Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 271 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Faepesul , Enfermeiro - Oncologia , UFU-MG , IF-PE , Asconprev , Quadrix , COMPERVE , URI , Instituto Quadrix , cesgren , FUNCERN , AGIRH , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , GANZAROLI , COTEC , MPE-GO , FAFIPA , ESAF , Unesc , IGEDUC , ASSCONPP , Questão Inédita , COMVEST , VUNESP , Instituto Tupy , MS Concursos , CESPE/CEBRASPE , Fund. Dom Cintra , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , GS Assessoria e Concursos , CPCON , AV MOREIRA , SELECON , FAPEC , Exército Brasileiro , Unicentro , IMPARH , CONSULPAM , Instituto Unifil , NBS , Fundação CEFETMINAS , IDECAN , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , GUALIMP , Crescer Consultoria , Avança SP , Simulado FCC , FAU , FACET Concursos , UNIOESTE , INAZ do Pará , Consulplam , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Nosso Rumo , Fundação Cesgranrio , IDECAN. , AMAUC , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , IADES , CS-UFG , Big Advice , Técnico Administrativo - Inglês , FAUEL , FADESP , UniREDENTOR , INEP , Fundação FAFIPA , Consulplan , IOPLAN , NUCEPE , UFES , IDESUL , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IBADE , DAE-Bauru , BIO-RIO , UDESC , FCC , Universidade Federal de Alfenas , Instituto Access , FUNDATEC , CONSULTEC , IPEFAE , ACAFE , Objetiva Concursos LTDA , de , UFMG , IDIB , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IBAM , CCV-UFC , UECE CEV , FCM , CETREDE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Instituto Ânima Sociesc , FUNDEP , CONTEMAX , Itame Consultoria e Concursos , ACAPLAM , OMNI Concurso Públicos , décio , UFMT , IESES , ANPAD , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IBFC , CECIERJ , UEPB , FEPESE , CEV , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Instituto AOCP , ACCESS Seleção , PM-MG , FUNDEPES , Copeiro , Legalle Concursos , Décio Terror , UFPEL , IF - GO , AOCP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IBGP , Instituto Consulplan , CEPERJ , UERJ , FGV , CEV-URCA , Unoesc , ACEP , Prefeitura de Ipira - SC , Funrio , COPEVE - UFAL , Marinha , Dédalus Concursos & Treinamentos , UFPR , IF MT , Aprender-SC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , IDCAP , Instituto Excelência , CEPS-UFPA , UERJ. , FSPSS , CIESP , UPE , ADVISE , Prefeitura de Lontras - SC , FURB , COPS - UEL , MetroCapital Soluções , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UFRR , IF TO , Aroeira , PS concursos , UPENET/IAUPE , Instituto IASP , Cesgranrio , UERR , FUMARC , Colégio Pedro II , Aeronáutica , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , FUVEST , Coseac , Ministério Público Goiás Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:

I. O assunto desse texto foi sugerido por uma colega de profissão da autora.
II. Os dados sobre o uso do WhatsApp apresentados pela autora, segundo ela, são fruto de uma pesquisa acadêmica.
III. Geralmente, quando nos sentimos afetados por uma mensagem mais ríspida, é porque algo sério ocorreu e não querem nos informar pelo WhatsApp.

Quais estão corretas?
  • A: Apenas I.
  • B: Apenas II.
  • C: Apenas I e II.
  • D: Apenas I e III.
  • E: Apenas II e III.

Analise a charge e as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

Imagem associada para resolução da questão
I. Tanto a charge quanto o texto de Claudia Tajes abordam o mesmo assunto: mensagens de texto apagadas.
E
II. A charge sugere a satisfação do diabo com aquilo que a autora considera extrema falta de empatia: apagar mensagens de texto.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  • A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
  • B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.
  • C: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E: As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 04, 22 e 28.
  • A: à – à – Às
  • B: à – a – Às
  • C: à – à – As
  • D: a – à – As
  • E: a – a – Às

A respeito da palavra com a lacuna pontilhada da linha 20, analise as assertivas a seguir:

I. O espaço pontilhado deve ser preenchido com “ch”.
II. Trata-se de um substantivo masculino que não apresenta variação de gênero.
III. Um sinônimo possível para essa palavra seria “afronta”.


Quais estão corretas?
  • A: Apenas I.
  • B: Apenas II.
  • C: Apenas I e II.
  • D: Apenas I e III.
  • E: Apenas II e III.

A respeito da palavra com a lacuna pontilhada da linha 20, analise as assertivas a seguir:

I. A lacuna pontilhada deve ser preenchida com a letra “o”.
II. O significado da palavra nesse contexto é “metade”.
III. Trata-se de um advérbio.

Quais estão corretas?
  • A: Apenas I.
  • B: Apenas II.
  • C: Apenas I e III.
  • D: Apenas II e III.
  • E: I, II e III.

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir corretamente a palavra “premente” (l. 02) sem causar alterações ao sentido original do texto.
  • A: Urgente.
  • B: Lento.
  • C: Demorado.
  • D: Moroso.
  • E: Interessante.

Assinale a alternativa que indica corretamente a ideia introduzida pela conjunção “que” sublinhada no trecho a seguir, retirado do texto:

“Alguns com tantos erros de português que nem dá para entender”
  • A: Causa.
  • B: Condição.
  • C: Comparação.
  • D: Consequência.
  • E: Concessão.

Assinale a alternativa que indica corretamente a classe de palavra à qual pertence a palavra “credo” (l. 24).
  • A: Preposição.
  • B: Conjunção.
  • C: Interjeição.
  • D: Pronome.
  • E: Adjetivo.

Analise os trechos retirados do texto e assinale a alternativa na qual a palavra sublinhada NÃO seja um advérbio.
  • A: É hoje a maior forma de comunicação.
  • B: Até parece não existir mais vida.
  • C: Só parece que o mundo é mais que isso.
  • D: Até para pedido de casamento.
  • E: A cabeça já viajou por todas as hipóteses.

Exibindo de 1 até 10 de 271 questões.