Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 8 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: IESES , Big Advice , FURB , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Colégio Pedro II , Simulado FCC , Coseac , Instituto AOCP , Nosso Rumo , Enfermeiro - Oncologia , Legalle Concursos , UniREDENTOR , AMEOSC , FUMARC , IF - GO , BIO-RIO , FUVEST , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , COMPERVE , Instituto Consulplan , UFES , ACAFE , Faepesul , Técnico Administrativo - Inglês , COTEC , NUCEPE , ESAF , Marinha , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , FUNCERN , Prefeitura Municipal de Picos - PI , COMVEST , IF MT , CCV-UFC , GANZAROLI , Instituto Excelência , UFMG , ACAPLAM , FAFIPA , UDESC , CPCON , Fund. Dom Cintra , Objetiva Concursos LTDA , Exército Brasileiro , MetroCapital Soluções , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CONSULPAM , IF TO , CECIERJ , GS Assessoria e Concursos , Instituto IASP , UFMT , ACCESS Seleção , FAPEC , UECE CEV , Crescer Consultoria , Fundação CEFETMINAS , OMNI Concurso Públicos , FACET Concursos , Ministério Público Goiás , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Consulplam , IF-PE , CEPERJ , GUALIMP , Instituto Quadrix , UFPEL , ACEP , FAU , UEPB , CS-UFG , Fundação Cesgranrio , PM-MG , FADESP , MPE-GO , Unoesc , Aprender-SC , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Consulplan , IGEDUC , CEPS-UFPA , IADES , Instituto Tupy , UFPR , ADVISE , FAUEL , UERJ , DAE-Bauru , Aroeira , Fundação FAFIPA , Prefeitura de Ipira - SC , UPE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CONSULTEC , IMPARH , Cesgranrio , IBADE , Instituto Unifil , UFRR , Aeronáutica , FCC , UERJ. , de , IDECAN , UPENET/IAUPE , Asconprev , FUNDATEC , Prefeitura de Lontras - SC , CETREDE , PS concursos , CONTEMAX , INAZ do Pará , cesgren , IBAM , UERR , décio , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UFU-MG , AGIRH , FCM , IDECAN. , URI , ASSCONPP , FUNDEP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CEV , IBFC , Quadrix , Copeiro , INEP , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , IOPLAN , Unesc , Alternative Concursos , FEPESE , IDESUL , VUNESP , AV MOREIRA , FUNDEPES , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CEV-URCA , IBGP , Questão Inédita , COPEVE - UFAL , Instituto Access , MS Concursos , Dédalus Concursos & Treinamentos , IPEFAE , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , FGV , IDIB , Avança SP , Funrio , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CIESP , IDCAP , SELECON , COPS - UEL , Instituto Ânima Sociesc , NBS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Itame Consultoria e Concursos , UNIOESTE , AMAUC , FSPSS Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Julgue o item que se segue.

Com o Novo Acordo Ortográfico, deixou-se de usar o acento diferencial na forma pode (com a pronúncia pôde), conjugação no pretérito perfeito do indicativo, ficando a cargo do contexto a diferenciação da forma no presente pode (com pronúncia aberta).
  • A: Certo
  • B: Errado

Julgue o item que se segue.

O vocábulo “chapéu” é acentuado por ser uma oxítona terminada no ditongo aberto “-éu”.
  • A: Certo
  • B: Errado

Julgue o item que se segue.

Os termos “míope”, “míngua” e “supérfluo” são acentuados pelo mesmo motivo gramatical de “nódoa”.
  • A: Certo
  • B: Errado

Julgue o item que se segue.

Os termos “previlégio”, “duqueza", “fraqueza” e “exceção” estão grafados adequadamente segundo as normas ortográficas da Língua Portuguesa.
  • A: Certo
  • B: Errado

Julgue o item que se segue.

A frase “foi desenvolvido diversos aplicativos de compartilhamento de ideias e de mídias – as redes sociais” está de acordo com as normas de concordância da gramática padrão.
  • A: Certo
  • B: Errado

Julgue o item que se segue.

Na sentença “Se se fizer uma análise do problema, ver-se-ão causas diversas e interconectadas”, foram respeitadas todas as normas gramaticais de concordância, colocação pronominal e ortografia.
  • A: Certo
  • B: Errado

Julgue o item que se segue.

A sentença “ninguém avisou-me” foge às regras gramaticais de colocação pronominal, devendo ser corrigida com o uso da próclise: “Ninguém me avisou”.
  • A: Certo
  • B: Errado

Exibindo de 1 até 8 de 8 questões.