Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 6 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Instituto IASP , COTEC , Objetiva Concursos LTDA , FGV , AGIRH , Unoesc , Ministério Público Goiás , ESAF , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Funrio , ASSCONPP , UECE CEV , IDCAP , CESPE/CEBRASPE , UFPR , IF-PE , COMVEST , Instituto Quadrix , CPCON , OMNI Concurso Públicos , FSPSS , Alternative Concursos , UPE , MPE-GO , Exército Brasileiro , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FURB , AV MOREIRA , UEPB , UFRR , IGEDUC , CONSULPAM , Instituto Tupy , Crescer Consultoria , PM-MG , FUMARC , Alternative Concursos Ltda , UPENET/IAUPE , FACET Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FUVEST , Avança SP , UERJ , Faepesul , UFU-MG , IMPARH , Consulplam , URI , Instituto Unifil , CS-UFG , Prefeitura de Ipira - SC , FUNCERN , AMAUC , IDECAN , FADESP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , GANZAROLI , Big Advice , UERJ. , FAFIPA , Unesc , INAZ do Pará , Consulplan , VUNESP , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , DAE-Bauru , Prefeitura de Lontras - SC , Fund. Dom Cintra , AMEOSC , IDECAN. , PS concursos , GS Assessoria e Concursos , BIO-RIO , UERR , FAPEC , ACAFE , Unicentro , INEP , CONSULTEC , Fundação CEFETMINAS , AMIGA PÚBLICA , IOPLAN , de , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IDESUL , CETREDE , Quadrix , GUALIMP , CCV-UFC , Instituto Access , CONTEMAX , FAU , ACAPLAM , UNIOESTE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Fundação Cesgranrio , ANPAD , IPEFAE , décio , IDIB , CEV , Questão Inédita , IADES , CECIERJ , Instituto Ânima Sociesc , Copeiro , MS Concursos , FAUEL , ACCESS Seleção , UniREDENTOR , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Fundação FAFIPA , AOCP , Itame Consultoria e Concursos , Décio Terror , IESES , CEV-URCA , SELECON , IBADE , CEPERJ , UFES , Instituto AOCP , COPEVE - UFAL , NBS , FCC , ACEP , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , FUNDATEC , Aprender-SC , Legalle Concursos , Dédalus Concursos & Treinamentos , UFMG , IF - GO , CIESP , Simulado FCC , IBAM , CEPS-UFPA , Instituto Consulplan , COPS - UEL , Nosso Rumo , FCM , ADVISE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , FUNDEP , Aroeira , Marinha , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UFMT , IF MT , Colégio Pedro II , Técnico Administrativo - Inglês , IBFC , Cesgranrio , Instituto Excelência , Coseac , NUCEPE , FEPESE , Aeronáutica , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FUNDEPES , Asconprev , MetroCapital Soluções , Enfermeiro - Oncologia , IBGP , cesgren , UFPEL , IF TO , COMPERVE , UDESC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Quanto à pontuação, analise os itens abaixo:

I. Quando ele veio para casa, ela ainda estava no trabalho.
II. Quero uma dúzia de ovos, duas barras de chocolate dois leites e um pacote de biscoito.
  • A: Os itens I e II estão corretos.
  • B: Somente o item I está correto.
  • C: Somente o item II está correto.
  • D: Os itens I e II estão incorretos.

Considerando-se os sinônimos das palavras abaixo, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Um dos sinônimos de “lar” é “casa”.
( ) A palavra “germânico” é sinônimo de “francês”.
( ) “Entediado” é sinônimo de “empenhado”.
  • A: E - E - C
  • B: C - C - C
  • C: C - E - E
  • D: E - C - E

Em relação às regras de concordância verbal, assinale a alternativa CORRETA:
  • A: Precisam-se de encanadores.
  • B: Plastifica-se documentos.
  • C: Necessita-se de porteiros.
  • D: Aluga-se apartamentos na praia.



Assinale a alternativa em que o emprego do “porque” está INCORRETO:
  • A: Porque você não vai ao cinema?
  • B: Vocês não comeram tudo? Porquê?
  • C: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.
  • D: Não sei Porque não quero ir

Considere o seguinte trecho:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
  • A: à – à – à – à
  • B: à – à – à – a
  • C: à – a – à – à
  • D: a – à – à – a

Exibindo de 1 até 6 de 6 questões.