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Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Instituto Consulplan , FAUEL , UniREDENTOR , ACAFE , Enfermeiro - Oncologia , Objetiva Concursos LTDA , AMIGA PÚBLICA , COMPERVE , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , Fundação FAFIPA , CCV-UFC , COTEC , UECE CEV , IF MT , IBADE , UFES , Instituto Excelência , FCC , Universidade Federal de Alfenas , ACAPLAM , ESAF , OMNI Concurso Públicos , ANPAD , COMVEST , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FUNDATEC , CECIERJ , CPCON , UEPB , IF TO , IBAM , UFMG , Instituto IASP , FCM , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ACCESS Seleção , Exército Brasileiro , PM-MG , FUNDEP , AOCP , CONSULPAM , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , CEPERJ , Crescer Consultoria , UERJ , IF-PE , IBFC , UFMT , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , FEPESE , Universidade Federal do Piauí - UFPI , ACEP , FACET Concursos , FUNDEPES , Aprender-SC , Consulplam , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , CEPS-UFPA , CS-UFG , UERJ. , IGEDUC , IBGP , UFPEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , FGV , Unoesc , ADVISE , FADESP , Funrio , Aroeira , Consulplan , PS concursos , Cesgranrio , DAE-Bauru , UERR , IMPARH , IDCAP , UFPR , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , FSPSS , UPE , Aeronáutica , IDECAN , FURB , Asconprev , CONSULTEC , Quadrix , UFRR , cesgren , de , INAZ do Pará , AGIRH , CETREDE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUMARC , UPENET/IAUPE , IDECAN. , FUVEST , ASSCONPP , CONTEMAX , Questão Inédita , UFU-MG , CESPE/CEBRASPE , décio , MS Concursos , INEP , Faepesul , Alternative Concursos , CEV , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FUNCERN , URI , IDESUL , GANZAROLI , AV MOREIRA , Copeiro , SELECON , FAFIPA , Unesc , Décio Terror , NBS , Instituto Access , Alternative Concursos Ltda , CEV-URCA , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , Fund. Dom Cintra , VUNESP , Simulado FCC , IDIB , GS Assessoria e Concursos , Avança SP , COPEVE - UFAL , FAPEC , Unicentro , Dédalus Concursos & Treinamentos , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , AMAUC , CIESP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , Fundação CEFETMINAS , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , GUALIMP , Big Advice , COPS - UEL , Instituto AOCP , FAU , UNIOESTE , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , NUCEPE , AMEOSC , Colégio Pedro II , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , Fundação Cesgranrio , Coseac , UDESC , IF - GO , IADES , BIO-RIO Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Em qual das alternativas abaixo o pronome em destaque exerce uma função remissiva na frase, em termos de coesão?
  • A: Aquele é o candidato que resolverá o problema da distribuição de renda no país.
  • B: Assim que entrei, preocupei-me em lembrar a todos disto : o prazo para a entrega da declaração de imposto de renda está quase no fim.
  • C: Você tem notícias do João? Soube que o levaram para a delegacia da mulher devido a uma acusação de agressão contra uma moça no baile.
  • D: Adivinha quem está vindo para a festa de aniversário do vovô? O primo de Alagoas.

Leia a tira para responder à questão.

Sobre os termos sublinhados na tira, é correto afirmar que são:
  • A: palavras homófonas, pois pronunciam-se de forma idêntica, mas escrevem-se de forma diferente.
  • B: palavras homógrafas, pois escrevem-se do mesmo modo, mas pronunciam-se de forma diferente.
  • C: palavras parônimas, pois escrevem-se e pronunciam-se de uma forma semelhante.
  • D: palavras homônimas, pois escrevem-se e pronunciam-se do mesmo modo, mas possuem significados distintos.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância.
  • A: Com o cancelamento da cerimônia, foi devolvido aos padrinhos os presentes.
  • B: Quantos de nós teremos coragem de assumir os erros.
  • C: Eu sou um dos que se indigna frente às injustiças sociais.
  • D: Nem um nem outro planejaram aquela situação.

Na frase “ouvi que ia faltar, e fiz um estoque” a conjunção em destaque tem valor:
  • A: consecutivo
  • B: aditivo
  • C: adversativo
  • D: explicativo

Leia a tira abaixo para responder à questão.

Sobre a tira lida:
  • A: Pressupõe-se que a mãe de Armandinho, por ser precavida, anteviu uma situação.
  • B: Subentende-se que a atitude da mãe de Armandinho é decorrência da falta de papel higiênico nos mercados.
  • C: Pressupõe-se que o pronome “eles” na fala do pai não se refere, apenas, aos mercados, mas também às pessoas que não estocaram papel.
  • D: Subentende-se que a falta de papel higiênico, nos mercados, é decorrência da atitude de pessoas como a mãe de Armandinho.

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