Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 16 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: SELECON , IDESUL , Fund. Dom Cintra , Exército Brasileiro , ANPAD , Unesc , CONSULPAM , CECIERJ , NBS , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , VUNESP , Crescer Consultoria , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , FAPEC , AOCP , Simulado FCC , IDIB , Fundação CEFETMINAS , FACET Concursos , Unicentro , Consulplam , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , CS-UFG , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , FAU , FADESP , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , Fundação Cesgranrio , Instituto AOCP , IADES , UNIOESTE , Consulplan , CEPS-UFPA , NUCEPE , DAE-Bauru , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , FAUEL , Aroeira , UDESC , IF - GO , Fundação FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Consulplan , IBADE , UniREDENTOR , CONSULTEC , Cesgranrio , de , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , FCC , CETREDE , Asconprev , UECE CEV , IF MT , FUNDATEC , UFES , OMNI Concurso Públicos , Instituto Excelência , IBAM , Universidade Federal de Alfenas , CONTEMAX , cesgren , décio , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FCM , UFMG , CEV , ASSCONPP , UEPB , IF TO , FUNDEP , PM-MG , Instituto IASP , IBFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Copeiro , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFMT , CEV-URCA , AV MOREIRA , UERJ , IF-PE , FUNDEPES , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , IBGP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , FGV , UFPEL , CIESP , Avança SP , UERJ. , IGEDUC , Funrio , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , IDCAP , Unoesc , FSPSS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AMAUC , PS concursos , UFPR , Colégio Pedro II , Big Advice , UERR , IMPARH , FURB , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , UPE , Quadrix , IDECAN , FUMARC , Enfermeiro - Oncologia , AMEOSC , UFRR , COMPERVE , BIO-RIO , INAZ do Pará , FUVEST , COTEC , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , UPENET/IAUPE , Questão Inédita , IDECAN. , FUNCERN , ESAF , AMIGA PÚBLICA , UFU-MG , COMVEST , CCV-UFC , MS Concursos , INEP , GANZAROLI , URI , CPCON , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Determine o tipo de sujeito na frase: “Precisa-se de pedreiros”.
  • A: sujeito determinado
  • B: oração sem sujeito
  • C: sujeito oculto
  • D: sujeito indeterminado

Defina o período simples de uma oração assinalando a alternativa correta:
  • A: É aquele constituído por uma oração composta
  • B: É aquele constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta
  • C: É aquele constituído por duas orações
  • D: nenhuma resposta certa

O foguete ascendeu.
De acordo com a frase assinale a resposta certa a respeito do verbo ascendeu.
  • A: verbo transitivo direto
  • B: verbo transitivo
  • C: verbo intransitivo
  • D: nenhuma resposta certa

Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância.

Considerando as alternativas a seguir, qual caracteriza-se por ser um pleonasmo:
  • A: E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinicius de Morais)
  • B: A grande maioria;
  • C: Maioria absoluta
  • D: Todas as alternativas estão corretas

Considerando o novo acordo ortográfico, assinale a alternativa incorreta com relação ao uso dos porquês:
  • A: Ele viajou, porque foi chamado para realizar sua avaliação;
  • B: Ninguém entendeu aquele porque;
  • C: Você não viajou por quê?
  • D: E um drama por que muitos estão passando;

Observe os enunciados a seguir:

“- A vida é bonita, a música é boa e a alegria é minha.”

“- Para ser feliz, tristeza é proibido, alegria é
necessário e música é bom.”

A concordância nominal no segundo enunciado está:
  • A: Incorreta, porque o adjetivo deve concordar com substantivo;
  • B: Correta, porque o adjetivo deve concordar com o substantivo;
  • C: Incorreta, porque o adjetivo se refere a substantivos de sentido genérico/geral;
  • D: Correta, porque o adjetivo se refere a substantivos de sentido genérico/geral;

Considerando a forma culta da língua, assinale a alternativa correta:
  • A: Hoje são 30 de agosto;
  • B: A menina quem eu beijei é legal;
  • C: João beijou ela;
  • D: Comeu o leão o caçador;

Sobre a análise sintática da frase a seguir, é correto afirmar:

A guerra deixou os soldados aterrorizados.
  • A: o sujeito da frase, são os soldados;
  • B: O núcleo nominal é deixou;
  • C: A frase caracteriza-se por ser verbo nominal;
  • D: nenhuma das alternativas anteriores;

Assinale a alternativa INCORRETA
  • A: Pêssego
  • B: Abacaxi
  • C: Figo
  • D: Banâna

Exibindo de 1 até 10 de 16 questões.