROLI , Simulado FCC , UFPEL , IF TO , FAFIPA , ACAPLAM , de , Instituto IASP , Fund. Dom Cintra , ANPAD , CETREDE , Nosso Rumo , Unoesc , GS Assessoria e Concursos , CECIERJ , CONTEMAX , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Ministério Público Goiás , Técnico Administrativo - Inglês , UFPR , IF-PE , FAPEC , ACCESS Seleção , décio , Instituto Quadrix , Fundação CEFETMINAS , AOCP , CEV , NUCEPE , UPE , GUALIMP , CEPERJ , Copeiro , Prefeitura Municipal de Picos - PI , MPE-GO , UDESC , UFRR , IGEDUC , FAU , ACEP , Décio Terror , UPENET/IAUPE , Instituto Tupy , Fundação Cesgranrio , Aprender-SC , CEV-URCA , Objetiva Concursos LTDA , IADES , CEPS-UFPA , COPEVE - UFAL , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Dédalus Concursos & Treinamentos , UECE CEV , UFU-MG , IMPARH , FAUEL , ADVISE , URI , Instituto Unifil , Fundação FAFIPA , Aroeira , CIESP , OMNI Concurso Públicos , IBADE , Cesgranrio , COPS - UEL , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IDECAN , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UEPB , Unesc , INAZ do Pará , FCC , Aeronáutica , PM-MG , VUNESP , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUNDATEC , Asconprev , Colégio Pedro II , IBAM , cesgren , Coseac , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IDECAN. , AGIRH , Enfermeiro - Oncologia , UERJ , Unicentro , INEP , FCM , Prefeitura de Ipira - SC , IOPLAN , FUNDEP , ASSCONPP , COMPERVE , IDESUL , IBFC , CESPE/CEBRASPE , COTEC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FEPESE , Alternative Concursos , ESAF , UERJ. , UNIOESTE , Instituto Access , Prefeitura de Lontras - SC , IPEFAE , FUNDEPES , AV MOREIRA , COMVEST , IDIB , IBGP , CPCON , PS concursos , FGV , Alternative Concursos Ltda , Exército Brasileiro , UERR , UniREDENTOR , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Itame Consultoria e Concursos , Funrio , Avança SP , CONSULPAM , UFES , IESES , IDCAP , Crescer Consultoria , Quadrix , FSPSS , AMAUC , FACET Concursos , Universidade Federal de Alfenas , Instituto AOCP , Consulplam , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Legalle Concursos , FURB , Big Advice , UFMG , IF - GO , CS-UFG , Questão Inédita Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

As frases a seguir são compostas de dois segmentos separadas por um sinal de pontuação.
Assinale aquela em que essa pontuação foi inadequadamente substituída por um conectivo.
  • A: Não é a maioria que é silenciosa. O governo é que é surdo. / mas.
  • B: Não gosto de pensar que estou envelhecendo. Adoro a ideia de que nasci há muito tempo. / portanto.
  • C: O ilegal é o que fazemos imediatamente. O inconstitucional é o que exige um pouco mais de tempo. / enquanto.
  • D: Não pergunte a seus pais o que podem fazer por você. Eles podem fingir que não ouviram. / pois.




Texto 2-

Aristóteles, o defensor da instrução para a virtude

O primeiro lógico via na escola o caminho para a vida pública e o exercício da ética

De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristóteles (384-322 a.C.) foi o que mais influenciou a civilização ocidental. Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filósofo. Foi ele o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica e suas conclusões nessa área não tiveram contestação alguma até o século 17. Sua importância no campo da educação também é grande, mas de modo indireto. Poucos de seus textos específicos sobre o assunto chegaram a nossos dias. A contribuição de Aristóteles para o ensino está principalmente em escritos sobre outros temas.

As principais obras de onde se podem tirar informações pedagógicas são as que tratam de política e ética. "Em ambos os casos o objetivo final era obter a virtude", diz Carlota Boto, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. "Em suas reflexões sobre ética, Aristóteles afirma que o propósito da vida humana é a obtenção do que ele chama de vida boa. Isso significava ao mesmo tempo vida do bem e vida harmoniosa." Ou seja, para Aristóteles, ser feliz e ser útil à comunidade eram dois objetivos sobrepostos, e ambos estavam presentes na atividade pública. O melhor governo, dizia ele, seria "aquele em que cada um melhor encontra o que necessita para ser feliz".

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aristoteles- 428110.shtml



Os termos do período em destaque estão devidamente classificados, no que tange à análise morfossintática, nas alternativas abaixo, exceto em:
“De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristóteles (384-322 a.C.) foi o que mais influenciou a civilização ocidental.”
  • A: grandes e antiga: são adjetivos na função sintática de adjuntos adnominais.
  • B: Aristóteles: substantivo próprio na função sintática de sujeito simples.
  • C: Foi: verbo ser, conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo.
  • D: influenciou: verbo transitivo direto.

Exibindo de 1 até 3 de 3 questões.