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Foram encontradas 10 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: FUMARC , AMEOSC , CETREDE , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Instituto Consulplan , UNIOESTE , CONTEMAX , Simulado FCC , Marinha , FUVEST , BIO-RIO , décio , Nosso Rumo , IF MT , Faepesul , ACAFE , FUNCERN , AMIGA PÚBLICA , CEV , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Instituto Excelência , CCV-UFC , UniREDENTOR , Copeiro , Técnico Administrativo - Inglês , MetroCapital Soluções , GANZAROLI , Décio Terror , NUCEPE , IF TO , FAFIPA , ACAPLAM , Instituto IASP , Fund. Dom Cintra , ANPAD , UFES , CEV-URCA , Prefeitura Municipal de Picos - PI , GS Assessoria e Concursos , CECIERJ , Universidade Federal de Alfenas , COPEVE - UFAL , UDESC , Ministério Público Goiás , Dédalus Concursos & Treinamentos , Objetiva Concursos LTDA , IF-PE , FAPEC , ACCESS Seleção , Instituto Quadrix , Fundação CEFETMINAS , AOCP , UFMG , CIESP , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , GUALIMP , CEPERJ , Universidade Federal de Uberlândia - MG , COPS - UEL , UECE CEV , MPE-GO , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , OMNI Concurso Públicos , IGEDUC , FAU , ACEP , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Instituto Tupy , Fundação Cesgranrio , Aprender-SC , UFMT , Colégio Pedro II , IADES , CEPS-UFPA , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , UEPB , Enfermeiro - Oncologia , PM-MG , IMPARH , FAUEL , ADVISE , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Instituto Unifil , Fundação FAFIPA , Aroeira , UFPEL , COMPERVE , IBADE , Cesgranrio , Unoesc , COTEC , UERJ , IDECAN , ESAF , Prefeitura de Ipira - SC , INAZ do Pará , FCC , Aeronáutica , COMVEST , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUNDATEC , Asconprev , UFPR , IBAM , cesgren , UPE , CPCON , UERJ. , IDECAN. , AGIRH , Exército Brasileiro , Prefeitura de Lontras - SC , INEP , FCM , CONSULPAM , PS concursos , IOPLAN , FUNDEP , ASSCONPP , UFRR , IDESUL , IBFC , CESPE/CEBRASPE , UPENET/IAUPE , Crescer Consultoria , UERR , FEPESE , Alternative Concursos , FACET Concursos , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Access , Consulplam , Quadrix , IPEFAE , FUNDEPES , AV MOREIRA , UFU-MG , IDIB , IBGP , URI , CS-UFG , FGV , Alternative Concursos Ltda , FADESP , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Instituto Ânima Sociesc , Consulplan , Questão Inédita , Itame Consultoria e Concursos , Funrio , Avança SP , Unesc , MS Concursos , IESES , IDCAP , VUNESP , DAE-Bauru , FSPSS , AMAUC , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Instituto AOCP , CONSULTEC , SELECON , Legalle Concursos , FURB , Big Advice , Unicentro , NBS , IF - GO , de Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.






Texto III







Considerando a linguagem utilizada no Texto III, analise as afirmativas a seguir.

I. O excerto “[...] ele sabe que você está certo” (linha 4) deve ser substituído por “eles sabem que você está certo”, para garantir a correção gramatical.

II. Na oração “[...] 58%, de games” (linha 20), a presença da vírgula é justificada pela elipse de um verbo.

III. O excerto “[...] a maioria das meninas alegou gastar muito tempo nas mídias sociais [...]” (linha 7) pode ser substituído por “a maioria das meninas alegaram gastar muito tempo nas mídias sociais”, sem prejuízo quanto à concordância verbal. Da mesma forma, o excerto “[...] cerca de 95% dos adolescentes usam celulares [...]” (linhas 14 e 15) pode ser substituído por “cerca de 95% dos adolescentes usa celulares”.

IV. As três ocorrências do termo “que” exercem a mesma função sintática no excerto “Os resultados da pesquisa mostram que checar as notificações e mensagens é a primeira coisa que 45% dos adolescentes fazem assim que acordam [...]” (linhas 9 e 10).

É CORRETO o que se afirma em

  • A: I, apenas.
  • B: II, apenas.
  • C: I e II, apenas.
  • D: III e IV, apenas.
  • E: I, II e III, apenas.






Texto III







Considerando as informações presentes no Texto III a respeito da avaliação dos pais apurada pela pesquisa, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A maioria dos pais impôs limites aos filhos em relação ao tempo de uso do celular.

( ) Mais da metade dos pais, quando está utilizando seus celulares, conversa pouco com seus filhos.

( ) Os pais têm menos preocupação que seus filhos adolescentes de responder imediatamente às mensagens recebidas no celular.

( ) A maioria dos pais, para ter tempo de responder às mensagens no telefone, prefere deixar os filhos usarem o celular.

A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:

  • A: V, V, F, V.
  • B: F, V, V, F.
  • C: F, V, F, F.
  • D: V, V, F, F.
  • E: V, F, V, F.






Texto III





A partir da leitura dos Textos II e III, é CORRETO afirmar:
  • A: A ideia central do Texto II ratifica fielmente a crítica feita no Texto III.
  • B: É impossível utilizar o Texto II para ilustrar a temática abordada no Texto III, tendo em vista que eles abordam questões totalmente distintas.
  • C: O Texto II se refere diretamente ao Texto III, desde que houvesse um acréscimo sobre as redes sociais no Texto II.
  • D: O Texto II justifica o Texto III, pois os adolescentes usam os celulares com mais frequência para verificar redes sociais e para jogar do que para realizar ligações.
  • E: O Texto II só considera a constante troca de aparelhos celulares pelos adolescentes e o Texto III foca apenas no tempo excessivo em que os adolescentes ficam conectados.








De acordo com Koch e Elias (2012, p. 127), anáfora “é o mecanismo linguístico por meio do qual se aponta ou remete para elementos presentes no texto”. Com base nessa afirmação, o par de palavras e expressões, extraídas do texto, em que a segunda palavra ou expressão realiza uma retomada anafórica da primeira palavra ou expressão é:
  • A: internetês (linha 2) – bicho de sete cabeças (linha 3)
  • B: adolescentes (linha 2) – eles (linha 4)
  • C: abreviações fonéticas (linha 4) – tudo (linha 6)
  • D: português (linha 5) – ele (linha 8)
  • E: internetês (linha 8) – se (linha 10)








Sobre a variedade linguística denominada “internetês”, apresenta conclusão semelhante à expressa no texto o excerto da matéria jornalística:
  • A: "[O internetês] É uma forma de comunicação alternativa, porém jamais substituirá a gramática tradicional. Serve para complementar o todo, não para substituí-lo", ressalta Rosa Maria Becco Rodrigues, professora da rede municipal. (Disponível em:https://di
  • B: "A manutenção de amigos reais, a leitura e a construção de bons textos devem ser preservadas", disse a pedagoga e psicopedagoga Marisa Pascareli Agrello, com mestrado em Educação, lembrando que no mundo globalizado não é mais possível evitar o contato co
  • C: A mãe de um aluno de 11 anos do Colégio Ari de Sá, Guilhermina Rocha, demonstra seu temor pelo gosto do filho pelas redes socais: "Ele hoje já fica muito tempo no computador. Temo quando chegar o vestibular. Será que saberá escrever correto uma redação?”
  • D: “Perde-se também muito a capacidade da linguagem escrita, da fluência da linguagem", explica o professor Renato ao observar que essa linguagem pode causar limitações no vocabulário, dificuldade de articulação das frases, dificuldade de raciocínio, atrapa
  • E: “Os jovens criaram uma linguagem paralela que mata o padrão da língua portuguesa, com abreviaturas que nunca existiram. Parece que não há limites para tantos erros de ortografia, regência e concordância. A preocupação que nós temos é que essa linguagem m










Considerando a variedade linguística utilizada pela personagem do texto, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

( ) Em “Eu, uma mulher assim fornida que nem o seu poliça tá vendo [...]” (linha 8) e em “Ele tava com a boquinha aberta [...]” (linha 13), há o uso da forma reduzida do verbo estar, que é frequentemente encontrada na fala de pessoas com maior ou menor grau de escolaridade.

( ) No texto, há diversas construções sem as marcas de concordância nominal de número,principalmente, mas de gênero também. A ausência de concordância nominal e verbal na fala de pessoas de alto grau de escolaridade são passíveis de sofrer preconceito linguístico.

( ) A variedade linguística explorada no texto é característica da variação diacrônica, que representa a variação no tempo, exemplificada pela expressão “Minha Nossa Senhora do Bom Parto!” (linha 2).

 

A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:

  • A: V, V, F.
  • B: F, V, V.
  • C: V, V, V.
  • D: F, V, F.
  • E: V, F, V.




Leia o texto a seguir e responda a questão.







Considerando a linguagem utilizada no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Em “Quase desmaiei, até” (linha 7) e na frase “Ninguém sabia do bebê, até a mulher chegar”, o termo “até” exerce funções morfossintáticas diferentes.

II. Em “Aí quando eu puxei umas folha de alface [...]” (linha 5), o termo “aí” exerce a função de advérbio com o valor semântico de intensificar a ação narrada no texto.

III. Em “Me deu até tontura” (linha 9), observamos o uso da próclise, que representa uma construção muito frequente no português brasileiro, porém o seu emprego no excerto não é legitimado pela gramática normativa tradicional.

É CORRETO o que se afirma em

  • A: I, apenas.
  • B: II, apenas.
  • C: III, apenas.
  • D: I e III, apenas
  • E: I, II e III.




Leia o texto a seguir e responda a questão.





Considerando que o texto possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática, é CORRETO afirmar:
  • A: Em “Nós tivemos um aumento na geração e não tivemos o correspondente na destinação [...]” (linhas 15 e 16), o conector “e” foi utilizado com valor explicativo.
  • B: Em “É o que revela uma pesquisa divulgada [...]” (linhas 4 e 5), há o uso de um artigo indefinido antes de “pesquisa”, por causa do caráter impreciso do termo ainda no início do texto. Já em “O coordenador da pesquisa [...]” (linha 15), por se tratar de
  • C: Em “O coordenador da pesquisa da Abrelpe diz que o desafio é grande” (linha 15), o termo “que” introduz uma oração explicativa.
  • D: Em “[...] descartadas inadequadamente” (linha 2) e “[...] lugares inadequados” (linha 4) há um reforço da ideia que perpassa o texto, sobre construções inadequadas nos grandes centros urbanos.
  • E: Em “[...] o país evoluiu economicamente, mas não evoluiu ambientalmente [...]” (linhas 16 e 17), o termo “mas” contradiz a afirmação anterior.




Leia as Charges I e II e responda a questão.

Charge I



Charge II





Na Charge II, a personagem levanta o seguinte questionamento: “Será que esse pacote vai resolver?”. O efeito de sentido do termo “pacote” está associado ao texto:








 







  • A: Chegando em casa, percebeu que o rio que passa atrás da residência encheu e inundou toda a casa. Pensando no seguro residencial que contratou três meses atrás, resolveu correr atrás dos seus direitos. Mas calma, o seguro residencial tem cobertura contra
  • B: A reciclagem de materiais é uma proposta que, ao longo dos anos, vem mostrando resultados positivos, os quais contribuem para a melhoria do meio ambiente, por meio da economia de recursos naturais. Esses recursos podem ser poupados quando diversos objeto
  • C: Fortes chuvas na madrugada e na manhã deste sábado alagaram a região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou que vai decretar situação de emergência, após 70 pessoas ficarem desabrigadas na cidade. A Ter
  • D: Foi publicado, na edição extra do Diário Oficial de Campo Grande, na quinta-feira (2), o plano municipal de drenagem urbana, que inclui grandes ações e medidas para resolver problemas de alagamentos, escoamento de águas pluviais, assoreamento do lago do
  • E: As chuvas deixaram 84 famílias desalojadas em todo o Espírito Santo, conforme o último balanço da Defesa Civil Estadual. Além disso, são 75 pessoas desabrigadas, ou seja, aquelas não têm para onde ir e dependem de abrigos de prefeituras. Militares do Exé

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