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Foram encontradas 9 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UERR , ACCESS Seleção , IMPARH , Enfermeiro - Oncologia , FUMARC , COMPERVE , FUVEST , UNIOESTE , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , AOCP , Instituto Unifil , Faepesul , Quadrix , CEPERJ , IDECAN , COTEC , ACEP , INAZ do Pará , ESAF , FUNCERN , COMVEST , GANZAROLI , UniREDENTOR , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Aprender-SC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FAFIPA , Questão Inédita , CEPS-UFPA , IDECAN. , CPCON , Fund. Dom Cintra , UFES , MS Concursos , ADVISE , INEP , Exército Brasileiro , CONSULPAM , GS Assessoria e Concursos , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Aroeira , IOPLAN , FAPEC , SELECON , Cesgranrio , IDESUL , Crescer Consultoria , Fundação CEFETMINAS , UFMG , NBS , Aeronáutica , Instituto Access , FACET Concursos , Consulplam , GUALIMP , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Asconprev , IPEFAE , FAU , Simulado FCC , cesgren , IDIB , CS-UFG , Fundação Cesgranrio , UFMT , Nosso Rumo , AGIRH , Instituto Ânima Sociesc , FADESP , Itame Consultoria e Concursos , Consulplan , IADES , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , ASSCONPP , FAUEL , Técnico Administrativo - Inglês , CESPE/CEBRASPE , IESES , DAE-Bauru , Fundação FAFIPA , UFPEL , NUCEPE , Alternative Concursos , Instituto AOCP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , AV MOREIRA , Legalle Concursos , CONSULTEC , IBADE , Unoesc , de , FCC , UDESC , IF - GO , FUNDATEC , UFPR , Objetiva Concursos LTDA , Alternative Concursos Ltda , Instituto Consulplan , CETREDE , UPE , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Avança SP , Marinha , CONTEMAX , IBAM , décio , FCM , UECE CEV , IF MT , FUNDEP , UFRR , OMNI Concurso Públicos , AMAUC , Instituto Excelência , CEV , IBFC , UPENET/IAUPE , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Big Advice , MetroCapital Soluções , Copeiro , Décio Terror , FEPESE , UEPB , IF TO , FUNDEPES , UFU-MG , PM-MG , AMEOSC , Instituto IASP , CEV-URCA , IBGP , URI , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , BIO-RIO , Ministério Público Goiás , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , FGV , UERJ , ACAFE , IF-PE , Funrio , Unesc , Prefeitura de Ipira - SC , AMIGA PÚBLICA , Instituto Quadrix , CIESP , IDCAP , VUNESP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CCV-UFC , MPE-GO , COPS - UEL , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FSPSS , UERJ. , ACAPLAM , IGEDUC , FURB , Unicentro , Prefeitura de Lontras - SC , ANPAD , Instituto Tupy , Colégio Pedro II , PS concursos , CECIERJ , Coseac Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Com base no texto, responda à questão.Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:

 
  • A: Narração de fato, ao contar que o luxo, visto à distância, é, na verdade, lixo
  • B: Descrição de fato, ao mostrar como ocorre o processo de reciclagem
  • C: Humor social, ao revelar como o que parece luxo para alguns pode ser um lixo para outros
  • D: Crítica social, ao indicar que o lixo é composto pelos luxos da sociedade

Com base no texto, responda à questão.

A oração “por serem divertidas, fofas, criativas” (linhas 5-6) veicula uma ideia de:
  • A: Causa
  • B: Comparação
  • C: Condição
  • D: Finalidade

Com base no texto, responda à questão.

“Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .

A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se
  • A: à dificuldade que a escrita apresenta para a transmissão da ironia, da brincadeira.
  • B: às indesejáveis marcas de oralidade na escrita, condenadas pela gramática prescritiva.
  • C: à limitação dos sinais de pontuação para trazer a oralidade para a escrita.
  • D: ao baixo nível de letramento dos leitores brasileiros, que não entendem ironias.

Com base no texto, responda à questão.

Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é
  • A: denotativa.
  • B: literal.
  • C: eufêmica.
  • D: metafórica.

Com base no texto, responda à questão.

O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura
  • A: descritiva.
  • B: expositiva.
  • C: enumerativa.
  • D: argumentativa.

Com base no texto, responda à questão.

Considere os fragmentos I e II.

I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)
II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)

Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:

 
  • A: Adição; comparação
  • B: Adversidade; intensificação
  • C: Negação; modo
  • D: Inclusão; adição

Com base no texto, responda à questão.

“Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)

Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:
  • A: Pronome relativo, conjunção subordinativa, adjetivo
  • B: Conjunção subordinativa, pronome relativo, advérbio
  • C: Conjunção coordenativa, conjunção subordinativa, substantivo
  • D: Partícula de reforço, conjunção coordenativa, adjetivo

Com base no texto, responda à questão.

O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de
  • A: usar uma metáfora criativa, divertindo os leitores desde o início do editorial.
  • B: confundir os leitores, apresentando um significado equivocado para a palavra “podcasts”.
  • C: captar o leitor, simulando o desconhecimento de muitas pessoas em relação aos podcasts.
  • D: comparar os podcasts aos gatos de estimação, alertando aos leitores sobre a dependência que causam.

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