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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CCV-UFC , FUNDATEC , INEP , VUNESP , DAE-Bauru , SELECON , IOPLAN , NBS , ACAPLAM , IBAM , ANPAD , FCM , IDESUL , Unicentro , CONSULTEC , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , CECIERJ , FUNDEP , Instituto Access , de , Simulado FCC , IPEFAE , CETREDE , Nosso Rumo , ACCESS Seleção , IBFC , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , AOCP , FEPESE , IDIB , UNIOESTE , CONTEMAX , CEPERJ , FUNDEPES , Instituto Ânima Sociesc , décio , Técnico Administrativo - Inglês , Itame Consultoria e Concursos , CEV , NUCEPE , ACEP , IBGP , Copeiro , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Aprender-SC , FGV , IESES , UniREDENTOR , CEPS-UFPA , Funrio , Instituto AOCP , Décio Terror , UDESC , IDCAP , Legalle Concursos , UFES , CEV-URCA , Objetiva Concursos LTDA , ADVISE , Universidade Federal de Alfenas , COPEVE - UFAL , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Aroeira , FSPSS , IF - GO , Cesgranrio , FURB , Instituto Consulplan , Dédalus Concursos & Treinamentos , UECE CEV , Aeronáutica , Marinha , UFMG , CIESP , OMNI Concurso Públicos , Universidade Federal de Uberlândia - MG , COPS - UEL , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Asconprev , FUMARC , IF MT , cesgren , FUVEST , Instituto Excelência , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UEPB , AGIRH , Faepesul , MetroCapital Soluções , UFMT , Colégio Pedro II , PM-MG , IF TO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ASSCONPP , FUNCERN , CESPE/CEBRASPE , GANZAROLI , Instituto IASP , Enfermeiro - Oncologia , UERJ , Alternative Concursos , FAFIPA , Ministério Público Goiás , UFPEL , COMPERVE , Prefeitura de Ipira - SC , IF-PE , Unoesc , COTEC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , AV MOREIRA , Fund. Dom Cintra , UERJ. , GS Assessoria e Concursos , Instituto Quadrix , ESAF , Alternative Concursos Ltda , FAPEC , MPE-GO , UFPR , COMVEST , Prefeitura de Lontras - SC , IGEDUC , UPE , CPCON , PS concursos , Avança SP , Fundação CEFETMINAS , Exército Brasileiro , UERR , GUALIMP , Instituto Tupy , AMAUC , FAU , UFRR , CONSULPAM , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IMPARH , UPENET/IAUPE , Crescer Consultoria , Quadrix , Big Advice , Fundação Cesgranrio , FACET Concursos , IADES , Instituto Unifil , AMEOSC , FAUEL , IDECAN , UFU-MG , Consulplam , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , BIO-RIO , Fundação FAFIPA , INAZ do Pará , URI , CS-UFG , Questão Inédita , FADESP , MS Concursos , ACAFE , IBADE , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , AMIGA PÚBLICA , FCC , IDECAN. , Unesc , Consulplan , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Dentre as características da grafia de local e data de um documento, devem-se constar o nome da cidade onde foi expedido o material, seguido de vírgula, dia do mês, em numeração ordinal, se for o primeiro dia, e em numeração cardinal para os demais. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia; o nome do mês deve ser escrito com inicial minúscula; coloca-se ponto final depois da data; e o alinhamento do texto da data deve ser à margem direita da página.

Em relação à formatação do local e da data, associe corretamente o tipo de documento à sua respectiva posição.

TIPOS DE DOCUMENTO
1 - Mensagem
2 - Correio Eletrônico (E-mail)
3 - Exposição de Motivos (EM)

POSIÇÕES
( ) Posicionados no início do documento, alinhados à margem direita.
( ) Posicionados no final do documento, alinhados à margem direita.
( ) Desnecessários no corpo do texto, uma vez que o próprio sistema apresenta essa informação.

A sequência correta dessa associação é
  • A: 1, 2, 3.
  • B: 3, 2, 1.
  • C: 3, 1, 2.
  • D: 1, 3, 2.

O vocativo, nas comunicações oficiais, é uma invocação ao destinatário e será sempre seguido de vírgula. Avalie as seguintes expressões dirigidas aos Chefes de Poder.

I - Senhora Ministra,
II - Ilustríssimo Senhor Juiz,
III - Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
IV - Digníssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal,

Estão corretos apenas os vocativos
  • A: I e II.
  • B: I e III.
  • C: II e III.
  • D: III e IV.

Acerca da maneira pela qual o Poder Público redige as comunicações oficiais, preencha corretamente as lacunas do texto.

Apesar da ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, a _______________ demonstra que o interesse é estatal. Assim, as comunicações guardam entre si certa uniformidade, que obedece a regras, como a _______________ de tratamento. Esta diz respeito à civilidade da comunicação. Dentre os exemplos de uniformidade do texto, a digitação sem erros, o uso de papéis compatíveis para a redação final e a correta diagramação são indispensáveis para a _______________.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é
  • A: integração / proteção / inovação.
  • B: inovação / pessoalidade / integração.
  • C: pessoalidade / formalidade / planificação.
  • D: impessoalidade / formalidade / padronização.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018, p.16-19.), a finalidade básica da redação oficial é comunicar-se com objetividade e com máxima clareza.

Sobre clareza, precisão, objetividade e concisão de todo texto oficial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) Um texto conciso dispensa caracterizações, adjetivos, advérbios e subordinações excessivos.
( ) A objetividade do texto suprime a criatividade, as palavras e os detalhes fundamentais à sua compreensão.
( ) A ordem inversa das orações indica preciosismo da redação, requisito fundamental das comunicações públicas.
( ) Palavras e expressões em outro idioma são indispensáveis nos textos oficiais, que prezam pelo intercâmbio das comunicações.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é
  • A: F, F, V, V.
  • B: V, F, F, F.
  • C: F, V, F, V.
  • D: V, V, V, F.

Leia a charge.

Quanto aos sinais de pontuação, presentes na charge, avalie as seguintes afirmações.

I – A vírgula, após a palavra “menino”, anuncia a fala do personagem tatu.
II – O ponto de exclamação, no final da frase, indica uma reação emotiva do tatu.
III – A palavra “menino” está separada por vírgula para explicar ou resumir a fala do tatu.
IV – A vírgula, após a palavra “menino”, serve para chamar a atenção daquele com quem o tatu fala.

Está correto apenas o que se afirma em
  • A: I e II.
  • B: I e III.
  • C: II e III.
  • D: II e IV.

É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. As línguas (português, francês, italiano etc.), a pintura, a música, a dança, os quadrinhos, os gestos, entre outros são exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano.

Diante do exposto, leia a tirinha.

No conjunto da tirinha, a linguagem empregada é a
  • A: oral.
  • B: mista.
  • C: verbal.
  • D: não verbal.

A questão refere-se ao texto a seguir.

“Verbos são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômenos meteorológicos, sempre em relação a um determinado tempo” (CEREJA & COCHAR, 2013, p. 162). A classificação do verbo grifado NÃO está corretamente indicada, nos parênteses, em
  • A: “Ngo se senta na ponta de uma longa mesa de madeira, abaixo de um mural de Ho Chi Minh.” (verbo intransitivo)
  • B: “Ngo é um mediador entre mundos - um escritor de cartas profissional do tipo que costumava existir antigamente.” (verbo de ligação)
  • C: “(...) ele faz uma ponte entre as pessoas, aconselha-as e conforta-as, discretamente e com perfeita atenção à forma.” (verbo transitivo direto)
  • D:Parece com os mercados antigos de Paris, pintado em cor de pêssego, com ventiladores zumbindo entre colunas ornamentais (...)” (verbo transitivo indireto)

A questão refere-se ao texto a seguir.

“As palavras são organizadas para formar frases, que se tornam períodos e, por fim, um discurso a ser pronunciado ou um texto a ser escrito ou lido. Cada palavra desse conjunto textual adquire uma função no momento da comunicação verbal ou escrita” (BUENO, 2014, p. 106).

A esse respeito, leia o fragmento retirado do texto “O homem que escrevia cartas de amor”.

“Duong Van Ngo, um homem forte de 77 anos, estaciona sua bicicleta à sombra dos plátanos, cujos troncos são pintados de branco como se usassem polainas. Ele saúda os vendedores de postais e atravessa os arcos com o relógio da estação.”

As palavras grifadas, respectivamente, classificam-se em
  • A: artigo / pronome / preposição.
  • B: artigo / preposição / conjunção.
  • C: numeral / conjunção / pronome.
  • D: numeral / pronome / preposição.

A questão refere-se ao texto a seguir.

No trecho “Ele escolhe cada palavra meticulosamente, formula as frases cautelosamente, burila o estilo da carta.”, a palavra sublinhada, sem alteração do sentido, pode ser substituída por
  • A: estorva.
  • B: esmera.
  • C: empata.
  • D: emaranha.

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