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Foram encontradas 31 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: DAE-Bauru , AMEOSC , FURB , IF-PE , PM-MG , BIO-RIO , UNIOESTE , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ACAFE , FUMARC , MPE-GO , UERJ , CONSULTEC , Prefeitura de Ipira - SC , de , AMIGA PÚBLICA , FUVEST , IGEDUC , CETREDE , CCV-UFC , UniREDENTOR , Faepesul , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , ACAPLAM , FUNCERN , UERJ. , CONTEMAX , Prefeitura de Lontras - SC , décio , ANPAD , UFES , GANZAROLI , IMPARH , CEV , CECIERJ , Universidade Federal de Alfenas , FAFIPA , Instituto Unifil , PS concursos , ACCESS Seleção , Fund. Dom Cintra , IDECAN , UERR , Copeiro , INAZ do Pará , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Décio Terror , AOCP , UFMG , GS Assessoria e Concursos , CEV-URCA , CEPERJ , Universidade Federal de Uberlândia - MG , FAPEC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Quadrix , ACEP , Fundação CEFETMINAS , IDECAN. , COPEVE - UFAL , UFMT , GUALIMP , INEP , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Dédalus Concursos & Treinamentos , Aprender-SC , CIESP , CEPS-UFPA , Universidade Federal do Piauí - UFPI , FAU , IOPLAN , Questão Inédita , ADVISE , Fundação Cesgranrio , IDESUL , MS Concursos , COPS - UEL , UFPEL , IADES , Instituto Access , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Aroeira , Colégio Pedro II , Cesgranrio , Unoesc , FAUEL , IPEFAE , SELECON , Coseac , Aeronáutica , Fundação FAFIPA , IDIB , NBS , Asconprev , UFPR , IBADE , Instituto Ânima Sociesc , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Enfermeiro - Oncologia , Simulado FCC , COMPERVE , cesgren , UPE , FCC , Itame Consultoria e Concursos , COTEC , AGIRH , FUNDATEC , IESES , Nosso Rumo , ASSCONPP , UFRR , IBAM , Instituto AOCP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , ESAF , Técnico Administrativo - Inglês , COMVEST , CESPE/CEBRASPE , UPENET/IAUPE , FCM , Legalle Concursos , CPCON , Alternative Concursos , FUNDEP , IF - GO , NUCEPE , AV MOREIRA , UFU-MG , IBFC , Instituto Consulplan , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Exército Brasileiro , Marinha , UDESC , CONSULPAM , URI , FEPESE , Crescer Consultoria , Alternative Concursos Ltda , FUNDEPES , IF MT , Objetiva Concursos LTDA , Avança SP , Unesc , IBGP , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FACET Concursos , VUNESP , FGV , MetroCapital Soluções , UECE CEV , Consulplam , CS-UFG , AMAUC , Funrio , IF TO , OMNI Concurso Públicos , Big Advice , Unicentro , IDCAP , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FADESP , FSPSS , Ministério Público Goiás , UEPB , Consulplan Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

“Humm. Suspeitíssimo. Se fosse inocente não teria medo de vir dar explicações” (L. 12-13).

Nessa frase há um adjetivo flexionado no grau
  • A: comparativo de superioridade.
  • B: comparativo de igualdade.
  • C: superlativo relativo de superioridade.
  • D: comparativo de inferioridade.
  • E: superlativo absoluto sintético.

A característica principal do texto é
  • A: o humor.
  • B: a violência.
  • C: o mistério.
  • D: o segredo.
  • E: a confissão.

Assinale a opção em que a forma verbal da frase está flexionada no tempo passado.
  • A: “E o que é que ele alega” (L. 8-9)
  • B: “Sou inocente” (L. 14).
  • C: “Tentei fugir deles.” (L. 49)
  • D: “O cidadão pode ir embora.” (L. 63)
  • E: “A conversa agora é outra” (L. 60).

O texto “Atitude Suspeita” possui
  • A: 6 personagens.
  • B: 5 personagens.
  • C: 4 personagens.
  • D: 3 personagens.
  • E: 2 personagens.

Assinale a opção em que as três palavras são acentuadas pela mesma razão.
  • A: Notícia – próximo – saúde
  • B: Alguém – nós – público
  • C: Ônibus – também – família
  • D: Vocês – está – avô
  • E: Está – possível– júri

Se é mesmo inocente, por que insistir tanto que é?” (L.34-35)

A frase sublinhada apresenta uma ideia de
  • A: condição.
  • B: concessão.
  • C: causa.
  • D: comparação.
  • E: finalidade.

No texto desta prova predomina
  • A: a linguagem vulgar.
  • B: a linguagem regional.
  • C: discurso indireto.
  • D: discurso direto.
  • E: discurso indireto livre.

“E o cara-de-pau ainda se declara inocente!” (L.26)

A palavra destacada nessa frase faz o plural da mesma forma que
  • A: Beija-flor.
  • B: Pé-de-moleque.
  • C: Obra-prima.
  • D: Guarda-chuva.
  • E: Bem-te-vi.

Dizer que se é inocente é uma atitude suspeita porque
  • A: se a pessoa é inocente, ela não precisará explicar nada.
  • B: todo inocente precisa sempre afirmar sua inocência
  • C: ninguém tem coragem de assumir suas culpas.
  • D: ninguém produz prova contra si mesmo.
  • E: todo culpado se declara inocente.

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