Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 18 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: ACAFE , CETREDE , FUMARC , IPEFAE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFES , CONTEMAX , FUVEST , IDIB , UERJ. , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura de Lontras - SC , CCV-UFC , décio , Faepesul , Instituto Ânima Sociesc , ACAPLAM , CEV , FUNCERN , Itame Consultoria e Concursos , PS concursos , UFMG , Copeiro , GANZAROLI , IESES , UERR , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , Instituto AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CECIERJ , Décio Terror , FAFIPA , ACCESS Seleção , CEV-URCA , Fund. Dom Cintra , Legalle Concursos , Quadrix , UFMT , COPEVE - UFAL , GS Assessoria e Concursos , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , Dédalus Concursos & Treinamentos , FAPEC , Instituto Consulplan , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CEPERJ , ACEP , CIESP , Fundação CEFETMINAS , Marinha , Questão Inédita , UFPEL , Aprender-SC , COPS - UEL , GUALIMP , IF MT , MS Concursos , Unoesc , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FAU , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CEPS-UFPA , UFPR , ADVISE , Colégio Pedro II , Fundação Cesgranrio , MetroCapital Soluções , SELECON , Aroeira , Coseac , IADES , IF TO , NBS , UPE , Enfermeiro - Oncologia , FAUEL , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Cesgranrio , Simulado FCC , UFRR , Aeronáutica , COMPERVE , Fundação FAFIPA , Ministério Público Goiás , Asconprev , COTEC , IBADE , IF-PE , Nosso Rumo , UPENET/IAUPE , ESAF , FCC , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , cesgren , Técnico Administrativo - Inglês , UFU-MG , AGIRH , COMVEST , FUNDATEC , MPE-GO , ASSCONPP , CPCON , IBAM , IGEDUC , NUCEPE , URI , Exército Brasileiro , FCM , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CESPE/CEBRASPE , UDESC , Unesc , Alternative Concursos , CONSULPAM , FUNDEP , AV MOREIRA , Crescer Consultoria , IBFC , IMPARH , Objetiva Concursos LTDA , VUNESP , FACET Concursos , FEPESE , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Consulplam , FUNDEPES , IDECAN , UECE CEV , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , Avança SP , CS-UFG , IBGP , INAZ do Pará , OMNI Concurso Públicos , FADESP , FGV , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Consulplan , Funrio , IDECAN. , UEPB , UNIOESTE , AMAUC , Big Advice , DAE-Bauru , IDCAP , INEP , PM-MG , FSPSS , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CONSULTEC , FURB , IDESUL , UERJ , UniREDENTOR , AMEOSC , Prefeitura de Ipira - SC , BIO-RIO , de , Instituto Access Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Considere o texto abaixo e depois responda:

“Monet foi o principal pintor impressionista. Sua obra mais importante trata-se de uma paisagem moderna, pintada em estilo moderno, em pequena dimensão, sem nenhuma história para contar nem lição moral para comunicar. É uma fiel representação das impressões e sensações que os olhos experimentam."


Com relação às palavras destacadas e seu contexto, é correto afirmar que:
  • A: Todas são substantivos;
  • B: Todas são adjetivos;
  • C: Algumas são substantivos e outras são adjetivos;
  • D: A maioria delas são adjetivos.

Observe o diálogo abaixo:


Sobre a palavra rapagão que aparece no segundo quadradinho, é correto afirmar que:
  • A: não deve ser usada como aumentativo de rapaz;
  • B: se trata do aumentativo de rapaz e foi utilizado de forma correta;
  • C: a única forma correta do aumentativo de rapaz é rapazão;
  • D: foi inventada pela mãe do Maluquinho e, portanto, não existe.

A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo. Nesta perspectiva, complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses.

• Será que é __________________ essa confusão toda? (necessário/ necessária)

• Quero que todos fiquem ________________. (alerta/ alertas)

• Houve ____________ razões para eu não voltar lá. (bastante/ bastantes)

• Encontrei ____________ a sala e os quartos. (vazia/vazios)

• A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino. (meio/ meia)

A seqüência correta é:
  • A: Necessária; alerta; bastantes; vazia; meio;
  • B: Necessária; alerta; bastante; vazios; meia;
  • C: Necessário; alertas; bastantes; vazios; meio;
  • D: Necessário; alerta; bastante; vazia; meia;
  • E: Necessária; alertas; bastantes; vazia; meia;

Assinale a alternativa onde o plural de substantivos compostos está escrito de forma incorreta;
  • A: Beija-flor – beijas-flores;
  • B: Abaixo-assinado - abaixo-assinados;
  • C: Surdo-mudo – Surdos-mudos;
  • D: Quarta-feira – Quartas-feiras;
  • E: Pombo-correio – Pombos-correio;



Observe as frases abaixo:

I. As mangas doces eram colhidas pelas crianças.

II. Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

Pode-se afirmar que:

  • A: Apenas na frase I “doces” é um adjetivo.
  • B: Apenas na frase II “doces” é um adjetivo
  • C: “Doces” é um adjetivo tanto na frase I como na frase II.
  • D: “Doces” não é adjetivo em nenhuma das frases.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Um Substantivo Coletivo é aquele que mesmo estando no singular, designa um conjunto de seres da mesma espécie. Diante desta informação relacione as colunas abaixo.
Substantivo coletivo I. Cáfila II. Ramalhete III. Vara IV. Rebanho
Conjunto de seres da mesma espécie ( ). De porcos ( ). De camelos ( ). De ovelhas ( ). De flores
A sequencia correta na segunda coluna, de cima para baixo é:
  • A: III – I – IV – II;
  • B: II – I – IV – III;
  • C: I – IV – II – III;
  • D: III – IV – I – II;
  • E: IV – I – III – II;

Observe as frases abaixo:

I. As mangas doces eram colhidas pelas crianças.

II. Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

Pode-se afirmar que:
  • A: Apenas na frase I “doces” é um adjetivo.
  • B: Apenas na frase II “doces” é um adjetivo.
  • C: “Doces” é um adjetivo tanto na frase I como na frase II.
  • D: “Doces” não é adjetivo em nenhuma das frases.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Assinale a alternativa que apresenta a palavra escrita de forma incorreta.
  • A: Vizitantes;
  • B: Sucesso;
  • C: Vizinhas;
  • D: Começa;

Exibindo de 1 até 10 de 18 questões.