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Foram encontradas 8 questões.
Com base no texto, responda à questão.Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:

 
  • A: Narração de fato, ao contar que o luxo, visto à distância, é, na verdade, lixo
  • B: Descrição de fato, ao mostrar como ocorre o processo de reciclagem
  • C: Humor social, ao revelar como o que parece luxo para alguns pode ser um lixo para outros
  • D: Crítica social, ao indicar que o lixo é composto pelos luxos da sociedade

Com base no texto, responda à questão.

A oração “por serem divertidas, fofas, criativas” (linhas 5-6) veicula uma ideia de:
  • A: Causa
  • B: Comparação
  • C: Condição
  • D: Finalidade

Com base no texto, responda à questão.

“Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .

A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se
  • A: à dificuldade que a escrita apresenta para a transmissão da ironia, da brincadeira.
  • B: às indesejáveis marcas de oralidade na escrita, condenadas pela gramática prescritiva.
  • C: à limitação dos sinais de pontuação para trazer a oralidade para a escrita.
  • D: ao baixo nível de letramento dos leitores brasileiros, que não entendem ironias.

Com base no texto, responda à questão.

Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é
  • A: denotativa.
  • B: literal.
  • C: eufêmica.
  • D: metafórica.

Com base no texto, responda à questão.

O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura
  • A: descritiva.
  • B: expositiva.
  • C: enumerativa.
  • D: argumentativa.

Com base no texto, responda à questão.

Considere os fragmentos I e II.

I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)
II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)

Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:

 
  • A: Adição; comparação
  • B: Adversidade; intensificação
  • C: Negação; modo
  • D: Inclusão; adição

Com base no texto, responda à questão.

“Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)

Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:
  • A: Pronome relativo, conjunção subordinativa, adjetivo
  • B: Conjunção subordinativa, pronome relativo, advérbio
  • C: Conjunção coordenativa, conjunção subordinativa, substantivo
  • D: Partícula de reforço, conjunção coordenativa, adjetivo

Com base no texto, responda à questão.

O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de
  • A: usar uma metáfora criativa, divertindo os leitores desde o início do editorial.
  • B: confundir os leitores, apresentando um significado equivocado para a palavra “podcasts”.
  • C: captar o leitor, simulando o desconhecimento de muitas pessoas em relação aos podcasts.
  • D: comparar os podcasts aos gatos de estimação, alertando aos leitores sobre a dependência que causam.

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