Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 28 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CONSULTEC , AMEOSC , UERR , UFES , INEP , FUNDATEC , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Universidade Federal de Alfenas , IOPLAN , IBAM , de , BIO-RIO , IDESUL , FCM , CETREDE , ACAFE , Quadrix , CONTEMAX , AMIGA PÚBLICA , UFMG , Instituto Access , FUNDEP , CCV-UFC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Universidade Federal de Uberlândia - MG , IPEFAE , IBFC , décio , IDIB , FEPESE , CEV , ACAPLAM , Questão Inédita , FUNDEPES , Copeiro , ANPAD , MS Concursos , UFMT , Instituto Ânima Sociesc , Décio Terror , CECIERJ , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Itame Consultoria e Concursos , IBGP , IESES , FGV , CEV-URCA , ACCESS Seleção , SELECON , Funrio , COPEVE - UFAL , AOCP , NBS , UFPEL , Instituto AOCP , Dédalus Concursos & Treinamentos , CEPERJ , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Unoesc , Legalle Concursos , IDCAP , IF - GO , FSPSS , CIESP , ACEP , Simulado FCC , Instituto Consulplan , FURB , COPS - UEL , Aprender-SC , Nosso Rumo , UFPR , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , CEPS-UFPA , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UPE , Marinha , IF MT , FUMARC , Colégio Pedro II , ADVISE , Técnico Administrativo - Inglês , Instituto Excelência , FUVEST , Coseac , Aroeira , NUCEPE , UFRR , Enfermeiro - Oncologia , Cesgranrio , Prefeitura Municipal de Picos - PI , UPENET/IAUPE , MetroCapital Soluções , Faepesul , UDESC , IF TO , FUNCERN , COMPERVE , Aeronáutica , UFU-MG , Instituto IASP , GANZAROLI , COTEC , Asconprev , Objetiva Concursos LTDA , ESAF , cesgren , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , URI , Ministério Público Goiás , FAFIPA , AGIRH , UECE CEV , IF-PE , Fund. Dom Cintra , COMVEST , Unesc , Instituto Quadrix , GS Assessoria e Concursos , CPCON , ASSCONPP , OMNI Concurso Públicos , FAPEC , Exército Brasileiro , CESPE/CEBRASPE , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , VUNESP , MPE-GO , CONSULPAM , Alternative Concursos , UEPB , IGEDUC , Fundação CEFETMINAS , Unicentro , Instituto Tupy , GUALIMP , Crescer Consultoria , AV MOREIRA , PM-MG , FAU , FACET Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Consulplam , Alternative Concursos Ltda , UERJ , IMPARH , Fundação Cesgranrio , UNIOESTE , Instituto Unifil , IADES , CS-UFG , Avança SP , Prefeitura de Ipira - SC , IDECAN , FAUEL , FADESP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Consulplan , AMAUC , UERJ. , INAZ do Pará , Fundação FAFIPA , UniREDENTOR , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , IBADE , DAE-Bauru , Big Advice , Prefeitura de Lontras - SC , IDECAN. , FCC , PS concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Assinale a alternativa em que o termo ou a oração sublinhada exerce a mesma função sintática que a palavra “que” em “houve uma preocupação em valorizar a diversidade do time em um movimento para a formação de pessoas afrodescendentes, mulheres ou que vivam em situação de vulnerabilidade” (linhas de 10 a 13).
  • A:Algumas empresas já acordaram para o valor de investir em capacitação.” (linhas 1 e 2).
  • B: “Dessa maneira, ainda amplia as chances de atrair bons profissionais.” (linhas 6 e 7).
  • C: “Há empresas que fazem toda a triagem e capacitação de talentos conforme as necessidades dos contratantes.” (linhas 7 a 9).
  • D:É necessário ter afinidade com a área, demonstrar alta capacidade de raciocínio lógico, análise e síntese, entre outros critérios inerentes às posições que serão preenchidas.” (linhas 17 a 20).
  • E: “A maioria das empresas, no porém, ainda procura profissionais prontos, que cheguem já produzindo.” (linhas de 20 a 22).

Em “outros questionam esses ganhos na medida em que o acesso à tecnologia da informação é cada vez mais fácil.” (linhas de 9 a 11), a expressão sublinhada indica que o (s)
  • A: acesso à tecnologia é cada vez maior à proporção que as firmas e os países crescem na dinâmica competitiva dos mercados.
  • B: países e as firmas que compõem o mercado crescem conforme se facilita o acesso à tecnologia da informação.
  • C: crescimento dos países e das firmas na dinâmica competitiva dos mercados é questionado porque há cada vez mais facilidade no acesso à tecnologia da informação.
  • D: crescimento das firmas e dos países é para, na dinâmica competitiva dos mercados, mostrar que o acesso à tecnologia da informação está facilitado hoje em dia.
  • E: acesso à tecnologia da informação é tamanho que a dinâmica competitiva dos mercados gerou crescimento nas firmas e nos países.

De acordo com o texto, há uma necessidade cada vez maior por parte das empresas em compreender e direcionar o melhor uso da tecnologia da informação (TI)
  • A: desde a proliferação do uso da internet e a alta expansão do uso de computadores no século 21.
  • B: por ser a TI uma parte relevante das organizações modernas e gerar o crescimento das empresas e dos países.
  • C: porque a tecnologia bancária brasileira é mundialmente conhecida, mesmo com grande distribuição geográfica.
  • D: para que se obtenha um conhecimento maior a respeito dos reais ganhos de eficiência ocasionados pelas despesas dos bancos com a TI.
  • E: embora haja opiniões divergentes acerca da relação entre o uso da TI e os seus resultados para as empresas e os países.

Acerca das questões gramaticais que envolvem o texto, assinale a alternativa correta.
  • A: A redação Se planeje para 2021 poderia iniciar o primeiro período, pois a colocação do pronome sublinhado está correta.
  • B: A construção “e se planeje” poderia ser substituída pela redação afim de se planejar, que está totalmente correta de acordo com as regras de ortografia vigentes.
  • C: Suponha que a pergunta Você guarda bem o seu dinheiro? fosse empregada para introduzir o texto. Nesse caso, com o intuito de evitar repetições desnecessárias de palavras, o trecho “Não deixe o seu dinheiro parado” poderia, de acordo com a norma-padrão, ser reescrito da seguinte maneira: Não o deixe parado.
  • D: Caso fosse necessário reformular o segundo período para incluir o vocábulo por, logo após o verbo “sabia”, e adicionar o prefixo super ao verbo “poupar”, as novas formas deveriam ser grafadas, respectivamente, da seguinte maneira: porque e superpoupar.
  • E: No segundo período, as formas verbais “sabia” e “poupar” são intransitivas, por isso dispensam complementos.

De acordo com o sentido das palavras e das expressões empregadas no texto, assinale a alternativa correta.
  • A: Por causa da relação de sinonímia entre os vocábulos deixar e manter, o verbo “deixe” poderia, sem comprometer a ideia original, ser substituído pela forma mantenha.
  • B: O enunciado “Não deixe o seu dinheiro parado” reproduz uma mensagem incompatível com a da construção Movimente o seu dinheiro.
  • C: A forma verbal “poupar”, no contexto, significa economizar e, portanto, tem sentido equivalente ao sugerido pela expressão “dinheiro parado”.
  • D: As construções “que é possível começar” e que se pode começar estabelecem uma relação de antonímia.
  • E: No contexto, o vocábulo “hoje” significa agora e remete a um dia específico, pontual.

Considerando a norma-padrão e as estruturas que constituem o último parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
  • A: A redação o movimento não mantêm diferenças está correta do ponto de vista da acentuação gráfica, portanto poderia ser empregada no lugar do trecho “o movimento não é diferente” (linha 13).
  • B: Na construção “Segundo a pesquisa” (linha 14), o uso do sinal indicativo de crase é opcional.
  • C: As redações à cada dez e De 2018 à 2019 estão corretas do ponto de vista do uso do sinal indicativo de crase, portanto poderiam substituir, respectivamente, as construções “de cada dez” (linha 15) e “De 2018 para 2019” (linha 17).
  • D: Caso a autora decidisse substituir o vocábulo sublinhado no trecho “número de contas ativas” (linhas 17 e 18) pela construção referente a, o uso do sinal indicativo de crase seria inviável.
  • E: O vocábulo sublinhado no trecho “o número de transações realizadas nesse canal por pessoas físicas” (linhas 19 e 20), por ser proparoxítono, deve estar sempre acentuado graficamente, conforme também se pode observar na seguinte situação: Sou eu quem número todos os boletos emitidos pela agência bancária.

Com base nas informações do texto e nas relações entre elas, assinale a alternativa correta.
  • A: A relação entre o conteúdo do texto e a mensagem expressa pelo título ressalta que o propósito principal da autora é descrever a qualidade dos serviços prestados virtualmente e o perfil dos consumidores em tempos de pandemia.
  • B: Os percentuais 47% (linha 5) e 25% (linha 11) relacionam-se a informações que servem para justificar a ideia de que o novo Coronavírus acelerou um processo que já estava em curso antes da pandemia: a digitalização das empresas e dos hábitos dos consumidores.
  • C: O texto é predominantemente dissertativo, pois está estruturado em torno de uma sequência de ideias que sustentam a seguinte opinião: a importância da digitalização das relações comerciais e bancárias só foi reconhecida após o advento da pandemia no Brasil.
  • D: A afirmação “No setor financeiro, o movimento não é diferente” (linha 13) antecipa uma sequência de informações que se opõem à mensagem principal do primeiro parágrafo.
  • E: Conclui-se que, para a autora, a digitalização das operações comerciais e bancárias jamais teria se expandido caso o mundo não tivesse começado a enfrentar a pandemia que ainda está em curso.

Segundo as ideias veiculadas no texto, no que diz respeito ao serviço militar obrigatório, assinale a alternativa correta.
  • A: Práticas sociais carentes de indicar limites claros ao indivíduo levam os jovens brasileiros a optarem por carreiras militares.
  • B: A missão mais importante dos jovens que ingressam nessa instituição é a contribuição social em razão das diferenças que existem em todo o território nacional.
  • C: Ele promove uma função educadora na formação do cidadão, mas, principalmente, garante o cumprimento da missão constitucional.
  • D: A meta principal é educar os jovens brasileiros para que sejam cidadãos, uma vez que o sistema educacional é falho.
  • E: O objetivo dessa instituição é a contribuição social, sobretudo no trabalho de jovens nas fronteiras.

Assinale a alternativa em que o termo sublinhado a seguir exerce a mesma função sintática que a palavra “que” em “a força motora que impulsiona as Forças Armadas e as polícias ao cumprimento de sua missão constitucional expressada no art. 142 da Constituição Federal.” (linhas de 13 a 15).
  • A: “A carreira militar em si é um exercício constante da prática de virtudes” (linhas 1 e 2).
  • B: “há as exigências diuturnas na busca de virtudes.” (linhas 5 e 6).
  • C: “Tudo isso torna-se a expressão máxima do valor militar” (linhas 10 e 11).
  • D:o Estado existe para proteger o cidadão” (linha 19).
  • E: “em que as oportunidades de prevenção e de educação sejam colocadas à disposição de toda a sociedade brasileira.” (linhas 39 e 40).

Exibindo de 1 até 10 de 28 questões.