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Foram encontradas 21 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Quadrix , Exército Brasileiro , GANZAROLI , IMPARH , UFU-MG , Aprender-SC , FAFIPA , Instituto Unifil , URI , CEPS-UFPA , CONSULPAM , ADVISE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Crescer Consultoria , Fund. Dom Cintra , IDECAN , Aroeira , Questão Inédita , FACET Concursos , GS Assessoria e Concursos , INAZ do Pará , Unesc , FAPEC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , VUNESP , Cesgranrio , MS Concursos , Consulplam , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CS-UFG , Fundação CEFETMINAS , IDECAN. , Asconprev , SELECON , FADESP , GUALIMP , INEP , Unicentro , FAU , IOPLAN , cesgren , NBS , Consulplan , AGIRH , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , DAE-Bauru , Fundação Cesgranrio , IDESUL , ASSCONPP , Simulado FCC , IADES , Instituto Access , UNIOESTE , CONSULTEC , FAUEL , IPEFAE , CESPE/CEBRASPE , Nosso Rumo , IDIB , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , de , Fundação FAFIPA , AV MOREIRA , Técnico Administrativo - Inglês , CETREDE , IBADE , Instituto Ânima Sociesc , UniREDENTOR , NUCEPE , CONTEMAX , FCC , Itame Consultoria e Concursos , FUNDATEC , IESES , UFES , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Picos - PI , décio , Universidade Federal de Alfenas , Avança SP , UDESC , CEV , IBAM , Instituto AOCP , Objetiva Concursos LTDA , Copeiro , FCM , Legalle Concursos , FUNDEP , IF - GO , UFMG , AMAUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Décio Terror , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Big Advice , UECE CEV , CEV-URCA , IBFC , Instituto Consulplan , OMNI Concurso Públicos , COPEVE - UFAL , FEPESE , Marinha , FUNDEPES , IF MT , UFMT , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Dédalus Concursos & Treinamentos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , BIO-RIO , UEPB , CIESP , IBGP , Instituto Excelência , ACAFE , PM-MG , COPS - UEL , FGV , MetroCapital Soluções , Funrio , IF TO , UFPEL , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Unoesc , CCV-UFC , UERJ , Colégio Pedro II , IDCAP , Instituto IASP , ACAPLAM , Prefeitura de Ipira - SC , Coseac , FSPSS , Ministério Público Goiás , Enfermeiro - Oncologia , FURB , IF-PE , UFPR , ANPAD , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Instituto Quadrix , UPE , CECIERJ , UERJ. , COMPERVE , ACCESS Seleção , Prefeitura de Lontras - SC , COTEC , FUMARC , MPE-GO , PS concursos , ESAF , FUVEST , IGEDUC , UFRR , AOCP , Faepesul , Instituto Tupy , UPENET/IAUPE , CEPERJ , UERR , COMVEST , ACEP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CPCON , FUNCERN Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Sobre os versos do poema "A educação pela pedra", marque a alternativa correta.

Uma educação pela pedra: por lições,
para aprender da pedra, frequentá-la,
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada,
a de poética, sua carnadura concreta,
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la.

Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
e se lecionasse, não ensinaria nada,
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.
(João Cabral de Mello Neto)
  • A: Todas as alternativas estão corretas.
  • B: Os termos sublinhados nas expressões: "Uma educação pela pedra" e "outra educação pela pedra" exercem função sintática de adjuntos adnominais de "educação".
  • C: A repetição da letra "P" na construção do poema exemplifica "aliteração", as palavras: "educação, lição, aulas e aprender" estabelecem relação de sentido com "educação".
  • D: As características da pedra relacionam-se à aridez do sertão.
  • E: O texto estrutura-se com sentido polissêmico e tem a função poética bem evidente.

Analise as características que constroem os textos seguintes:

I - A ajuda internacional para a educação no atual estágio da expansão capitalista: sua funcionalidade - Um dos aspectos que atualmente mais avultam nas redefinições dos rumos e das estratégias de desenvolvimento das sociedades periféricas é o tipo de atuação que sobre estas vêm exercendo as agências internacionais de ajuda e cooperação, pertençam ou não à Organização das Nações Unidas. É possível identificar, na maioria dessas agências capitalistas, não só aspectos ideológicos, mas também objetivos e formas de atuação semelhantes nos países do Terceiro Mundo. As diferenças neste último caso decorrem muito do estágio de integração desses países na esfera de influência do capitalismo, do que propriamente de diferenças de objetivos ou ideologias. (ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). Editora Vozes.2003. Petrópolis.p.198).

II - Apostas na educação, como instrumento de diminuição da pobreza, encontram respaldo em pesquisas que mostram a correlação entre o aumento do tempo de estudo e a melhoria dos indicadores sociais (Menezes, 2006, Soares, 2006. In: Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-81, abr. 2009.) - (Adaptado)

III - Todos sabemos que os estudos sobre a educação brasileira revelam que a superação da pobreza e da desigualdade exige uma escolaridade mínima de 12 anos, embora se saiba que a pobreza e a exclusão social apresentem complexidades que exigem a conjugação de esforços de todas as políticas públicas e não apenas da área educacional. (Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-81, abr. 2009.) - (Adaptado)

Marque a alternativa com correta identificação do gênero de cada texto.
  • A: Enquanto os textos: I e II centram-se na defesa subjetiva do ponto de vista do enunciador, o texto III exemplifica narrativo-descritiva.
  • B: Nenhuma das alternativas estão correta.
  • C: Os três textos exemplificam narrador onisciente.
  • D: Os textos: I, II e III estão construídos com elementos que identificam estrutura descritiva.
  • E: Os textos: I, II e III estão construídos com elementos que identificam estrutura dissertativa.

Marque a alternativa com a predominância correta da função da linguagem de cada um dos textos seguintes:

I - "Você, amigo livro, é como cada pessoa que passa em minha vida, mas com uma diferença, sempre me recebe de braços abertos. A cada página sua folheada recebo mais um abraço, nem sinto a vida passar, porque Você é o melhor amigo de quem quer crescer como ser humano". (Renato Luiz de Oliveira Ferreira) - (Adaptado)

II - Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. (...) O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização. (https://www.significados.com.br/educacao/)
  • A: Apelativa e Metalinguística.
  • B: Referencial e Emotiva.
  • C: Metalinguística e Fática.
  • D: Emotiva e Poética.
  • E: Poética e Apelativa.

Marque o exemplo de frase nominal.
  • A: "Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo, frustrados".
  • B: "Escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade".
  • C: "Depende de cada um de nós, que os escolhemos e sustentamos".
  • D: "Deixando-me culpada quando os tinha de reprovar".
  • E: "Basta vontade real".

Leia o texto e responda a questão.

Marque o que não se comprova no período: "As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se¹ o aluno souber raciocinar, avaliar, escolher e se² comunicar dentro dos limites de sua idade".
  • A: A expressão: "souber raciocinar " exemplifica tempo composto formado por verbos de segunda conjugação.
  • B: No trecho: "se o aluno souber raciocinar, avaliar, escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade". - temos orações duas coordenadas assindéticas e uma coordenada sindética.
  • C: Na expressão: "sua idade" - temos pronome dissílabo paroxítono concordando em gênero e número com o substantivo trissílabo paroxítono.
  • D: O "se¹" de número 1 enuncia ideia condicional, o "se²" é pronome oblíquo com função sintática de objeto direto.
  • E: As duas vírgulas iniciais separam oração reduzida de gerúndio entre o sujeito e o predicado.

Leia o texto e responda a questão.

Marque a alternativa com informação INCORRETA.
  • A: Nos períodos que compõem o (1º§), há períodos centrados na exposição da visão da enunciadora sobre educação.
  • B: O título do texto é formado por frase nominal, cujos termos concordam em gênero e em número.
  • C: Lya Luft, enunciadora da mensagem do texto, expõe o foco temático somente a partir do (4º§), embora com pertinentes restrições.
  • D: O primeiro período do (1º§) inicia com substantivo abstrato polissílabo oxítono, com ditongo nasal decrescente, enunciando a condução da opinião da voz do texto.
  • E: A palavra: "Verdadeiro " se opõe ao sentido de "hipócrita".

Leia o texto e responda a questão.

Marque a ideia que se comprova no período: "Educação é algo bem mais amplo do que escola".
  • A: Causal.
  • B: Proporcional.
  • C: Condicional.
  • D: Concessiva.
  • E: Comparativa.

Leia o texto e responda a questão.

Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa correta.

(__) O (2º§) inicia com sujeito elíptico, identificado pelo verbo de primeira conjugação seguido de advérbio que modifica o adjetivo com função sintática de predicativo.
(__) Nos termos sublinhados no trecho: "que lhes desse esperança de que retidão, dignidade, incorruptibilidade, ainda existem". - identificamos, respectivamente: pronome oblíquo com função sintática de objeto indireto, preposição imposta pela regência nominal, substantivo abstrato trissílabo paroxítono sem acento gráfico que justifique a tonicidade.
(__) O primeiro período do (3º§) inicia com elemento coesivo adversativo, contém uso de crase imposta pela regência do verbo de terceira conjugação, apresenta dois pontos antes de oração interrogativa.
(__) O primeiro período do (4º§) está escrito com elementos coesivos que enunciam ideia comparativa.
(__) A oração do (4º§): "Projetos inúteis que se nos apresentam". - pode ser reescrita sem alterar o sentido semântico contextual, assim: "Projetos inúteis que são apresentados a nós".
  • A: F, V, F, F, V.
  • B: V, V, F, F, V.
  • C: F, F, V, V, V.
  • D: V, F, V, V, F.
  • E: V, V, V, V, V.

Leia o texto e responda a questão.

Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso).

Em seguida, marque a alternativa com a série correta.

(__) Sublinhamos no período, respectivamente: "O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados , tem seu fundamento eficaz nos dois primeiros". - numeral ordinal, substantivo e adjetivo polissílabos paroxítonos, concordando em gênero e em número, contração prepositiva.
(__) O período: "Estamos tristemente carentes de bons modelos, e o sucesso da visita do papa também fala disso : ..." - a primeira oração inicia com sujeito elíptico e destaca contração prepositiva imposta pela regência verbal.
(__) A oração: "Dizem que nossa economia floresce" - inicia com exemplo de sujeito indeterminado e destaca conjunção subordinativa integrante.
(__) Todos os termos sublinhados no período: "Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar". - pertencem à mesma classe gramatical e são invariáveis.
  • A: V, F, V, V.
  • B: F, V, F, V.
  • C: V, V, V, F.
  • D: V, V, V, V.
  • E: F, F, V, V.

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