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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Legalle Concursos , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Crescer Consultoria , IBADE , FACET Concursos , UNIOESTE , FCC , IF - GO , Aroeira , UDESC , FUNDATEC , Instituto Consulplan , Cesgranrio , Objetiva Concursos LTDA , Consulplam , Marinha , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CS-UFG , IBAM , UECE CEV , FADESP , UniREDENTOR , FCM , IF MT , Asconprev , FUNDEP , Instituto Excelência , cesgren , OMNI Concurso Públicos , Consulplan , IBFC , MetroCapital Soluções , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , DAE-Bauru , UFES , UEPB , Universidade Federal de Alfenas , FEPESE , IF TO , ASSCONPP , FUNDEPES , Instituto IASP , CESPE/CEBRASPE , PM-MG , CONSULTEC , IBGP , Ministério Público Goiás , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , de , UFMG , AV MOREIRA , UERJ , CETREDE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , FGV , IF-PE , Funrio , Instituto Quadrix , Prefeitura de Ipira - SC , CONTEMAX , IDCAP , MPE-GO , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , décio , UFMT , IGEDUC , Avança SP , UERJ. , CEV , Universidade Federal do Piauí - UFPI , FSPSS , Copeiro , FURB , Instituto Tupy , Prefeitura de Lontras - SC , AMAUC , PS concursos , Décio Terror , UFPEL , IMPARH , Big Advice , UERR , CEV-URCA , Unoesc , FUMARC , COPEVE - UFAL , FUVEST , Instituto Unifil , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , UFPR , Faepesul , IDECAN , AMEOSC , Quadrix , Dédalus Concursos & Treinamentos , INAZ do Pará , BIO-RIO , CIESP , UPE , FUNCERN , COPS - UEL , GANZAROLI , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , UFRR , FAFIPA , IDECAN. , AMIGA PÚBLICA , Questão Inédita , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fund. Dom Cintra , INEP , CCV-UFC , MS Concursos , Colégio Pedro II , UPENET/IAUPE , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Coseac , GS Assessoria e Concursos , IOPLAN , ACAPLAM , UFU-MG , FAPEC , IDESUL , ANPAD , SELECON , Enfermeiro - Oncologia , Fundação CEFETMINAS , Instituto Access , CECIERJ , NBS , COMPERVE , URI , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , COTEC , GUALIMP , IPEFAE , Unesc , FAU , IDIB , AOCP , Simulado FCC , ESAF , Fundação Cesgranrio , Instituto Ânima Sociesc , CEPERJ , Nosso Rumo , COMVEST , VUNESP , Itame Consultoria e Concursos , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CPCON , IADES , Exército Brasileiro , Unicentro , FAUEL , IESES , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , Fundação FAFIPA , Instituto AOCP , CEPS-UFPA , NUCEPE , CONSULPAM Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Escolha a alternativa cuja oração possui o mesmo emprego da voz verbal presente na tirinha de Laerte.
  • A: Fui seduzido por ambas.
  • B: Invadiu-se aquela propriedade.
  • C: Houve uma invasão naquele campo.
  • D: O homem, muito em breve, será substituído.
  • E: O gado tomará conta do campo.

Na chamada do anúncio publicitário, excetuando-se a palavra “Dengue”, qual a função, respectivamente, dos termos “Um país inteiro” e “por um mosquito”?
  • A: Sujeito Determinado Composto e Agente da Passiva.
  • B: Sujeito Determinado Simples e Agente da Passiva.
  • C: Sujeito Indeterminado e Objeto Indireto.
  • D: Sujeito Determinado Simples e Predicativo do Objeto.
  • E: Sujeito Indeterminado e Sujeito Paciente.

Considere as seguintes proposições abaixo:

I. O vocábulo “escuta” não exerce a mesma função sintática no texto I e II.
II. No texto I, o vocábulo “sábio” exerce a função de predicativo do sujeito.
III. No texto III (1º quadrinho), “sábio” é sujeito.
IV. O texto I é composto por três orações, já o texto II é composto, apenas, por uma oração.

Estão corretas:
  • A: I, II e III.
  • B: II, III e IV.
  • C: I, II e IV.
  • D: I e III.
  • E: I, II, III e IV.

Analise os dois textos abaixo:





Considere:

I. Os dois textos dialogam em algum aspecto quanto ao assunto abordado.
II. Ambos os textos utilizam-se da função Referencial da linguagem.
III. O texto II utiliza-se da função Conativa da linguagem.
IV. No texto II, os verbos entrar, baixar e atualizar  pertencem à 1ª conjugação e estão empregados no presente do modo indicativo.
V. Em “os celulares são atraentes para crianças e adolescentes...” temos uma oração com predicado nominal.

Está correta a alternativa:
  • A: I, III e IV.
  • B: I, II e V.
  • C: I, II, III e V.
  • D: I, II, III, IV e V.
  • E: I, III e V.

Dado o texto abaixo, transcrito de uma entrevista, atente-se para a norma culta da língua e complete as lacunas com os conectivos adequados ao contexto:

“A Universidade é muito mais eficiente __________ a indústria __________ ela é o único organismo da sociedade __________ pode especular sem grande ônus. A Universidade é o único organismo __________ você pode abandonar uma pesquisa sem nenhum trauma [...]”.

A alternativa que preenche as lacunas deixando o texto coerente e coeso é:
  • A: que, afinal, na qual, em que.
  • B: de que, porque, cujo, que.
  • C: do que, por que, cuja, em que.
  • D: do que, porque, que, no qual.
  • E: que, entretanto, que, na qual.

Quanto ao emprego dos numerais é INCORRETA a alternativa:
  • A: Chegamos dia primeiro de dezembro.
  • B: No artigo décimo do mês de dezembro de cadaano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.
  • C: Luís XVI (dezesseis) dedicou sua vida para ver se seus filhos estavam recebendo o tipo de educação que os prepararia para serem governantes benevolentes de grande caráter.
  • D: O Papa João Paulo XXIII (vinte e três) foi eleito no dia 28 de outubro de 1958.
  • E: Angelina e Angélica entenderam a importância da solidariedade. Ambas agora participam das atividades comunitárias da paróquia do bairro.

Analise o fragmento oracional abaixo: Emengarda, a forasteira deixou a família para trás e seguiu estrada afora.
Em relação à oração, considera-se INADEQUADO:
  • A: O termo “Emengarda” é um vocativo.
  • B: “Emengarda” está sendo chamada para saber sobre o caso da forasteira que deixou a família para trás e seguiu estrada afora.
  • C: O verbo “deixou”, no contexto, é transitivo direto e indireto.
  • D: “Emengarda” é uma forasteira.
  • E: “A forasteira” funciona como sujeito simples da oração.

Quanto aos termos acessórios da oração considere as nomenclaturas abaixo:

1. Adjunto Adverbial de Tempo
2. Adjunto Adverbial de lugar
3. Adjuntos Adverbiais.
4. Adjuntos Adnominais.

Atente-se às expressões em destaque:

- Têm a mesma função sintática: “dos sorrisos”, “das lágrimas”, “das promessas”, “da noite” e “da aurora”.
- “Eu te peço perdão por te amar de repente”.
- “Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo / Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente”.
- “Das horas que passei à sombra dos teus gestos”.

A correlação com as nomenclaturas deve ser, respectivamente:
  • A: 4, 2, 3, 1.
  • B: 3, 1, 4, 2.
  • C: 3, 2, 4, 1.
  • D: 4, 3, 2, 1.
  • E: 4, 1, 3, 2.

Assinale a alternativa cujo verbo destacado é defectivo
  • A: “Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada”. (Karl Marx)
  • B: É preciso saber ouvir e saber calar.
  • C: Eu não quero ir embora e esperar o dia seguinte.
  • D: “Antes de abrir a porta do coração novamente, melhor limpar a bagunça que ficou da última vez”. (Clarice Lispector)
  • E: “Eu canto porque o instante existe
    e a minha vida está completa.
    Não sou alegre nem sou triste:
    sou poeta”.
    (Cecília Meireles)

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